O astigmatismo é uma doença ocular, caracterizada pela formação da imagem em eixos diferenciados, causando certa distorção. Isso ocorre porque a córnea nem sempre é redonda e lisa. Em algumas pessoas, ela pode apresentar irregularidades e/ou diferentes raios de curvatura.
O que se sabe é que o problema acontece pela malformação da córnea, surgindo ao nascimento e piorando com o passar do tempo. Algumas situações podem aumentar as chances de desenvolver astigmatismo, como coçar os olhos com muita força e frequência, e processos cirúrgicos, como a cirurgia de catarata.
Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.
Quem tem Astigmatismo apresenta mais de um foco de imagem e, na prática, enxerga os objetos com uma sombra ao redor – conhecida como imagem fantasma. Repare que isto é diferente de ver duas imagens, o que chamamos de Diplopia.
Traumas oculares também costumam aumentar o grau da visão, no caso do astigmatismo. Algumas das causas mais frequentes deles são acidentes, doenças preexistentes (como a miopia, por exemplo) ou cirurgias feitas na região ocular.
16 curiosidades que você vai gostar
Não tem como prevenir o astigmatismo. O ideal é ficar atento aos sintomas e fazer o diagnóstico precocemente, para tratar o problema antes de qualquer complicação. Além disso, evitar coçar o olho pode ajudar a prevenir complicações.
Por isso, o paciente que tem astigmatismo não tem um aumento no grau da visão se não usá-los. O que pode acontecer, no entanto, é a pessoa perceber com mais clareza a necessidade da correção quando começa a usar os óculos.
O que é astigmatismo? O astigmatismo, por sua vez, corresponde a uma dificuldade em enxergar tanto de perto quanto de longe, simultaneamente. Isso acontece porque o formato da córnea não é perfeitamente esférico, gerando a visão dupla.
Afinal, o astigmatismo pode diminuir? A resposta é não! Aproximadamente cerca de 30% da população tem astigmatismo, mas geralmente a condição não muda após a fase adulta.
Como melhorar uma imagem desfocada?
O que faz uma empreiteira de obras?
Qual é o prazo de validade de uma água oxigenada?
Como saber se o exame de tireoide está alterado?
Qual o valor de uma cadeira elevatória?
O que se deve ter em um portfólio?
Como organizar os dias de treino?
O que fazer se a Tuia holandesa está secando?
Como saber se um imóvel é residencial ou comercial?
Como fazer um anúncio para vaga de vendedor?
Quanto tempo demora para a unha nascer de novo?
Como fazer um bom portfólio de arquitetura?
O que é bolo com pasta americana?