Ela favorece uma aprendizagem qualitativa, tendo em vista, focalizar sempre o melhor para os alunos e viabilizar facilidades no trabalho do professor, tornando suas ações seguras e precisas. Em suma, a didática é a disciplina que fundamenta a prática docente.
Como ter mais didática no Ensino Superior?
Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
A Didática como disciplina, deve desenvolver a capacidade a crítica dos professores em formação, para que possam analisar de forma clara e objetiva a realidade do ensino de modo a possibilitar que o educando construa seu próprio saber.
Um professor que aspira ter uma boa didática necessita aprender a cada dia como lidar com a subjetividade dos alunos, seus motivos, sua linguagem, suas percepções, sua prática de vida.
Uma boa didática passa pela aquisição de um método teórico geral visando à resolução de uma série de problemas concretos e práticos. E concentra-se naquilo que eles têm em comum e não na resolução específica de um entre eles.
A didática é a prática pedagógica do qual se constrói o aprendizado do aluno. Esta construção se efetua quando, como já foi dito, o professor conhece seus alunos. E o processo de conhecimento se dá no diálogo.
Aulas criativas: sugestões de atividades para o desenvolvimento dos alunos
Portanto, podemos afirmar que o ENSINO se relaciona com a DIDÁTICA, ou que é seu objeto principal? – A disciplina DIDÁTICA, como campo de conhecimento, surgiu no século XVII, e constituiu um marco revolucionário e doutrinário no campo da Educação, com os seguintes educadores:
Santos complementa ainda que, ao se apresentar a Didática como responsável pela investigação dos fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino, a mesma passa a ter caráter de “ciência da educação e assume o lugar da própria Pedagogia”. Sobre “uma boa didática”, observe o que nos diz o Gráfico 1 abaixo.
Sinta-se convidado (a) a embarcar nessa leitura fascinante das discussões orientadas para o papel da Didática na formação docente. Vamos lá? O vocábulo “Didática” surgiu do grego Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se traduz por “arte” ou “técnica de ensinar”.
Esse é um dos mais discutidos problemas da disciplina. A Didática se aproxima de outras teorias, em sua necessidade de explicar as relações entre os eventos que estuda, pois a função da teoria é a explicação. Assim, a Didática deve conviver com essa dupla feição, teórica e prática.
Tem Estátua da Liberdade em Paris?
Quanto tempo tem uma partida de futsal?
Qual é o tipo de democracia que temos no Brasil?
Quantas gramas de gordura por quilo hipertrofia?
O que significa o nome Jesus no grego?
O que são recursos naturais minerais?
O que mais se vende no Instagram?
Quais são os cinco planetas mais próximos do Sol?
Quanto de cafeína tem no energético Red Bull?
Onde a Ginástica Rítmica teve início?
Quem tem gastrite pode comer alface e tomate?
O que são seres unicelulares e pluricelulares?