A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.
Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
O verbo haver e fazer
O verbo haver é impessoal quando tem sentido de existir e também de tempo decorrido. Exemplo: Havia uma cadeira vaga na sala de aula. Há uma semana que não vejo minha irmã. O verbo fazer é impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno natural.
21 curiosidades que você vai gostar
A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.
No sentido de existir ou na idéia de tempo decorrido, o verbo haver é impessoal. Logo, o verbo ficará no singular. Da mesma forma, o verbo fazer no sentido temporal, de tempo decorrido ou de fenômenos atmosféricos é impessoal. Nesta época do ano, faz muito frio.
A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.
Significado de Faziam
Faziam vem do verbo fazer. O mesmo que: realizavam, construíam, elaboravam, criavam, equivaliam, percorriam, constituíam, preparavam, geravam.
Significado de Fazem
Fazem vem do verbo fazer. O mesmo que: realizam, constroem, elaboram, criam, equivalem, percorrem, constituem, preparam, geram.
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
1- "Já FAZ duas horas ou já FAZEM duas horas que jantei"? O correto é => Já FAZ duas horas que jantei. O verbo FAZER com sentido de tempo passado, não tem sujeito, é impessoal. Como tal, será usado SEMPRE NO SINGULAR.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O gramático Evanildo Bechara faz uma distinção, chamando a atenção para o fato de que, quando pretendemos enfatizar o esforço empreendido pelo sujeito da ação, devemos empregar faz com que.
Faz-se unhas: o que é feito? Unhas. Então: Unhas são feitas ou Fazem-se unhas.
/Dúvidas /Faz cinco anos ou fazem cinco anos? A forma correta de escrita é faz cinco anos de acordo com a Gramática Portuguesa. Ou seja, faz cinco anos tem o sentido de tempo decorrido pelo que é impessoal – apenas se usa na terceira pessoa do singular.
Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.
As duas formas – fazia e faria – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões são formas verbais do verbo fazer mas usadas em tempos verbais diferentes. Fazia é a formal verbal na primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo do verbo fazer.
A forma correta de escrita é fazia de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a consoante “z”. Fazia é uma forma verbal do verbo fazer, nomeadamente primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo do verbo.
A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.
O correto é: "Você faz aniversário este mês ou você faz anos este mês?" «Você faz anos este mês» e «comemora o seu aniversário este mês». Ainda se diz «hoje é o meu aniversário». O verbo fazer, usa-se, neste caso, para expressar tempo decorrido.
“Faz” / “Fazem”
Errado: Fazem dois meses que trabalho nesta empresa. Certo: Faz dois meses que trabalho nesta empresa. Por quê? No sentido de tempo decorrido, o verbo “fazer” é impessoal, ou seja, só é usado no singular.
No sentido de existir ou na idéia de tempo decorrido, o verbo haver é impessoal. Logo, o verbo ficará no singular. Da mesma forma, o verbo fazer no sentido temporal, de tempo decorrido ou de fenômenos atmosféricos é impessoal.
Concordância do verbo fazer quando indica tempo transcorridoFaz/Fazem duas horas que liguei e você não retornou a ligação.Faz dez anos que não vejo o mar.Faz onze anos que me formei.Já devia fazer dez anos que não via o mar.Vai fazer onze anos que me formei.Faz dez anos que não vejo o mar.
Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram.
Como faço para saber se o veículo está com alguma restrição?
Quantas parcelas a Caixa vai pausar?
Onde impetrar habeas corpus PJE?
O que é feito as garras do Wolverine?
Como saber meu tipo sanguíneo pelo dos meus pais?
Quanto tempo demora para receber a carteira de doador de sangue?
Como posso ter acesso ao inventário?
O que é um disjuntor de média tensão?
Como sustar um cheque no caixa eletrônico da Caixa?
Como funciona um compressor odontológico?
Como aparecem as sugestões de amizade no Instagram?
Como construir um cemitério particular?
Como inserir um KML no ArcGIS?
Para que serve o conversor de fibra óptica?
Como conseguir prontuário médico pela Internet?
É possível esquecer uma traição?