Usar o telefone muito perto da hora de dormir pode impactar negativamente esses sentimentos. A luz azul que seu smartphone emite não é ruim apenas para a sua visão, mas também para o seu cérebro. ... Então, quando seu corpo fica sem ele, você pode sentir insônia, cansaço durante o dia e irritabilidade.
A iluminação artificial do celular provoca uma reação no cérebro e diminui a produção de melatonina, hormônio do sono. Sendo assim, você tende a ter mais dificuldade para pegar no sono. Até o menor sinal de iluminação do aparelho (quando está carregando, por exemplo), pode prejudicar esse hormônio.
Usar o celular à noite, antes de dormir, pode causar insônia e diminuir a qualidade do sono, e ainda aumentar as chances de depressão ou de pressão alta.
A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.
Além disso, encarar excessivamente a tela do celular causa desconforto, vermelhidão, enxaqueca, sensação de areia nos olhos e falta de lubrificação do globo ocular, conhecida como Síndrome dos Olhos Secos. A luz azul violeta alcança facilmente estruturas interiores dos olhos, dentre elas a retina.
38 curiosidades que você vai gostar
A luz azul do celular pode ser bastante perigosa para a saúde dos nossos olhos. Essa é a luz emitida pelas telas digitais que pode nos causar diversos problemas, como dificuldade para dormir e insônia.
Usar o celular durante a noite pode prejudicar a qualidade do seu sono ou até inibi-lo. Isso porque a luz azul emitida pela tela dos celulares ou computadores interrompe a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono.
Apesar de muitas pessoas pensarem que o celular atrai raios, a resposta é não, smartphones não fazem com que você tenha mais chances de ser atingido por um raio. Esse mito já foi desmentido por vários especialistas, incluindo profissionais NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).
“A radiação é emitida pelo aparelho móvel, então trocar por fones de ouvido é uma estratégia”, diz. Evitar o contato muito próximo e prolongado do celular com o corpo talvez seja o principal conselho.
Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sonoRespeitar o horário de ir dormir. ... Desligar a TV e outros aparelhos. ... Ler antes de dormir. ... Criar um ambiente escuro. ... Cochilar depois do almoço. ... Praticar exercício regularmente. ... Evitar tomar café 6h antes de dormir. ... Tomar um chá antes de dormir.
De acordo com especialistas, o ideal é deixar as tecnologias de lado por pelo menos duas horas antes de dormir.
Não há nenhum dado cientificamente comprovado que aponte perigo de explosão em dormir com o celular na cama. Mas há outra importante razão para ninguém dormir com o telefone celular ou qualquer outro aparelho eletrônico: ... Por isso, dormir com o mínimo de interrupções é fundamental para o descanso completo.
Dormir com o celular debaixo do travesseiro ou no criado mudo ao lado da cama pode não ser uma boa ideia. ... Em 2015, o médico da Universidade da Califórnia-Berkeley Joel Moskowitz afirmou que “as ondas eletromagnéticas de radiação do celular podem ser classificadas como potenciais cancerígenos”.
Como proteger sua saúde da radiação emitida pelo seu smartphone?Não faça ligações com sinal fraco. ... Use o modo avião para jogos (para o seu filho) ... Durma sem o seu telefone. ... Sutiã e bolso da calça são os piores lugares para o seu telefone. ... Evite o uso de celular no ônibus ou metro.
Na lista do SAR quando o smartphone está no bolso, o campeão é o Alcatel Shine Lite, com 1.81 W/kg, seguido pelo Sony Xperia XA1 e o Motorola Moto E6 Play. O restante da lista recebe vários modelos da Xiaomi, Alcatel e Motorola.
Muitos vivem preocupados com a radiação que os telefones celulares emitem e a possibilidade de pegar câncer cerebral.
...
7 objetos que usamos todos os dias e emitem radiação1 - Exames médicos de imagem.2 - Redes Wi-Fi. ... 3 - Telefones sem-fio. ... 4 - Televisão. ... Lâmpadas fluorescentes. ... 6 - Microondas. ... 7 - Cigarro. ...
Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade.
Pode parecer exagero, mas utilizar o celular enquanto ele carrega na tomada pode sim, ser bastante perigoso. Essa prática pode ser letal em algumas ocasiões, utilizar o celular na tomada enquanto chove ou com um cabo danificado pode ser fatal.
Chuvas e tempestades
Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.
Efeitos prejudiciais da luz azul
Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).
A alta exposição a essa luz pode causar danos a retina, aumentando o risco de degeneração macular relacionada com a idade (DMRI), a catarata e a fotoqueratite (queimaduras solares na córnea). ... Outro estudo apontou também que a exposição crônica a luz azul pode aumentar o risco do desenvolvimento de degeneração macular.
Na presença dessa luz ocorre a produção de radicais livres, devido à oxidação dos lipídeos, prejudicando o bem-estar da pele. Além do mais, a luz azul faz mal para as enzimas da pele, diminuindo a produção de colágeno. Quando isso acontece, sua pele fica mais sensível ao envelhecimento precoce.
Sempre prefira a luz natural, em vez da artificial, pois ela vai cansar bem menos os seus olhos.
A luz que sai das telas – seja do seu computador ou do smartphone – é conhecida sempre como “luz azul”. A gente aprendeu na escola: a luz é formada por espectros de infinitas cores. A chamada “luz azul” é só um intervalo visível da luz que nossos olhos enxergam.
Ajustar as configurações do aparelho, manter uma distância da tela e manter o ambiente iluminado são algumas dicas para proteger os olhos.1 - Ajuste os seus aparelhos. ... 2 - Mantenha a tela mais longe dos olhos.3 - Use um filtro de tela.4 - Faça pausas e use a regra de 20 minutos.5 - Use colírios sob recomendação médica.
Como se dá a formação de ácido lático?
Como ocorre a entrada e a saída de ar pelos pulmões?
Como ocorre a formação de superlativo para adjetivos de uma sílaba?
Como se forma o grão de pólen das gimnospermas?
Qual o momento em que ocorre a formação do tubo polínico?
Como se forma o palato secundário?
Como ocorre a formação do óvulo em uma flor?
Como são produzidas as células sanguíneas?
Como ocorre a inclusão social e educacional para os surdos?
O que é despolarização da fibra muscular?
Como é o nome do anjinho da Turma da Mônica?
Em qual etapa ocorre a duplicação dos cromossomos?
Qual a diferença entre biofilme dental e placa dental?