A filotaxia alterna acontece quando as folhas se inserem uma por nó (plano caulinar), em diferentes pontos do ramo. As folhas alternas também podem ser do tipo: Espiralada: quando as folhas surgem em forma de espiral e encontram-se dispostas em mais de um plano.
A filotaxia é a maneira como as folhas e rebentos axilares se dispõem no caule ou nos ramos. É determinada pela inserção dos gomos e é característica da espécie. Muitas plantas apresentam uma filotaxia espiral ou alterna significando que têm uma folha em cada nó.
Rosuladas: caso especial de alternas espiraladas, quando o caule é muito curto, ou quando o trecho provido de folhas é muito comprimido, fazendo com que a folhagem adquira um aspecto como o das pétalas de uma rosa. Folhagens desse tipo também são conhecidas como rosetas.
Folha peciolada: quando a folha apresenta apenas o limbo e o pecíolo.
Filotaxia é o modo como as folhas estão arranjadas no caule. Existem três tipos básicos de filotaxia: oposta, verticilada e alternada. A filotaxia é oposta quando existem duas folhas por nó, inseridas em regiões opostas. Quando três ou mais folhas inserem-se no mesmo nó, a filotaxia é chamada verticilada.
21 curiosidades que você vai gostar
Folíolos ou pínulas são subdivisões das folhas das plantas vasculares. São normalmente estruturas de aspecto foliáceo, ligadas por pecíolos à raque. Em algumas famílias, os peciólulos apresentam pulvinos, articulações responsáveis pelos movimentos dos folíolos.
Pecíolo: liga a folha ao caule e, em estrutura, assemelha-se muito a ele. Quando a folha não apresenta pecíolo, é chamada de séssil. Estípula: estruturas escamiformes ou semelhantes às folhas que se desenvolvem na base de algumas folhas. Geralmente há duas estruturas dessas presentes.
Glabra: não há a presença de tricomas (células epidérmicas especializadas); Pilosa: a superfície apresenta-se revestida de tricomas, semelhantes a pelos; Lisa: apresenta o limbo liso; Rugosa: o limbo apresenta-se enrugado.
Quanto ao formato do limbo, as folhas simples podem ser subdivididas em:
Arredondada: Forma mais comum;
Obovada: Folha com a parte mais estreita do limbo em contato com o pecíolo e a extremidade arredondada.
Ovada: Folha com a parte mais larga em contato com o pecíolo;
Classificação das Folhas
Quando as folhas apresentam as três partes, elas são denominadas de completas. Algumas folhas, no entanto, são incompletas e podem apresentar apenas bainha e limbo (invaginantes), apenas limbo (sésseis) e apenas pecíolo (filódios).
Imparipinadas: possuem um último folíolo que remata o extremo distal do ráquis, pelo que o seu número é ímpar. Paripinadas: sem folíolo terminal, pelo que o número de folíolos é par. Pode terminar em gavinhas (folha cirrosa), numa pequena arista ou outras estruturas.
As folhas paralelinérveas possuem suas nervuras paralelas entre si, e são encontradas nas plantas monocotiledôneas (que possuem somente um cotilédone) como milho, orquídea, tulipa, gramíneas, palmeira, cana-de-açúcar, arroz, trigo, aveia, cevada, bambu, centeio, lírio, alho, cebola, banana, bromélia, orquídea etc.
Tipos de Folhas
Folha simples Folha composta.
Folha imparipenada Folha paripenada.
Folha palmada ou digitada.
Folha recomposta.
As nervuras têm no seu interior um conjunto de vasos condutores de seiva que prolongam os correspondentes vasos do pecíolo, permitindo a transição de água e nutrientes entre as folhas, o caule e o resto da planta. ... A nervura central abastece e sustenta o resto da folha.
Em botânica, caducifólia, caduca ou decídua é uma planta que, numa certa estação do ano, perde suas folhas, geralmente nos meses mais frios e sem chuva (outono e inverno), ou em que a água se encontra congelada ou de difícil acesso à terra.
As plantas das regiões temperadas e que perdem as folhas, geralmente nos meses mais frios e com pouca chuva, no outono e inverno, em botânica, são chamadas de caducifólias, caducas ou decíduas. Pelo fato de perderem suas folhas, popularmente são mais conhecidas como caducas.
Filotaxia
Alterna-Distíca: quando as folhas ocorrem em duas fileiras ordenadas ao longo do ramo, formando um único plano.
Alterna-Espiralada: quando as folhas encontram-se dispostas em mais de um plano, normalmente formando uma espiral, descrevendo um curso helicoidal ao longo do ramo.
Com a diminuição da clorofila, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas. A planta começa, então, a produzir um hormônio chamado ácido abscísico. ... O pecíolo acaba se rompendo e a folha cai, sem precisar mais ser alimentada pela árvore, que pode, então, usar essa energia para seu próprio aquecimento.
