Não é permitido segundo o artigo 5 da Constituição Federal?

Pergunta de Wilson Monteiro Torres em 03-10-2025
(57 votos)

Não é permitido, segundo o art. 5° da Constituição Federal: a) reunirem-se todos, sem armas e pacificamente em locais abertos ao público, independentemente de autorização, sendo que não atrapalhe reuniões já previamente convocadas ao mesmo local, desde que avise anteriormente a autoridade.

O que a lei não proíbe é permitido?

Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza. A lei para o particular significa poder fazer assim ; para o administrador público significa deve fazer assim ". (Hely Lopes Meirelles, Direito administrativo brasileiro.


O que é o artigo 5 da Constituição Federal?

Reunidos no artigo 5º, eles estão fundamentados pelo seguinte princípio: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

O que a lei não proíbe é permitido latim?

Com esta definição, fixada no Código Penal e na Constituição Federal, é possível sintetizar o princípio da legalidade na frase latina: "nullum crimen, nulla poena sine lege", que significa: não há crime, nem pena, sem lei anterior que os defina.

Quais os principais incisos do artigo 5 da Constituição Federal?

Quanto às liberdades, elas permeiam a maioria dos incisos do artigo 5º, sendo protegidas, mais notoriamente, nos incisos IV (Livre Manifestação do Pensamento), VI (Liberdade Religiosa), XV (Liberdade de Locomoção) e XVII (Liberdade de Associação).

Constituição Federal - Artigo 5º - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Aula 01


37 curiosidades que você vai gostar

Qual é o artigo mais importante da Constituição?

O art. 5º da CF (Constituição Federal) é um dos mais importantes e conhecidos do ordenamento jurídico, pois traz consigo os Direitos e Garantias Fundamentais do cidadão. ... Ou seja, são imodificáveis, não podendo ser abolidas nem mesmo por meio de emenda constitucional.

Quais são os cinco direitos fundamentais?

Esses direitos são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.

O que não é proibido é permitido Constituição?

Na verdade a Constituição não precisaria autorizar expressamente o que se pretende proibido, ante a meridiana conclusão de que aquilo que não é proibido é naturalmente permitido. A interpretação de uma norma constitucional não pode se ater exclusivamente ao que nela está escrito.

O que diz o princípio da legalidade?

O princípio da legalidade é um conceito jurídico que parte dos direitos e garantias fundamentais do indivíduo e estabelece que não existe crime se não estiver previsto em lei. ... Também de acordo com o Princípio da Legalidade ninguém está obrigado a fazer ou deixar de fazer algo, a menos que seja previsto em lei.



Outras questões

Pode ser que dê certo?

Quanto rende 100 reais no PicPay por mês?

Como calcular um índice acumulado?

Em que o cálcio é usado?

Como deixar uma pedra brilhosa?

É possível cancelar cartão de crédito mesmo com dívidas?

Como escrever centímetro abreviado?

Como usar o 0800?

Qual melhor negócio para 2022?

O que é aneurisma cerebral calcificado?

O que se deve fazer em caso de trovoada?

Quanto custa um Chery 2018?

Como escrever uma carta a pedir ajuda?

Pode deixar o Azelan o dia todo no rosto?

Como tratar sífilis primária?

Como tirar de vez uma pessoa da cabeça?

Como ser doador de órgãos após a morte?

É permitido a entrada de animais em supermercados?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2025 - todasasrespostas.com