Tendo como exemplo modelos semelhantes ao da GM, algumas empresas, como General Electric e Walt Disney, resolveram desenvolver a educação de seu próprio corpo de funcionários dentro das empresas. No ano de 1955 a General Electric criou a Crontonville, reconhecida como a primeira Universidade Corporativa.
As universidades corporativas surgiram na década de 1950 nos Estados Unidos. No início dos anos 1990 emergiram no Brasil e, de lá para cá, o número de empresas com este tipo de projeto educacional cresceu razoavelmente, chegando a aproximadamente cem instituições.
A ideia da Educação Corporativa surgiu por volta de 1980, nos Estados Unidos como uma alternativa para melhorar a capacitação de cada profissional, objetivando tornar as organizações bem mais competitivas.
Em 1955, a General Electric teve a sua “Crotonville” reconhecida como a primeira universidade corporativa institucionalizada.
De acordo com Eboli, a adoção do conceito de Educação Corporativa surgiu no Brasil no início da década de 90 — acompanhando o movimento do mercado, cada vez mais globalizado, para que as organizações investissem na qualificação de seus colaboradores como forma de obter um diferencial competitivo.
32 curiosidades que você vai gostar
No Brasil, a adoção desse conceito começou na década de 90, com o advento de um mercado cada vez mais globalizado, pressionando assim as organizações a investirem na qualificação de seus colaboradores e comprometerem-se com seu desenvolvimento contínuo, como um elemento-chave na criação de diferencial competitivo.
A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “ institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais” (Quartiero & Cerny, 2005, p. 24).
Como implementar a educação corporativa em sua empresa?Analise as necessidades do público. ... Planeje a implementação. ... Escolha a metodologia. ... Crie o conteúdo dos cursos. ... Desenvolva materiais auxiliares. ... Conte com empresas especializadas. ... Monitore os resultados. ... Experimente os benefícios da educação corporativa.
A educação corporativa, também chamada de educação empresarial, ocorre quando a organização estabelece um forte processo de aprendizagem que tenha como prioridade a obtenção, manutenção e disseminação do conhecimento.
Além de ajudar a manter funcionários e empresas alinhados, a educação corporativa também tem o papel de trazer outras pessoas de fora para dentro da estratégia da organização. Por olhar para dentro e fora do ambiente de trabalho, pode incorporar clientes, fornecedores e outros pares envolvidos com os negócios.
Educação corporativa é uma prática de gestão de pessoas que tem como principal objetivo a promoção, disseminação e manutenção do processo de aprendizagem, a fim de promover o desenvolvimento dos colaboradores e o crescimento da empresa.
Eboli (2004) propõe 7 princípios norteadores para o sucesso de um sistema de educação corporativa: princípio da competitividade, da perpetuidade, da conectividade, da disponibilidade, da cidadania, da parceria e por último, mas não menos importante, o princípio da sustentabilidade.
Os eventos corporativos também são exemplos de educação corporativa. Afinal, quando a empresa reúne seus colaboradores para realizar uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), está reforçando princípios e valores e, sobretudo, educando.
Só no Brasil, já existem mais de 2.360 universidades corporativas reconhecidas atualmente pelo MEC.
Exemplos de empresas que têm Universidades Corporativas de SucessoUniversidade Petrobras. ... Académie Accor. ... Universidade Banco do Brasil. ... Academia Santander. ... Universidade Ambev. ... Universidade do Hambúrguer.
Passo a passo para implantar a universidade corporativa com sucessoSelecione o líder e monte uma equipe. ... Defina a visão para o programa. ... Crie a metodologia dos cursos. ... Escolha a plataforma de aprendizagem. ... Monitore o progresso e o desenvolvimento dos alunos.
A governança corporativa é um mecanismo de gestão que funciona como uma entidade responsável por estabelecer e manter a conformidade das regras dentro de uma organização. Seu objetivo é melhorar a qualidade financeira, o alcance de metas e o crescimento de uma empresa.
Para atuar com educação corporativa, a empresa deve traçar um plano estratégico de como desenvolver a educação de seus funcionários e buscar a melhor ferramenta segundo os custos e benefícios da mesma. Nesse sentido, podemos destacar tanto aulas presenciais quanto a educação a distância.
A educação corporativa contempla a aplicação de ações para estimular o aperfeiçoamento dos colaboradores, considerando os objetivos organizacionais. Quando alinhada às estratégias da empresa, promove inovação, desenvolvimento e crescimento.
7 dicas infalíveis para aprimorar as suas ações de educação corporativaGestão do conhecimento organizacional. ... Capacitação contínua com o ensino híbrido. ... Recursos digitais que facilitam a transmissão do conhecimento. ... Ambientes propícios para a pluralidade de ideias. ... Agentes multiplicadores. ... Hard skills e soft skills.
Como implementar um projeto?Iniciação. ... Planejamento. ... Execução. ... Monitoramento e controle do projeto. ... Encerrando as fases do projeto.
8 Tipos de educação corporativaE-learning. O modelo de aprendizagem em e-learning está essencialmente baseado na tecnologia. ... Microlearning. No tópico anterior, falamos sobre os três pilares da educação corporativa, entre os quais estava a aprendizagem adaptativa. ... Mobile learning. ... Gamificação.
Você precisa conhecer: 6 vantagens da educação corporativaPossibilidade de explorar novos formatos de conteúdo. ... Mais produtividade. ... Melhor clima organizacional. ... Gestão de processos mais eficiente. ... Incentivo à educação continuada. ... Índices mais altos de retenção e atração.
Educação Corporativa: 5 estratégias eficazes para adotar na sua...1 – Modelo 70-20-10. ... 2 – Gamificação. ... 3 – Modelo Kirkpatrick para avaliação de treinamento. ... 4 – E-Learning. ... 5 – Microlearning.
9 Benefícios da Educação CorporativaColaboradores mais motivados e engajados;Diminuição do turnover;Melhora da produtividade;Alinhamento entre objetivos individuais e empresariais;Desenvolvimento de competências individuais e organizacionais;Gestão do conhecimento eficaz;Incentivo à inovação;
O que é ator coadjuvante significado?
Como se escreve a palavra relembrei?
O que significa a palavra experimentarmos?
O que significa a palavra reviramos?
O que significa reusabilidade?
O que é serviços residenciais terapêuticos (srt)?
O que significa a palavra compelida?
Quem pode ser extraditado no brasil?
Para que serve a planta chamada camapu?
O que é desafiar o status quo?
Quais os efeitos da revogação do ato administrativo pela Administração Pública?
Tem espaço entre o título e texto ABNT?
É possível ser escritor no Brasil?
Quanto custa um Mc Donalds na Suíça?
Qual é o número romano de 2001?