TREINAMENTO FUNCIONAL: OS BENEFÍCIOS E QUEM PODE FAZER
Conhecido como mais uma modalidade de exercícios físicos que foge do padrão repetitivo, o Treino Funcional é capaz de combinar movimentos que você costuma fazer diariamente, associados a outros que geram mais resistência, coordenação motora, equilíbrio e força.
Ginástica funcional é um método de atividade física sem aparelhos de academia que serve para fortalecer os músculos, emagrecer ou melhorar o condicionamento físico. Esse tipo de exercício, além de ajudar a perder peso, proporciona um corpo mais delineado e firme em poucas semanas de treino.
Composto por exercício dinâmicos, que trabalham diversas capacidades físicas e podem ser realizados em qualquer lugar, o treinamento funcional é um método com diversos benefícios para o condicionamento físico e a saúde do corpo e da mente.
O Treinamento Funcional tem como seu principal foco melhorar o funcionamento do seu corpo no cotidiano, são exercícios eficientes que integrados com a musculação “tradicional” proporcionam benefícios ímpares como: ganho de força e potencia; aumento da massa muscular, aumento de resistência, maior equilíbrio e acelera o ...
O treinamento funcional é um método de atividade física realizada sem aparelhos da academia, que tem como objetivo melhorar a condição física imitando movimentos normais do dia a dia.
25 curiosidades que você vai gostar
O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.
O treino funcional trabalha com vários músculos ao mesmo tempo para conseguir uma ação coordenada das articulações. O treino funcional utiliza diversos materiais que ampliam as possibilidades e benefícios da atividade. Entre eles estão: bolas, elásticos, halteres, caneleiras e plataformas de equilíbrio.
O treinamento funcional tem como base os movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, agachar, etc. Ele ajuda a melhorar a coordenação, o equilíbrio, a força e a resistência e em geral apresenta resultados mais rápidos, pois um só exercício pode trabalhar simultânea mente diversas partes do corpo.
Tonifica os músculos: o trabalho de força e resistência que os exercícios em circuito proporcionam, potencializam o ganho de massa magra, o que auxilia na definição muscular. Emagrece: O treinamento funcional proporciona uma grande queima calórica devido ao tempo de realização dos exercícios e a intensidade deles.
Com esse treino generalizado, podem acontecer lesões musculares ou ligamentares, principalmente nas articulações do praticante. Para evitar complicações, antes de praticar o treino funcional, consulte um profissional qualificado, como um educador físico ou um médico do esporte, como o dr. Carlo Alba.
Podemos dizer então que o treino funcional visa aperfeiçoar os movimentos naturais das pessoas, como andar, correr, pular, alongar, abaixar, levantar, etc. ... O treino funcional além de trabalhar os músculos isolados, exercita também todos os grupos musculares do corpo humano.
Os exercícios funcionais são aqueles executados sem o auxílio de máquinas, são mais efetivos para o emagrecimento porque no geral proporcionam elevado gasto energético durante e após a sessão de treino.
Alguns exemplos de exercícios funcionais são:
Agachamento. ...
Swing unilateral com Kettlebell. ...
Desenvolvimento acima da cabeça. ...
Prancha. ...
Ondulação com corda naval. ...
Stiff unilateral. ...
Burpees. ...
Tríceps TRX.
O tempo de resultado saudável é de 3 a 4 meses. Podemos afirmar que os resultados obtidos com cautela, planejamento e acompanhamento profissional têm maior probabilidade de se tornarem efetivos.
O objetivo do treinamento funcional é potencializar e transformar a sua capacidade de realizar atividades diárias. Portanto, o treinamento funcional não se resume apenas a um músculo específico, é sobre a totalidade. Por exemplo, quando você pula cordas você não está utilizando apenas os músculos da perna.
Desenvolvimento dos padrões de movimentos primários: No treinamento funcional, sete movimentos são considerados como movimentos-chave, sendo também considerados como movimentos necessários para a sobrevivência humana e para a performance esportiva, que são: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, girar e levantar.
Halteres, Kettlebells e caneleiras
Os acessórios dos quais vamos falar agora são basicamente usados para adicionar carga ao movimento.
Enquanto a musculação é baseada em movimentos repetitivos e mecânicos suplementados por pesos, o treino funcional utiliza movimentos naturais do próprio corpo humano. ... São movimentos naturais, tais como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar, feitos em exercícios com intensidade.
Corrida, ciclismo, musculação, todas são ótimas opções de tipos de treinamento físico, mas qual é a ideal para você? Escolher a opção que melhor se encaixa ao seu biotipo, histórico e tempo exige estudo e toda orientação possível.
7 melhores exercícios funcionais
Prancha com toque no ombro. ...
Corrida no local com elevação de joelhos. ...
Salto com flexão de joelhos. ...
Agachamento com salto. ...
Afundo pliométrico. ...
Abdominal canoa. ...
Siri cruzado.
Você só precisa seguir alguns passos que deixarei em detalhes abaixo.
Defina o objetivo do circuito. Assim como tudo em uma aula de Funcional, nosso circuito precisa ter um objetivo. ...
Escolha os exercícios. ...
Definir a ordem dos exercícios.
O funcional como foi dito anteriormente, tem um grande poder de queima de calorias, porém, essa perda de peso (calorias) chega bem próximo a um quilo por semana, se caso você realizar o treinamento funcional com uma dieta boa e regrada, você poderá perder um quilo por semana.
02), o Treinamento ou Treino Funcional (TF) “é uma importante tendência contemporânea que trabalha a melhoria das capacidades funcionais do corpo como: força muscular, flexibilidade, sistema cardiorrespiratório, coordenação motora, equilíbrio, velocidade, além de auxiliar no emagrecimento”.
Treinamento Funcional é um novo conceito de atividade física mais dinâmica que as atividades ou treinos convencionais. Ele visa melhorar a capacidade das diversas funções do indivíduo e tem por objetivo trabalhar diferentes capacidades físicas com a combinação de vários exercícios relacionados à vida diária.
Qual a diferença entre cateter de Shilley e Permcath?
Qual livro brasileiro mais traduzido no mundo?
Como usar o vinagre de maçã para pedra nos rins?
Quantas espécies de seres vivos existem no Brasil?
Quanto rende um Rig de mineração?
Pode beber álcool isopropílico?
Quais são as 10 invenções tecnológicas mais importantes?
Qual o significado do conceito de ideologia?
Qual o nome da namorada do Diego da era do gelo?
Qual a diferença entre Angus e Nelore?
Pode passar bicarbonato de sódio no pelo do cachorro?
Qual curso fazer para trabalhar em maternidade?
Qual pomada posso passar dentro do nariz?