Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.
Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).
As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.
Assim como os outros orixás, Oxum possui regras de conduta para seus filhos. As quizilas de Oxum estão fortemente relacionadas pelas características do Orixá, como evitar comer peixes de água doce, camarão vermelho ou pombo, por exemplo.
■
Assim, os filhos de Oxum não devem comer camarão ou outros ingredientes do Omolucum, com exceção do momento da oferenda, em que o filho de santo deve comer junto, para que Oxum não se ofenda.
24 curiosidades que você vai gostar
Também haviam os eewó/quizilas dos Orixás, tipo: Quem é de Oxum não pode comer ovo ou peixe de couro.
Elas são narcisistas demais para gostar mais do outro do que delas mesmas. Não são levadas por paixões arrebatadoras. Preferem a calma, o equilíbrio e a tranquilidade do amor. Guardam a sete chaves as traições de outros com relação a elas e – mesmo que não guardem mágoas – jamais perdoarão essas pessoas.
Animal de Oxum é a Abelha. Animais: Cabra , galinha, angolista, pombo, pata, bode castrado. Atuação : Amor, fertilidade. Axés : 8 e 16.
Quando Oxúm deixa de olhar seu espelho para olhar para o mundo dos homens, ela chora e chora, e de seu choro se faz uma cachoeira de amor e bondade que limpa a terra do que de feio e imperfeito o homem pôs nela. É por isso que Oxúm chora.
São muito emotivos
São os filhos mais emotivos de todos os orixás. São conhecidos por serem chorões e dengosos. De forte sensibilidade, eles costumam ser muito carinhosos com seus amigos e familiares. Estão sempre preocupados com o bem-estar de todos.
Oferenda para as bênçãos de Oxalá e Oxum:
Coloquem em prato, um cacho de uvas Itália e um quindim de padaria. Em volta das uvas e do quindim, coloquem sete moedas do mesmo valor e façam seus pedidos a Oxalá e Oxum. Essas são as dicas para a passagem do ano. Façam com fé e tenham um feliz 2021!
Elas nos trazem a energia da harmonia, do equilíbrio emocional com bênção. As frutas são: melancia, melão, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, kiwi, graviola. Elas nos trazem a energia da prosperidade, pois são consideradas as divindades do mar.
“Ora iê iê ô! Salve a senhora da bondade. Salve mãezinha benevolente”. Se você deseja fazer uma saudação a Oxum, ou pedir algo para essa orixá, considerada a protetora da água doce, é assim que você deve começar.
Coloque a taça em cima do prato e encha-a com água até transbordar. Enquanto coloca a água, mentalize com toda a sua força e fé que o dinheiro está transbordando na sua vida. Após, acenda a vela e a ofereça a Oxum. Deixe-a em um lugar alto por 3 dias.
Os Sacerdotes de casas Jeje-nagos usam o girassol em banhos para abertura de caminhos, para defumações, para enfeitarem o Peji (altar sagrado), nas magias de Oxum e ainda nas oferendas para Oxumarê, pois eles acreditam que as sementes do girassol, representam os ovos da grande serpente arco-íris.
Oxum, a orixá chorona, nos ensina que a gente pode chorar. Por que não? Num mundo onde tudo parece tão árido, as lágrimas limpam, regam, hidratam.
Oxum é a Orixá do amor, da beleza, ternura e riqueza. Seu corpo é coberto pelo amarelo ouro que é reflexo da sua preciosa aura.
Os filhos e filhas de Oxum são figuras impossíveis de se ignorar, pois quando chegam, são logo notados. Pode ser pela sua beleza única, porte, presença ou sorriso cativante, os filhos dessa Orixá são reconhecidamente exuberantes.
Por isso que existem os Exus da linha de Oxum. Na legião da vibração espiritual de Oxum, os sete chefes são: Tupãzinho, representante da Vibração Espiritual; Ori, intermediário para Oxalá, Yariri, para Iemanjá; Yari, para Ogum; Damião, para Oxóssi; Doum, para Xangô e Cosme para Abaluaê.
Tipo de Oxum e suas 16 qualidadesOxum Abalô: é uma velha Oxum, de culto antigo;Oxum Ijimu: outro tipo de Oxum anciã;Oxum Abotô: também uma velha Oxum de culto antigo;Oxum Apara / Opara: a mais jovem das Oxum. ... Oxum Ajagura / Ajijara: outra Oxum guerreira com espada;Oxum Oke: jovem guerreira, ligada a Oxóssi;
Era Xangô. Ele era um alabê, chefe dos tocadores de atabaques, que rejeitou deitar-se com Oxum. Ao ritmo de um atabaque, com toques rápidos de características guerreiras, Oxum desmanchava-se em felicidade numa relação sexual com Xangô. Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela.
Enquanto passa o mel na vela, vá falando o nome da pessoa amada, chamando-a para que venha desesperadamente atrás de você. Em seguida, faça um pavio na parte de baixo da vela para que você possa acendê-la de cabeça para baixo. Acenda a vela e a ofereça para Oxum, pedindo que oxum traga o seu amor de volta.
Filha de Iemanjá e Orunmilá (Ifá – o oráculo), Oxum teve três maridos: Ogum, Xangô e Oxosse, sendo que deste último gerou Logunedé que viveu seis meses com o pai, nas matas e seis meses com a mãe, nas águas doces.
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p.
Quais são as atividades mais recomendadas para a diminuição do risco de quedas?
O que falar na passagem de plantão?
Como montar um treino de musculação feminino?
Qual a influência de Platão e Aristóteles no cristianismo?
Como melhorar o desempenho na corrida de 10km?
Como acabar com a Cândida de uma vez por todas?
Como o racismo se manifesta na escola?
Como regular seu ciclo circadiano?
Qual número de calçado nos EUA corresponde ao 37?
Como arrumar o ar condicionado para gelar?
Como conseguir o número do CEI?
Qual é a pressão ideal para pintura?
Como saber o CNPJ de uma empresa pelo endereço?