O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor. Plástico no meio ambiente: canudos também são vilões. Como boa parte do lixo produzido pelas pessoas demora muito para se decompor e não é destinado para reciclagem, o mundo vive hoje a falta de espaço em aterros sanitários.
Impactos ambientais e sociais
Quando descartado de forma incorreta, o lixo plástico pode causar entupimentos de valas e bueiros, que geram enchentes e desabrigam pessoas, principalmente os moradores de periferias. A poluição visual também é outro malefício causado pelos resíduos plásticos.
Cerca de 35% dos plásticos que são produzidos são usados uma única vez, por apenas 20 minutos. Após o uso, cerca de 10% deste material descartado tem como destino o mar, revelou um estudo da fundação Race for Water. São 8 milhões de toneladas de plásticos que poluem os oceanos por ano, habitat 230 mil espécies.
O plástico quando não descartado de forma certa vai parar em ruas, bueiros, rios, lixões, aterros sanitários, florestas e oceanos. À medida que se decompõem no meio ambiente, os plásticos liberam gases do efeito estufa, contribuindo dessa maneira com as mudanças climáticas e o aquecimento do planeta.
Resistente, o plástico leva em média 400 anos para se decompor e ainda libera gases tóxicos que podem afetar o solo, a água e o ar, prejudicando alimentos, animais causando doenças nas pessoas. Já o papel, por exemplo, demora de 3 a 6 meses para se decompor.
18 curiosidades que você vai gostar
De modo geral, a reciclagem de plástico consiste, basicamente, em três processos:Coleta e separação. Quando os resíduos são separados de acordo com o tipo do seu material.Revalorização. Etapa em que o produto reciclado passa a ser novamente uma matéria-prima.Transformação.
Uma boa quantidade é composta de embalagens e sacolas plásticas. Estima-se que resíduos plásticos provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos (Fonte: Revista Istoé, edição 1997 - "A sopa de lixo no Pacífico").
Eles são os principais causadores de entupimentos nas passagens de água nos bueiros e córregos, contribuindo muito para a retenção de lixo e para as inundações em períodos chuvosos. As sacolas plásticas também são responsáveis pela poluição dos mares e rios, se tornando altamente prejudicial à vida dos animais.
O descarte inadequado das sacolas em centros urbanos pode gerar entupimento de bueiros nas cidades, o que resulta em alagamentos e enchentes; quando o descarte é realizado em rios, lagos e oceanos, os animais marinhos são as principais vítimas que morrem ao ficarem presas nesses materiais ou que podem ingerir o ...
Qual a diferença entre as raças de cavalos?
O que é o fato gerador do ICMS?
O que é serviço descentralizado?
Qual o valor do Auxílio Emergencial 2022?
Quais suplementos sobrecarregam o fígado?
Qual é a importância das manifestações culturais?
Quais são as grandezas fundamentais que compõem o universo?
Quantos satélites o Brasil já lançou?
Porque a primeira estrada de ferro recebeu o nome de Estrada de Ferro Mauá?
Quanto tempo demora para emagrecer com termogênico?
O que é um problema psicológico?
Quais os 3 alimentos que roubam energia?
Quais são os combustíveis verdes?
Como funciona o processo de intermediação financeira?