O italiano Galileu Galilei (1564-1642) constatou um fato muito interessante que ainda intriga muitas pessoas e contraria a visão aristotélica: corpos com pesos diferentes tem o mesmo tempo de queda quando soltos de uma mesma altura e possuem a mesma aceleração na queda (isto faz com que eles estejam sempre lado a lado) ...
A lei dos corpos em queda diz que todos os corpos caem com aceleração constante, uma vez que o efeito da aceleração gravitacional, ou seja, da gravidade em todos os corpos, à mesma altura, é igual.
Por volta de 300 anos antes de Cristo, existiu um filósofo grego chamado Aristóteles que acreditava que se abandonássemos dois corpos de massas diferentes, de uma mesma altura, o corpo mais pesado tocaria o solo primeiro, ou seja, o tempo de queda desses corpos seriam diferentes.
Em uma queda livre, a rapidez cresce tanto que chega uma hora em que a resistência acaba com a aceleração do corpo e a velocidade pára de aumentar. Outro fato importante é que a velocidade máxima varia de acordo com a massa: quanto mais pesado o corpo, mais rápido ele cai.
Para Galileu, o peso não deveria ter qualquer influência na velocidade de queda. A comprovação seria simples: bastava jogar do alto da torre corpos com diferentes pesos e medir o tempo de queda. Há relatos na literatura de que bolas de 10 gramas e de 1 grama teriam sido lançadas, todas chegando ao solo ao mesmo tempo.
22 curiosidades que você vai gostar
Se existir resistência do ar, a pedra cai primeiro, pois a pena possui mais superfície de contato. Se não houver resistência do ar, ambas caem no mesmo instante, pois nesse caso a massa é irrelevante.
Foi descoberto por Galileu, refinado por Isaac Newton e nas mãos de Albert Einstein, deu-se origem à Teoria Mecânica do Cosmo. Todos os corpos caem com a mesma aceleração constante.
Galileu concluiu que se desprezarmos a resistência do ar, então objetos pesados e leves cairão ao mesmo tempo. Isto equivale a dizer que, no vácuo ou em situações em que a resistência do ar é desprezível, os corpos caem com a mesma aceleração constante, que é justamente a aceleração gravitacional.
A aceleração da gravidade corresponde a 9,8 m/s², isto quer dizer que um corpo em queda livre aumenta sua velocidade em 9,8 m/s a cada 1 segundo. Um tijolo cai de um edifício em construção e chega ao solo com uma velocidade de 30 m/s.
Quando lançamos um corpo verticalmente para cima notamos que ele sobe até uma certa altura e depois cai porque é atraído pela Terra, o mesmo acontece quando largamos um corpo de determinada altura (como a menina soltando a bolinha).
Aristóteles descrevia que a queda de objetos era determinada pelo peso do corpo, onde um corpo teria tendência a cair mais rapidamente que o outro, caso fosse mais pesado.
Por meio do movimento que ele chamava de natural; onde cada objeto tende a retornar a seu ambiente apropriado; logo, a pedra por ser da terra tende a voltar para a terra, a fumaça por ser de fogo e ar ela sobe.
O movimento de queda livre foi estudado pelo físico italiano Galileu Galilei. De acordo com os seus estudos, Galileu mostrou que corpos em queda livre, mesmo os de massas diferentes, chegariam ao chão ao mesmo tempo, pois estariam sujeitos à mesma aceleração.
Queda livre é um movimento no qual os corpos que são abandonados com certa altura são acelerados pela gravidade em direção ao solo.
S = So + Vo. t ± (at²)/2, em que:
S — distância total percorrida após o lançamento, dada em metros;
So — distância inicial já percorrida, dada em metros;
Vo — velocidade inicial do objeto, dada em m/s;
t — tempo de movimento em segundos;
a — valor da aceleração em m/s².
A queda livre de um corpo é um movimento no qual o corpo é abandonado de um certa altura e cai acelerado, exclusivamente por efeito da gravidade. ... Assim, serão movimentos retilíneos com a aceleração constante (gravidade). Ou seja, são casos particulares de um MRUV. Portanto, serão aplicadas as mesmas equações do MRUV.
Com a resistência do ar, um objeto que está em queda livre irá atingir sua velocidade terminal (cerca de 200 km/h - valor para um homem caindo na posição de barriga para baixo); a velocidade terminal depende de muitos fatores (como massa, coeficiente de arrasto, e área relativa da superfície) se a queda for de uma ...
Você precisa de uma força suficiente para desacelerar o corpo em queda. Então você vai precisar saber qual a velocidade da colisão. Com isso lembre-se de que F = m a mas a = delta v/ delta t então F= m deltav/delta t. E essa é a força média de impacto.
Resumindo, o corpo leve tem uma massa pequena, logo uma inércia pequena e o corpo pesado tem uma massa grande, logo uma inércia grande. Então eles cairão com a mesma velocidade, partindo ambos do repouso.
O fato é que todos os corpos na vizinhança da Terra sofrem uma atração em direção ao centro gravitacional do planeta (próximo ao centro da Terra). ... Como todos os objetos caem do mesmo modo, deve haver algo que seja comum a todos eles: de fato, possuem a mesma aceleração de queda, que é a aceleração gravitacional.
A teoria aristotélica vigente na sua altura acreditava que, se abandonássemos dois corpos de massas diferentes, de uma mesma altura, o corpo mais pesado tocaria o solo primeiro, ou seja, o tempo de queda desses corpos seria diferente.
Explicação: A pressão atmosférica junto ao peso de uma pedra é muito maior que ao peso de uma pena, fazendo assim o efeito da gravidade ser mais rápido.
Segundo a filosofia de Aristóteles, os corpos caem para chegar ao seu lugar natural, seguindo a premissa natural da Antigüidade, período no qual se consideravam elementos primários a terra, a água, o ar e o fogo.
A taxa de queda de um corpo depende de dois fatores: seu peso e resistência do meio em que ele se desloca. Segundo Aristóteles: “Um dado corpo move-se numa dada distância num dado tempo; um corpo mais pesado move-se na mesma distância em menos tempo, sendo este tempo inversamente proporcional aos pesos.
Galileu Galilei é considerado o primeiro Físico em seu sentido moderno, adotando a Matemática como ferramenta principal. Galileu é um dos primeiros a descrever o real objetivo de um cientista; sua função é apenas descrever os fenômenos em vez de tentar explicá-los.
Quantas aulas assistir Por dia EAD?
Como ganhar como ganhar muito RP no GTA online?
Como funciona o algoritmo do Waze?
Como ganhar dinheiro na internet nos Estados Unidos?
Como funciona o banco de horas no domingo?
Quais as peças do xadrez e suas funções?
Qual é o valor do aviso prévio indenizado?
Como trabalhar com revenda de hospedagem?
Como arremessar palito de dente com a mão?
Como ganhar muito dinheiro e ficar rico?
Como funciona a tração 4 por 4 da Amarok?
Como vencer o jogo da velha impossível?