A origem do nome vem do persa. Na Europa, havia o cultivo de limões-reais em Génova, em meados do século XV. Em 1494, apareceram limões em Açores, enquanto que, na América, o limão e outros cítricos foram levados pelos missionários espanhóis após a descoberta de Cristóvão Colombo.
Apesar de ser conhecido por limão-siciliano e limão-gênova, o fruto não nasceu na Itália, mas no norte da Ásia, onde é cultivado desde o século II a.C. Quem trouxe as primeiras mudas para o Brasil foram os portugueses, o que explica pelo menos um dos nomes populares – limão-lisboa.
Os quatro os tipos de limão mais populares no Brasil são: Taiti, cravo, galego e siciliano. Desses, apenas o siciliano pode ser considerado um "limão genuíno". O galego e o taiti, na verdade, são limas ácidas, "primas" do limão, enquanto o cravo é um "cruzamento" entre a tangerina e o verdadeiro limão.
No entanto, existem relatos de que os romanos já conheciam o limão, usando-o como medicamento, mesmo antes de o fruto ser trazido pelos árabes. Outros afirmam que o limão só foi introduzido na Europa com as primeiras navegações dos romanos em direção às Índias Orientais.
E, para confundir ainda mais, essa fruta não tem sua origem na ilha italiana da Sicília. O limão-siciliano primeiro foi conhecido na Ásia, mais especificamente no sul da Índia, na Birmânia (hoje, Mianmar) e na China. Quem o levou para a Europa foram os persas, que o disseminaram pela Europa por volta do século 11.
27 curiosidades que você vai gostar
De cara a gente já vê que tem diferença: o limão siciliano é maior, mais alongado, com casca grossa e amarela. É mais caro no Brasil visto que é cultivado principalmente na Europa.
Pode ser usado em bebidas e pratos salgados e doces, como o risoto de limão siciliano, mousse, bolos, molhos, sorvete, cremes, drinks, geleias, licores, tiramisu… opções deliciosas não faltam.
O limão é uma fruta cítrica que, além de muita vitamina C, é um excelente antioxidante e rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir o apetite e regular o intestino, sendo muito utilizado para temperar peixes, mariscos e frango.
Da casca ao bagaço, a fruta pode ser utilizada na limpeza do banheiro, na conservação do açúcar e até para evitar o escurecimento de panelas. Veja algumas maneiras de aproveitá-la ao máximo. Coloque os bagaços do limão na água para a limpeza de panelas e recipientes usados para cozinhar peixe.
Como se manifestar sobre embargos de declaração?
Como responder um caça palavras no Word?
O que fazer pra tirar arroz queimado do fundo da panela?
Como responder uma pesquisa de satisfação?
Como fazer essência de marolo?
Como responder a caixinha de perguntas do Instagram?
O que tira Super Bonder do banco do carro?
Como responder prova no computador?
Como tirar o capuz de uma blusa?
Como tirar o brinco de pressão?
Qual o modo ventilador do ar-condicionado?
O que posso fazer para diminuir o barulho do compressor?
Como desativar 2 toque duas vezes para desbloquear?
Como tirar o cabeçalho de uma Página do Word?