Feixe vascular, por vezes saliente, formado pelos vasos condutores (xilema e floema) das folhas e outros órgãos foliares, como sépalas e pétalas. Geralmente, as folhas das plantas Dicotiledóneas apresentam uma nervura principal de que partem nervuras secundárias - nervação reticulada.
Folha com uma nervura principal de onde saem nervuras secundárias, em geral não apresentam bainha, característica de representantes do grupo das dicotiledôneas. Palavra-chaves: folha, nervuras reticuladas, dicotiledôneas, vegetais, plantas, biodiversidade, botânica.
As nervuras têm no seu interior um conjunto de vasos condutores de seiva que prolongam os correspondentes vasos do pecíolo, permitindo a transição de água e nutrientes entre as folhas, o caule e o resto da planta. ... A nervura central abastece e sustenta o resto da folha.
Quanto aos tipos de limbo, elas podem ser classificadas em folhas simples, cujo limbo não é dividido, e folhas compostas, cujo limbo é dividido em folíolos. A maioria das folhas largas é dividida em folíolos, sendo, portanto, composta. As folhas compostas se subdividem em imparipenadas, paripenadas e digitadas.
As folhas são órgãos vegetais muito importantes para a planta, pois são responsáveis pelo processo da fotossíntese. As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta.
Existem diferentes tipos morfológicos de folhas e modificações foliares conforme as variadas espécies de plantas, por exemplo: gavinhas, podem ser variações do caule ou das folhas com função de prender as plantas trepadeiras a um suporte (maracujá); brácteas, folhas atrativas a insetos e pássaros, geralmente coloridas ...
As folhas possuem três estruturas diferentes:
Bainha - estrutura que liga a folha ao caule;
Pecíolo - estrutura, semelhante a um pedúnculo; e.
Limbo - a parte laminar ou mais evidenciada da folha.
Folha reticulinérvea e paralelinérvea
Nas folhas de dicotiledôneas em geral (feijão, laranjeira, etc.), as nervuras se ramificam no limbo, formando uma rede delas; a folha é, então, chamada de reticulinérvea. Já nas monocotiledôneas (milho, arroz, etc.)
Brácteas são estruturas foliáceas associadas às inflorescências das Angiospermas. Têm origem foliar e a função original de proteger a inflorescência ou as flores em desenvolvimento.
Tipo de Folha
Composta: possui o limbo dividido em lâminas menores, denominadas folíolos. ... De acordo com a quantidade de folíolos podem ser classificadas em Paripinada (folíolos em números par) ou Imparipinada (folíolos em número ímpar).
As folhas são ditas paripinadas quando o número de folíolos no ápice é par. Imparipinadas quando o número de folíolos é impar.
Assim, temos:
Limbo – é a parte mais evidente da estrutura da folha, o que denominamos folha propriamente falando;
Pecíolo – parte estreita que fica localizada entre o limbo e o caule.
Estípula – é uma pequena parte que protege o pecíolo.
Bainha – é a parte inferior da folha sendo responsável por proteger a estípula.
Quais as melhores tipos de folhas para montar uma salada simples?
Alface. O alface é uma das folhas mais conhecidas. ...
Couve. A couve ficou famosa no mundo fitness por ser um ingrediente comum nos sucos verdes. ...
Rúcula. A rúcula é conhecida pelo seu sabor picante. ...
Repolho.
Em botânica, chama-se limbo ou lâmina à parte principal da folha, que é normalmente laminar das folhas das plantas vasculares; caracteriza-se por ser uma superfície achatada e ampla, possibilitando maior área de captação de luz e CO2.
As folhas realizam, principalmente, as funções de fotossíntese, transpiração e respiração.
A folha geralmente tem forma de lâmina e apresenta a cor verde, devido a presença de clorofila. A folha desempenha basicamente duas funções importantíssimas para a vida das plantas: fotossíntese e transpiração. Para que seja entendido como a folha realiza essas funções, vamos conhecer os estômatos.
Quais são as fontes de cálcio na natureza?
Quando o cristianismo se tornou religião oficial de Roma?
Qual o significado da Pegada Ecológica para o meio ambiente?
Quanto ao regime de câmbio fixo é possível afirmar que?
Como fazer uma pesquisa de NPS?
Como se desenvolve o câncer de pele?
Como é adquirido o colesterol alto?
Qual deve ser o currículo na Educação Infantil?
O que é o câncer e o que desencadeia seu desenvolvimento na célula?
Qual a importância da literatura de cordel para a escola?
Quantos anos um câncer se desenvolve?
Como não escorregar da cadeira?
O que fazer para parar de coçar a cabeça?
Como pagar conta da CPFL com cartão de crédito?
Como parar de falar com pessoas?
Como dar parabéns para um amigo simples?
O que fazer para parar de coçar quando se depila?