Com os avanços tecnológicos da agricultura 4.0, as lavouras têm operações mais precisas e eficientes. Isso reduz a aplicação de água e insumos agrícolas. Com sensores, dispositivos, softwares e demais componentes da tecnologia da informação, as fazendas ganham produtividade com menores custos.
A agricultura 4.0 pode ser um grande aliado nesta situação, pois aumenta a produtividade, melhora o processo de tomada de decisão no manejo das lavouras (umidade, nutrientes, pragas, entre outros.), reduz o impacto das práticas agrícolas no meio ambiente e também os custos como eletricidade, água e combustível.
Principais características da Agricultura 4.0
Gestão de dados do campo; Produção otimizada por novas ferramentas e técnicas precisas; Profissionalização do campo; Sustentabilidade e eficiência produtiva.
A Agricultura 4.0 é um conjunto de tecnologias digitais de ponta, integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola.
A agricultura 4.0 pode ser bastante benéfica para o meio ambiente, o que faz com que seja uma metodologia mais sustentável do que as outras. Isso porque ela ajuda a diminuir os gastos com água e até mesmo o impacto dos agrotóxicos nas plantações, além da redução de desperdício em todas as etapas do plantio.
28 curiosidades que você vai gostar
O custo de implantação do sistema, a adequação do maquinário da propriedade e a falta de profissionais qualificados para a interpretação dos dados podem ser considerados como desvantagens.
VantagensNão prejudica o meio ambiente;Preserva os recursos naturais;Produz alimentos saudáveis e com mais qualidade;Baixo impacto ambiental;Utiliza apenas adubos naturais;Utiliza energias renováveis.
Derivada da Indústria 4.0, a Agricultura 4.0 pode ser definida como um conjunto de tecnologias digitais formado a partir de softwares, sistemas e equipamentos, com o objetivo de otimizar a cadeia produtiva em todas as suas etapas, desde o plantio até a colheita.
A Agro 4.0 emprega métodos computacionais de alto desempenho, rede de sensores, comunicação máquina para máquina (M2M), conectividade entre dispositivos móveis, computação em nuvem, métodos e soluções analíticas para processar grandes volumes de dados e construir sistemas de suporte à tomada de decisões de manejo.
Dentro dessa nova visão e com o uso das novas tecnologias digitais, a Agricultura 4.0 reúne 4 aspectos principais:gestão baseada em dados;produção a partir de novas ferramentas e técnicas;sustentabilidade;profissionalização.
Quais são as próximas cinco tendências do Agro 4.0? Dentre as tecnologias que estão sendo cada vez mais utilizadas no campo, podemos destacar sensores, drones, colheitadeiras automáticas, ordenhas automatizadas caminhando para ordenhas robotizadas além de imagens de satélite em diferentes resoluções.
O termo "Agricultura 4.0" surgiu derivando-se do Indústria 4.0 porém aplicado a agricultura. Mas a que se refere? Refere-se a utilização de tecnologia de ponta para produção de alimentos.
Mobilidade rural
Com um smartphone ou um tablet conectado, o produtor é capaz de rastrear padrões climáticos ou verificar o inventário de equipamentos e insumos agrícolas na propriedade. Também pode, por exemplo, acompanhar o trabalho dos drones mencionados anteriormente.
Vantagens da Agricultura OrgânicaPreservação dos recursos naturais;Produção de alimentos saudáveis e de maior qualidade;Sustentabilidade e baixo impacto ambiental;Manutenção da biodiversidade;Uso de adubos naturais (compostagem, minhocultura, etc.);Rotatividade de culturas (policultura);
Na prática, a agricultura 4.0 é a conexão de todos os sistemas em tempo real a partir do uso de Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, Big Data, Advanced Analytics, nano e biotecnologia, entre outras inovações.
Uma das grandes vantagens do agronegócio, associada à modernização do campo, é o aumento da produção de alimentos e produtos oriundos do campo, como óleos, vinhos, tecidos e até cigarros, com a plantação do tabaco.
O que é agricultura 5.0? A agricultura 5.0 é a mais recente geração de modelos de produção agrícola. Como os serviços de mapeamento de áreas por satélite, análise de solo georreferenciada, pulverização com drones e tecnologias para o plantio, irrigação e fertilização.
A Agricultura de Precisão (AP) é um sistema de gerenciamento agrícola que cresce no País na medida que as informações sobre conceitos, técnicas e vantagens chegam ao produtor rural.
A agropecuária é provedora principalmente de alimentos, fibras e energia para a sociedade. Graças aos avanços do conhecimento, gerados pelas instituições de pesquisa, a agricultura brasileira tem sido capaz de abastecer o mercado local e ainda exportar para diversos outros países ao redor do mundo.
Com a Agricultura 3.0 (entre 1990 e 2010) começou-se a introduzir no mercado a automação e a sustentabilidade. ... Mas o boom da nova era digital veio mesmo com a Agricultura 4.0, a partir de 2010. E a cada dia surgem novas tecnologias e pesquisas que potencializam ainda mais o agronegócio.
A agricultura 4.0, também chamada de agricultura digital, baseia-se na tecnologia de ponta, na automatização de processos e na análise de dados em larga escala na produção agrícola. Quando utilizadas em conjunto, essas técnicas contribuem para uma agricultura sustentável e cada vez mais produtiva.
Desvantagens da agricultura convencional
alto custo na compra de fertilizantes e pesticidas; necessita de grande investimento financeiro em maquinários; falta de mão de obra qualificada para operar as máquinas; possíveis danos ambientais.
Outra vantagem importante da agricultura moderna sobre a agricultura tradicional, é a redução da perda de colheitas devido à deterioração do produto durante o armazenamento. Esta minimização de perdas é consequência do aumento da qualidade das plantas e do avanço tecnológico nos métodos de armazenamento.
6 vantagens da agricultura familiarFomenta políticas públicas. Embora sejam pequenos agricultores, eles contribuem significativamente com o desenvolvimento econômico do país. ... Gera empregos e renda. ... Preserva a tradição cultural. ... Segue práticas sustentáveis. ... Garante alimentos diversificados. ... Produz alimentos de qualidade.
Mesmo que a tecnologia tenha sido utilizada para suprir a falta de mão de obra, em muitos casos ela também pode estar causando o efeito inverso: a cada 1% de área mecanizada na colheita de cana-de-açúcar, por exemplo, cerca de 2,7 mil pessoas ficam desempregadas.
Como ligar para Resende do Rio de Janeiro?
Como funciona uma cadeira de roda elétrica?
Como funciona caldeira a cavaco?
O que são moldes para o processo de injeção?
Como funciona uma empresa asset?
Como faço para ligar de Vivo para Tim?
Qual horário de funcionamento dos trens da CPTM?
Quais as características das caldeiras Aquatubulares?
Como funciona um rifle de precisão?
Como funciona caldeira a diesel?
Qual a função das Unidades de pronto atendimento?
Como lidar com as birras de 5 anos?