O planeta Terra, na verdade, não é exatamente redondo, ou seja, ele não forma uma esfera perfeita. O mais correto é dizer que ele possui um formato geoide, mais próximo à forma de uma elipse, o que se explica em razão do achatamento do planeta nos polos em função do movimento de rotação.
Essas e muitas outras constatações comprovam que o planeta possui formato esférico, com os polos achatados. A Terra mantém um movimento de rotação com velocidade de 1645 km/h e gira ao redor do Sol, estrela que nos fornece luz e calor.
Porque a forma da terra não é esférica nem elípsoide, forma mais aproximada, como pensamos, ela parece mais uma bola semi mucha de futebol. Devemos conhecer bem a forma de nosso planeta para ver como as coisas estão mudando para melhor ou pior. Existem elevados e baixadas, água em contraposição a terras baixas e altas.
A superfície terrestre passa por constantes mudanças: surgimento de montanhas, escavamento de vales, continentes flutuantes. O relevo terrestre está sujeito a ações externas e internas. Ações estas, como ventos, correntes oceânicas e precipitações, estas modelando a superfície (ações externas).
Movimento de rotação. A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, provocando alternância nos períodos de insolação direta nas regiões do planeta. Esse movimento é realizado em um período de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.
Além da rotação e da translação, a Terra realiza outros movimentos, com destaque para a nutação (oscilação do eixo de rotação da Terra), revolução (deslocamento da Terra em torno do centro da Via Láctea) e precessão dos equinócios (movimento do eixo da Terra).
Qual é o formato da Terra? Sobre qual é o formato da Terra, sabe-se que, desde as propostas de Aristóteles, há mais de dois mil anos, é possível determinar que nosso planeta tem a forma arredondada. Ouvir: Qual é o formato da Terra?
Nosso planeta é chamado de Terra, mas 70% de sua superfície são cobertos de água: os oceanos. Após a Revolução Industrial, estudos apontam que a temperatura terrestre aumentou 0,8 ºC. Existe um forte campo magnético ao redor da Terra, o que possibilitou a confecção de bússolas, que ajudam na localização terrestre.
Dito isto, conforme citei, esta semana nas redes sociais circulou um outro tipo de “mapa” do planeta Terra, no qual o mesmo aparecia de forma bem distorcida do costumeiro globo redondinho e sem imperfeições.
Quem postou, não deu maiores explicações, apenas citou que aquele seria o “real” formato da Terra…bom, na verdade a informações foi repassada meio que pela metade, mas agora ficou mais esclarecida, assim espero. Sobre a forma da Terra, ainda recomendo o seguinte vídeo do Prof. Jorge Ducati, astrônomo do IF-UFRGS:
Qual a maior fábrica de chocolate do Brasil?
Quem é mais forte Loki ou Hulk?
Quais são as necessidades dos consumidores?
Quais os 3 tipos de inbound no marketing?
Quem é o deus nórdico mais forte?
Quanto tempo leva para cicatrizar uma remoção de tatuagem?
Como fazer os novos emojis do iPhone?
Quem financia a ciência no Brasil?
O que caracteriza a educação na idade moderna?
Quando cabe mandado de segurança contra juiz?
Quem é a cantora mais ouvida do mundo?
Qual pH de um detergente neutro?