A infecção no sangue corresponde à presença de microrganismos no sangue, principalmente fungos e bactérias, o que leva ao surgimento de alguns sintomas como febre alta, diminuição da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e náuseas, por exemplo.
As fontes de germes mais comuns são: água e alimentos contaminados, superfícies tocadas com frequência (maçanetas, torneiras, telefones), áreas de descarte de resíduos (lixos), itens de limpeza (flanelas, esponjas, escovas de dente) e animais de estimação infectados.
Infecção no sangue pode ser grave, conforme o tipo de bactéria que está causando o processo infeccioso. A gravidade da sepse, como é denominada a infecção no sangue, também varia de acordo com a capacidade de resposta do organismo.
Algumas das principais situações que aumentam o risco de bacteremia são:Cirurgias;Presença de cateteres ou sondas;Infecções não tratadas, principalmente infecção urinária;Extração de dentes;Uso de objetos não esterilizados, como agulhas e seringas, por exemplo.
Como os germes se espalham
Alguns germes se deslocam diretamente de uma pessoa a outra, como, por exemplo, quando uma pessoa infectada por germes tosse ou espirra. Eles também podem ser transmitidos de uma pessoa para outra, transportados por mosquitos ou outros insetos.
29 curiosidades que você vai gostar
Estudos comprovam que, ao dar a descarga do vaso sanitário com a tampa aberta, os germes podem se espalhar por até seis metros. Isso mesmo, seis metros! Sim, isso significa que a sua escova de dentes, toalhas de rosto e banho, pia e vários outros itens dentro do seu banheiro podem estar cobertos por bactérias fecais.
5 Dicas para prevenir a proliferação de germes e bactérias na sua casa!Lave as mãos. ... Lave os panos de prato. ... Mantenha o banheiro limpo. ... Evite os mofos. ... Higienização do lixo.
infecções causadas por bactérias
Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.
Sepse ou sépsis (antigamente conhecida como septicemia ou ainda infecção no sangue) é uma doença complexa e potencialmente grave.