A nobreza era tal como o clero e o povo, um dos três estados ou ordens que compunham a sociedade na Europa da Idade Média. ... A função principal da nobreza era, na Idade Média, a defesa das outras duas classes: o clero e o povo.
Na alta nobreza, temos a presença dos príncipes, arquiduques, duques, marqueses e condes. Os pertencentes a esse subgrupo da nobreza correspondiam aos grandes proprietários de terra que possuíam forte influência política e amealhavam sua autoridade sobre um considerável número de vassalos.
A nobreza, formada pelos donos dos feudos ou senhores feudais, era a classe mais alta do feudalismo. Dona das grandes propriedades rurais, ela exercia poder absoluto sobre as demais classes. Dessa forma, a classe se dividia em suseranos, que eram os donos da terra, e vassalos, que eram os servos trabalhadores.
A base de tudo
A nobreza recebia do rei um pedaço de terra e criados. Então, os nobres construíam castelos nessas terras, organizando feudos, onde os criados podiam plantar e criar animais – o que era vendido disso gerava lucro para o nobre, ou senhor feudal.
Explicação: A vida cotidiana dos nobres quase sempre foi dedicada às intensas caçadas nos bosques e florestas. Suas mulheres se dedicavam à vida familiar e doméstica, além de terem exercido o papel da procriação, fundamental para a hereditariedade familiar e a manutenção das posses do senhor feudal.
45 curiosidades que você vai gostar
A função do nobre era proteger militarmente a sociedade, a do clero rezar e do servo devia trabalhar. O trabalho na sociedade feudal estava fundamentado na servidão. Os trabalhadores estavam presos a terra e subordinados a uma série de obrigações desde impostos e serviços.
O vilão era um descendente de camponeses livres, e assim, poderia deixar o feudo se o quisesse. Tal como os servos, os vilões deviam, aos senhores, o pagamento da talha e a corveia. No Portugal medieval, o termo "vilão" referia-se a um cidadão de uma cidade, vila ou concelho, não pertencendo à nobreza.
Os camponeses viviam em cabanas cobertas de palha, com piso de terra batida e a área interna escura, úmida e enfumaçada. Em geral as cabanas tinham apenas um cômodo, que servia para dormir e guardar alimentos e até animais. Os móveis, bastante rústicos, resumiam-se à mesa e bancos de madeira e os colchões de palha.
As condições de vida da população na Idade Média eram muito duras. A expectativa de vida era pequena, a mortalidade era bastante elevada e aqueles que ultrapassavam os quarenta anos de idade eram considerados velhos. As guerras proliferavam, as doenças eram costumeiras e não existiam remédios eficazes para combatê-las.
Como funciona o Estácio tá pago?
Como a construção do nacionalismo contribuiu para o Imperialismo?
O que é necessário para que o corpo consiga absorver os nutrientes dos alimentos ingeridos?
Como funciona a compra de celular na TIM?
Como justificar seu status de relacionamento?
Como foi formado o Mar de Aral?
Como fritar ovo e não grudar na panela?
Qual é as três partes do nosso corpo?
Tem como fumar narguilé com carvão só?
Como é feito o diagnóstico laboratorial da leishmaniose?
O que é sensor hall do distribuidor?
Como o sistema imunológico protege o corpo humano contra doenças infecciosas?
Como justificar ausência na prova do Enem?
O que fazer com cimento velho?
É possível unir duas contas do Facebook?
Qual a importância da escola para o aprendizado do aluno com deficiência?