Rio de Janeiro - História da Cidade - A transferência da capital para Brasília. Em 1° de outubro de 1957, o Congresso Nacional aprovou a Lei n° 3.273, agendando para 21 de abril de 1960 a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília.
“Tiradentes, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, reconhecido como a maior figura da conspiração patriótica, foi igualmente, o principal responsável pelo projeto de mudar a capital”, conta o jornalista e pioneiro de Brasília Adirson Vasconcelos, em seu livro A Mudança da Capital.
O sonho de Brasília
O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor, a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.
Em 1763 a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília.
Mas seria marcante na história da Cidade Maravilhosa. Com a inauguração de Brasília, o Rio deixaria de ser capital federal. Milhares de funcionários públicos, autarquias e empresas foram transferidas para o novo centro do poder. Começava assim, um processo de esvaziamento político e cultural que duraria décadas.
24 curiosidades que você vai gostar
A inauguração de Brasília, em 1960, foi um dos principais marcos para a grande transformação da região. A transferência da capital ajudou a conectar o Centro-Oeste às economias do Sul e Sudeste, mais desenvolvidas. ... Mas a nova capital e a construção de estradas não promoveram mudanças rápidas na economia regional.
A ideia da mudança da Capital do Brasil foi defendida em 1789, por Tiradentes. Na época ele propunha a transferência para a Vila de São João Del Rei, interior de Minas Gerais.
É atribuída ao Marques de Pombal a ideia mais antiga que se conhece de transferir a capital do Brasil para o interior. Em 1751, ele contratou um cartógrafo italiano que elaborou a carta geográfica de Goiás e ressaltou o valor estratégico do Planalto Central.
A primeira capital brasileira foi Salvador, entre 1549 e 1763, e depois o Rio de Janeiro, de 1763 a 1960. Fato pouco conhecido é que a a cidade de Curitiba foi nomeada capital do Brasil por três dias, de 24 e 27 de março de 1969. Atualmente, Brasília é a capital do Brasil desde 21 de abril de 1960.
Rio de Janeiro, 18 de setembro de 1946; 125º da Independência e 58º da República.
Somaram-se aos motivos precedentes para a transferência, outros como a necessidade da integração regional do Brasil e a descentralização política e administrativa, que já havia sido iniciada com Getúlio Vargas, nas décadas de 1930 e 1940.
Brasília, a 3ª capital do Brasil, foi inaugura no dia 21 de abril de 1960. A ideia de construir uma nova capital partiu do presidente Juscelino Kubitschek (JK), que queria povoar o centro do Brasil e também deixar a capital longe de possíveis ataques marítimos.
Juscelino idealizou a construção de Brasília para que fosse a síntese perfeita do seu plano de modernização do Brasil. Durante as obras, o presidente não poupou recursos para que a cidade projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa fosse erguida.
Capitais nacionaisSalvador. Sede da América portuguesa (1549–1573, 1578–1608 e 1612–1621) ... Olinda. Sede do Estado do Brasil (1624–1625 — administração de Matias de Albuquerque)São Luís. Sede do Estado do Maranhão (1621–1654) ... Belém. Sede do Estado do Grão-Pará e Maranhão (1737–1772) ... Rio de Janeiro.
Desde que você nasceu, e bem antes disso, a capital do Brasil é Brasília, no Distrito Federal. Mas você sabia que o país já teve outras duas capitais? A primeira foi Salvador, na Bahia, que ocupou o posto entre 1549 e 1763. Depois, o título passou para o Rio de Janeiro, até seguir para Brasília em 1961.
A área que todos se referiam sempre ficava muito próxima a Minas Gerais e Goiás, na região centro-oeste do país. ... Além disso os motivos para essa mudança eram os de proteger o poder de uma invasão, o que seria fácil através do litoral no Rio de Janeiro, assim como para levar o desenvolvimento a outras regiões do País.
Além dos aspectos ambientais, nota-se intenso povoamento urbano, em lugares que funcionam como entrepostos e fornecimento de insumos para a pecuária e a agricultura. Além disso, a estocagem de soja e de carnes requer meios de escoamento e infraestruturas, estradas e ferrovias, ainda em construção.
A inauguração de Brasília, a capital do país, em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, atraiu para a região migrantes de todo o Brasil.
O Rio de Janeiro, por manter uma estrutura já estabelecida, foi também a cidade escolhida para ser a capital da República em 1889 até 1960 quando cedeu a vez para a capital planejada Brasília. A cidade do Rio de Janeiro foi palco de inúmeras transformações políticas, sociais e culturas da história brasileira.
A segunda capital do Brasil, o Rio de Janeiro, foi estabelecida no ano de 1763.
Resultado da fusão do estado da Guanabara com o Rio de Janeiro em 1975, o estado do Rio de Janeiro teve como capital a cidade de mesmo nome, no lugar de Niterói, antiga capital. Antes de 1975, era o Distrito Federal – ou capital do Brasil.
Alguns historiadores apontam que Cananéia foi o primeiro povoado do Brasil; no entanto, para fins oficiais, São Vicente, também no estado de São Paulo, fundada em 1532, é considerada a primeira cidade brasileira.
Quais são os melhores episódios de The Office?
Como identificar uma família tóxica?
Como ocorreu a eleição divina?
Como era a vida de um escravo no Brasil colonial?
Como saber se é madeira de lei?
Como se dá a comunicação horizontal?
Como identificar o meu perfil comportamental?
O que causou a divisão do reino de Israel?
Como saber se o cão tem displasia?
Como saber se tem infecção no hemograma?
Quem já está matriculado na faculdade pode fazer o SiSu?
Como diagnosticar hidrocefalia em bebê?
Como conseguir uma bolsa para estudar na Europa?
Qual tipo de exame de sangue que detecta H Pylori?
Como conseguir barras de ouro no Red Dead?
Como funciona o ID Jovem para viajar?
Como saber se uma madeira e jacarandá?
É possível criar memórias falsas?