A ética de Nietzsche (1844-1900) pode ser comparada à ação de um martelo, pois com um martelo podemos destruir. ... Nietzsche propõe destruir a então vigente moralidade européia ocidental e contemporânea, fundamentada em ídolos vazios e valores que só oprimem e anulam o homem.
A contribuição mais notável de Nietzsche para a ética consiste em sua autoproclamada “negação da moral”. ... Deste modo, ele nega tanto a autoridade quanto o valor da moral. É a articulação e defesa dessa postura imoralista que confere a Nietzsche um lugar de destaque na história da ética.
Nietzsche afirmava que o cristianismo, imperioso a partir da Idade Média, impôs uma inversão de valores morais que culminaria no enfraquecimento do ser humano por ser a negação dos impulsos morais que falam mais alto em qualquer animal.
Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.
As ideias-chave de Nietzsche incluíam a dicotomia apolíneo/dionisíaca, o perspectivismo, a vontade de poder, a "morte de Deus", o Übermensch (Super Homem) e eterno retorno.
18 curiosidades que você vai gostar
Nietzsche foi um dos filósofos contemporâneos mais influentes. Desenvolveu obras que questionam a decadência do ser humano pós cristianismo. Dessa forma, elaborou estudos que comparavam as formas de vida da sociedade antes e após o surgimento do cristianismo. ...
Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo, escritor e crítico alemão que exerceu grande influência no Ocidente. Sua obra mais conhecida é “Assim Falava Zaratustra”. O pensador estendeu sua influência para além da filosofia, penetrando na literatura, poesia e todos os âmbitos das belas artes.
Os valores de morais, segundo Nietzsche, são criados, em um primeiro momento, pelos nobres, poderosos, superiores em posição e pensamento em oposto a tudo que se tem como baixo, vulgar plebeu, e sempre tendo como base seus próprios interesses. ... Não são mais os nobres que criam a moral, mas os pobres, os fracos.
Nietzsche concluiu que as concepções morais são elaborada pelos homens, a partir dos seus interesses, isto é, são produtos histórico-culturais.
O que é peitoril em construção?
Qual é o YouTube mais rico do mundo?
Como citar artigo científico ABNT 2021?
Como funciona a reversão da laqueadura?
O que é conceito de infestação?
Como acabar com o sono do antialergico?
Quais os efeitos da radiação no corpo humano?
Quais as partes que compõem a estrutura dos motores CC?
Que tipo de ordem judicial pode bloquear o FGTS?
Quem odeia seu irmão está nas trevas?
Como atualizar o Cadastro Único para receber o Auxílio Brasil?
Quem tem colesterol ruim pode comer ovo cozido?
Como se escreve por extenso 2 3?
Quantas gramas de ureia um boi pode comer por dia?