Quando lemos, ativamos principalmente o hemisfério esquerdo do cérebro, que é o da linguagem e o mais dotado de capacidades analíticas na maioria das pessoas, mas são muitas outras áreas do cérebro de ambos os hemisférios que são ativadas e intervêm no processo.
No caso da leitura, o cérebro ativa a área visual e a área destinada à linguagem. Esse campo, localizado no lado esquerdo do lobo occipital, na parte de trás do cérebro, foi batizada de 'área visual da forma da palavra'. É ela que responde, depois da alfabetização, aos estímulos ortográficos.
A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um 'exercício' para o cérebro humano. ... Outro fator que enfatiza a relação entre a leitura e a qualidade de saúde mental é ação da atividade na redução do estresse.
Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe.
Muitas pessoas fazem essa pergunta: Por que ler cansa? ... E a miose, ao ler as pupilas se contraem para aumentar a profundidade de campo e facilitar o foco para perto. Assim ao ler temos pelo menos 3 grupos de pequenos músculos atuando em conjunto. E como qualquer músculo, entram em fadiga caso usados por muito tempo.
As experiências mostraram que uma região do lobo temporal esquerdo do cérebro é fundamental para a leitura. Os estudos foram realizados por pesquisadores do Instituto Nacional da Saúde e Pesquisa Médica.
O neurologista Guillermo García Ribas argumenta que há dois aspectos que a leitura facilita: a decodificação da linguagem e o pensamento simbólico. Alex Huth faz parte da equipe que mapeou o sistema semântico do cérebro. Surpreendentemente, ele descobriu que a linguagem não se limita ao hemisfério esquerdo, como se acreditava até agora.
O neurocientista francês Stanislas Dehaene afirma que o lado esquerdo do cérebro é ativado durante a leitura, precisamente atrás da orelha. A descoberta foi feita ao se submeter estímulos visuais dois grupos de pessoas examinadas pela máquina de ressonância magnética: alfabetizados e analfabetos.
Com a participação de pesquisadores brasileiros, a ciência conseguiu, pela primeira vez, fazer o mapa da leitura no cérebro humano. Cientistas afirmam que, para cada sentido, para cada função, o cérebro reservou uma área. A região da audição, por exemplo, é acima da orelha.
A leitura, como uma atividade, é uma oportunidade perfeita para se desconectar e relaxar o nosso diálogo interno, interrompendo as censuras, as acusações ou os ciclos de pensamento sobre os problemas que não podemos resolver. Tudo isso é capaz de ativar muitas das regiões do cérebro que acionam os nossos sentidos.
Como tirar mais de 800 na redação do Enem?
Como vencer em jogos de dados?
Como tirar os braquetes do aparelho do dente?
Como tirar 2 via vivo empresa?
Como tirar o filtro da máquina de lavar Brastemp antiga?
Como limpar telhado por dentro?
Como será o pagamento do Bolsa Família 2021?
Onde pagar o carnê da Casas Bahia?
O que usar para tirar o cheiro ruim da geladeira?
Como pegar a fatura do cartão Marisa?
O que fazer para tirar os pontos da carteira?
Como limpar o reservatório de água da geladeira Frost Free Brastemp?
Quais os procedimentos para limpar o nome através do Procon?