Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão.
Entre os sintomas estão: formigamentos na região da boca, mãos ou pés, cãibras, que podem chegar a convulsões, e contrações musculares involuntárias e frequentes. Em geral, estes sintomas aparecem logo após a cirurgia, mas em alguns casos podem levar meses ou anos para aparecer.
O que acontece depois de retirar a tireoide
Diminuição dos níveis de cálcio no sangue, pois próximo da tireoide encontram-se as glândulas paratireoides que produzem um hormônio conhecido por PTH responsável por regular o nível de cálcio no sangue; Hematoma no pescoço que pode provocar dor e inchaço no pescoço.
Ficar sem ingerir o medicamento corretamente faz com que os sintomas do hipotireoidismo retornem. Entre os principais sinais do problema estão: cansaço, sonolência, desânimo, aumento do colesterol, inchaço, fragilidade nas unhas e cabelos, irregularidades menstruais, constipação intestinal, entre outros.
Após a retirada cirurgica da tireoide, é necessário repor o hormônio que seu organismo não está mais produzindo, numa dose fisiológica. Portanto, não se espera que haja perda de peso, pois o tratamento visa restaurar a quantidade normal de hormônio que seu organismo necessita pra manter o equilíbrio.
44 curiosidades que você vai gostar
Entenda: a tireoide sozinha não engorda e nem emagrece ninguém. São as disfunções na glândula, somadas a outros fatores, que podem resultar no aumento ou na perda de peso.
Nos pacientes com hipotireoidismo, a droga leva a uma perda de peso que ocorre não só por queima da gordura, mas principalmente por reduzir a retenção de líquidos. Em geral, o paciente perde 2 a 3 quilos apenas.
Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.
O hipertireoidismo ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireoide (T3 e T4). Em sua forma mais suave, apenas dá sinais de fraqueza ou sensação de desconforto. Em seu aspecto mais grave, no entanto, a doença pode até matar.
“Embora o ganho de peso seja uma das manifestações clínicas dessa disfunção da tireoide, existem inúmeros pacientes que não apresentam este sintoma. Quando há ganho de peso, ele é relativamente pequeno, geralmente de cerca de 2 Kg, e o tratamento reverte totalmente este efeito do hipotireoidismo”, explica Dra.
Tome todos os cuidados recomendados pelo seu médico e siga corretamente todas as orientações para o tratamento e reposição hormonal. Viver sem tireoide poderá ser seguro, tranquilo e com mínimas ou nenhuma alteração na qualidade de vida.
"Quando a tireóide apresenta nódulos volumosos, com sintomas de desconforto local, produção exagerada de hormônios (hipertireoidismo) de difícil controle medicamentoso, ou nódulos suspeitos de malignidade, indicamos o tratamento cirúrgico que pode ser a retirada parcial ou total do órgão, ou seja, a tireoidectomia", ...
Geralmente, após a cirurgia da tireoide, os pacientes precisam fazer a terapia de reposição hormonal, que além de normalizar as taxas desses hormônios no organismo, reduz os riscos de recidiva do câncer (quando a doença volta a aparecer mesmo após o tratamento).
deve-se ingerir alimentos saudáveis, que contribuam para a cicatrização da incisão, como ovos, peixes, leite e legumes; bebidas alcoólicas, café, refrigerantes e alimentos condimentados são proibidos, até a liberação do médico.
Por ser uma área sensível e de difícil manipulação, é considerado um procedimento complexo. Contudo, quando não ocorrem complicações, é perfeitamente possível levar uma vida tranquila após a tireoidectomia, necessitando apenas do uso diário de um medicamento à base de hormônio tireoidiano.
Fazer repouso
Após a tireoidectomia total o paciente fica internado entre um a dois dias. Ao receber alta o paciente deverá permanecer em repouso por cerca de 10 a 20 dias, dependendo do caso. Durante esse período o paciente deverá afastar-se do trabalho, e evitar atividades que requeiram maior esforço físico.
"A falta de cuidado de quem já tem doença da tireoide pode promover alterações na pressão arterial e, principalmente no caso do hipotireoidismo, pode causar parto prematuro, QI abaixo do normal, problemas neurológicos e até aborto”, revela.
Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.
O hipertireoidismo ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireóide (T3 e T4). Em sua forma mais suave, não apresenta sintomas facilmente diagnosticáveis ou apenas distúrbios como fraqueza ou sensação de desconforto. Entretanto, em seu aspecto mais grave, a doença pode até matar.
Se esquecer de tomar o remédio no horário certo, pode-se tomar em outro horário, mas preferencialmente 2h após as refeições. Se esquecer de tomar por um dia não precisa tomar a dose em dobro no dia seguinte.
Remédios caseiros para hipotireoidismoChá de fucus. O fucus, conhecido como fucus vesiculosus ou bodelha, é uma alga marinha rica em iodo e por isso é muito utilizada para hipotireodismo, regulando os hormônios da tireoide. ... Chá de dente-de-leão. ... Chá de genciana. ... Chá de azedinha. ... Chá de centella asiática. ... Chá de ginseng.
Caso o paciente não tome os hormônios através dos comprimidos, os sintomas de hipotireoidismo irão se agravando progressivamente, podendo chegar em casos mais graves até ao coma (coma mixedematoso). Por isso é de suma importância que o paciente siga as orientações do médico responsável.
A levotiroxina (Puran) possui um efeito colateral de perda de peso em pessoas que a usam no tratamento de hipotireoidismo. Cerca de metade das pessoas com hipotireoidismo que fazem uso do Puran emagrecem em torno de 2 a 4 kg ou um pouco mais.
A nutricionista Alexandra Marinho elaborou um cardápio detox da tireoide com aproximadamente 1200 calorias diárias, que possibilita a perda de até 5 kg em 30 dias. Para acelerar o emagrecimento, faça 40 minutos de atividade física, três vezes por semana, e não esqueça de tomar 2 litros de água diariamente.
O que engorda é a comida. O hipotireoidismo pode ajudar a aumentar o peso porque o paciente gasta menos energia. Mas, se balancear a ingestão de alimentos, a tendência é não ganhar peso ou a alteração ser irrelevante. Por isso, os médicos afirmam que não se deve associar o hipotireoidismo a obesidade.
Quais os pecados que padre não pode perdoar?
Quando ocorre a responsabilidade subsidiária?
Como era feita a extração do látex?
De quem é a responsabilidade de manter as calçadas?
Como tratar conjuntivite de coelho?
Qual o melhor chá para dor de coluna?
O que é fuga é esquiva na psicologia?
Como se escreve a palavra código?
Qual cor de sofá combina com tudo?
O que significa os pés da estátua de Nabucodonosor?
Como calcular a distância entre terças?
O que é surto psicótico Quanto tempo dura?
Qual o maior bairro de Maceió?
Qual o sinônimo de incidência?
Para que serve faca sem ponta?
Como deixar de ser tímida e insegura?
Quais são as modalidades de parcelamento do solo urbano?
O que acontece com o volume de um gás quando a temperatura aumenta o que acontece com a pressão?