Portanto, somos levados a pensar no dia e não na soma dos que se foram e, portanto, a frase fica no singular: Hoje é (o dia) 15 do mês de março ou Hoje é 15 de março. Da mesma forma, se só a palavra “dia” for acrescentada, o verbo ficará no singular: Hoje é dia 18. Ou no plural: Hoje são 15 dias de março.
2) Ora, a mais básica regra de concordância verbal diz que o verbo concorda com o seu sujeito em número e pessoa. Exs.: a) "Eu vou ao cinema" (singular e primeira pessoa); b)"Eles vão ao cinema" (plural e terceira pessoa).
O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.
As duas formas estão corretas.
Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.
A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
44 curiosidades que você vai gostar
Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".
Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.
O correto é"São" porq não existe apenas uma hora, e sim várias horas. São 8 horas. se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural.
A grafia certa da palavra é três, de acordo com a língua portuguesa. Nesse sentido, qualquer outra variação como três, trêz, treis ou trez estão equivocadas.
O verbo "ser" deve concordar com as horas. Como uma hora é singular, o verbo correto é "É".
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
«faz dez anos que não viajo» ou «fazem dez anos que não viajo»? A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.
Predicativo é o termo que confere ao sujeito ou ao objeto uma qualidade, uma característica. Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO. O predicativo exprime um estado ou qualidade atribuídos ao sujeito ou ao objeto. ...
Quando usar “-são”? De acordo com a gramática normativa da língua portuguesa, devemos usar o sufixo “-são” em todos os substantivos derivados de verbos terminados em -ENDER, -VERTER e -PELIR.
Próclise – Na colocação pronominal Próclise o pronome aparece antes do verbo. Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo. Ênclise - Na colocação pronominal Ênclise o pronome aparece depois do verbo.
* Em se tratando da abreviação de “horas”, essa deve ser com letra minúscula. Perceba alguns exemplos: A apresentação terá início às 14h. Portanto, nunca use “às 14H”.
A forma correta de escrita da palavra é foram. A palavra forão está errada. Foram pode ser a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir na 3.
O plural de entregue é entregues. A forma plural da palavra entregue é entregues. Como adjetivo, entregue designa aquilo que foi enviado, despachado, dado, concedido.
A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram. Vocês foram.
Seje também não existe.
O correto é seja.
Como devo usar essa expressão, entre vírgulas, ou não? E qual a análise correta das orações da frase que ora apresento como exemplo? Obrigado pela atenção.
Sejam vem do verbo ser. O mesmo que: existam, aconteçam, vivam, façam, relacionem, signifiquem, representem, estejam.
Como trazer uma amizade de volta?
Como diluir tinta impermeabilizante?
Como clarear o cabelo depois de pintar?
Qual o menor múltiplo entre 2 é 3?
Qual a função utilizamos para calcular a distribuição normal?
Quanto custa a anuidade do CRM SP?
Como limpar o organismo de metais pesados?
Como amolecer a casca do feijão?
O que combina com esmalte azul?
Qual é o time que não tem estádio?
Quem ouve a Palavra de Deus e não a prática?
Quanto tempo leva para fazer efeito bupropiona?