Uraei ou Uraeuses; do língua egípcia jrt) é o adorno em forma de serpente usado nas coroas de deuses e faraós do Antigo Egito como símbolo de soberania. Segundo um dos Textos das Pirâmides, deus Gebe deu à cobra do faraó o direito de ser a mantenedora legítima do trono do Egito.
A cobra também carrega o símbolo de sexualidade e sensualidade. Na crença cristã, por exemplo, a cobra é símbolo da tentação. Na cultura chinesa, além de ser símbolo de sabedoria e prudência, a cobra representa sensualidade e mistério.
História. A naja-egípcia era representada na mitologia egípcia pela deusa (com cabeça de cobra) Meretseguer. Uma naja-egípcia - sob a forma de o ureu representando a deusa Uto - era o símbolo de soberania para os faraós, que a incorporou no seu diadema.
– Começaremos por ofídio: você deriva do Grego ophis, “cobra, serpente”, mais o sufixo diminutivo –idion.
Significado de Serpente
substantivo feminino Réptil da ordem dos ofídios; cobra. (Conhecem-se mais de 2.000 espécies de serpentes, muitas das quais são venenosas como a víbora, a cascavel, a coral, a jararacuçu etc.). [Figurado] Pessoa pérfida e traiçoeira; víbora: esta mulher é uma serpente.
28 curiosidades que você vai gostar
Em Gênesis, a serpente é retratada como uma criatura enganadora ou trapaceira, que promove como bom aquilo que Deus proibiu, e demonstra perspicácia ao fazê-lo (cf. Gênesis 3:4–5, 22).
O veneno da serpente simboliza o antídoto, o remédio. Ela também pode representar o bem e o mal (a saúde e a doença). A serpente ainda pode simbolizar o poder, a sabedoria e a ciência e transmissão do conhecimento. Esses significados eram muito comuns na antiguidade, quando cobras eram animais cultuados pela sociedade.
Como substantivo, nachash ou naḥash (em hebraico, נחש) é o termo hebraico mais genérico e usual para "serpente".
Serpente é uma palavra de origem do latim (serpens, serpentis) que é normalmente substituída por "cobra" especificamente no contexto mítico, com a finalidade de distinguir tais criaturas do campo da biologia.