Educação financeira é um dos assuntos que todo mundo deveria estudar desde pequeno. Isso não significa só aprender a cortar gastos, economizar e juntar dinheiro. É um mecanismo para você se conhecer, perceber quais são suas prioridades e manter suas finanças equilibradas durante toda a vida.
Para começar a tratar sobre a importância da educação financeira, precisamos considerar 3 conceitos, que são: ganhar, economizar e investir. Isso pode parecer bastante óbvio, mas nem sempre é algo que faz parte da vida das pessoas.
Para que serve a educação financeira? No dia a dia da maioria das pessoas, a educação financeira pessoal serve para garantir que o dinheiro que se tem e o que se ganha sejam gastos de maneira consciente, evitando dívidas e possibilitando a criação de reservas para emergências ou para a realização de sonhos no futuro.
Uma pessoa com educação financeira está apta a se colocar metas adequadas, que justifiquem esforços redobrados, mas passageiros, em prol de algo muito maior que ela valorize verdadeiramente. Uma pessoa bem organizada financeiramente está mais bem preparada para lidar com o inesperado.
A educação financeira envolve fatores financeiros e emocionais, como se questionar se a compra ou aquisição de terminado produto ou serviço realmente é necessária no momento. Assim, você consegue controlar melhor os seus gastos e planejar a vida com mais tranquilidade.
E quais são os elementos/componentes da Educação Financeira? São basicamente esses: valores, comportamento, emoções, cultura e finanças.
Todos já cometemos erros e fizemos escolhas ruins com relação ao nosso fluxo de caixa e saúde financeira. Ao adquirirmos mais educação financeira os erros cometidos ficam ainda mais evidentes.
As tentações para gastar dinheiro para ter prazer imediato são inúmeras, mas a educação financeira nasce do seu esforço e determinação. Sendo assim, siga essas dicas de educação financeira tenha paciência e mantenha sua determinação para fazer investimentos todos os meses.
Entre os benefícios de ter a vida financeira organizada, estão: investir naquilo que é, de fato, importante; garantir um futuro tranquilo para você e sua família e ter uma vida mais plena e harmoniosa com quem você ama. Há algumas práticas eficientes para manter as finanças em dia e impedir que o dinheiro se torne uma doença em sua vida.
O primeiro passo para organizar a vida financeira é saber qual é a real situação das suas finanças. Analise seu extrato bancário, a fatura de cartão de crédito e outras entradas e saídas da conta. Descubra se você gasta mais do que ganha e, principalmente, em que categorias do orçamento estão suas principais despesas.
Como se tornar um engenheiro genético?
Qual a função de um eletricista industrial?
O que preciso para ser um bom vendedor de material de construção?
Como inserir numeração no sumário?
O que significa essa carinha ??
O que é evangelizar na Igreja Católica?
Pode usar queratina em cabelos com progressiva?
Quem pode ser um consultor financeiro?
O que o trabalhador pode fazer para manter sua saúde e não adoecer pelo trabalho?
O que significa ser um exemplo?
Quanto custa para abrir uma franquia do supermercado DIA?
O que fazer para não deixar o relacionamento acaba?
Como nunca amei ninguém compositor?
Como nomear documentos digitais?