A locução substantiva «faz de conta» deve ser escrita sem hífen, conforme estipula a Base XV, n.º 6 a) do Acordo Ortográfico, já que não vem entre as exceções aí mencionadas.
Grafia no Brasil: faz de conta. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: faz de conta.
Quando você se dirigir a uma pessoa como "você" (equivale à terceira pessoa do singular), fica assim: - "faça" (afirmativa) ou "não faça" (negativa) Quando você se dirigir a uma pessoa como "tu" (equivale à segunda pessoa do singular, fica assim: - "faz", "faze" (afirmativa) ou "não faças" (negativa) Conjugação ...
A forma correta é faça, com ç. A palavra fassa está errada. Faça é a forma conjugada do verbo fazer no presente do subjuntivo, na 1. ª pessoa do singular (que eu faça) ou na 3.
Po outro lado, a escritora diz que as palavras compostas de mais de dois vocábulos não tem mais hífen: "por exemplo: pé de moleque, tomara que caia, dia a dia, faz de conta, joão sem braço, mula sem cabeça, dor de cotovelo", esclarece.
23 curiosidades que você vai gostar
A locução substantiva «faz de conta» deve ser escrita sem hífen, conforme estipula a Base XV, n.º 6 a) do Acordo Ortográfico, já que não vem entre as exceções aí mencionadas.
O hífen de “contas-correntes”, dizem eles, não faz sentido, porque não há a formação de substantivo composto. Trata-se apenas de um substantivo (conta) qualificado por um adjetivo (corrente), assim como ocorre em “conta bancária”, “conta especial”, “conta conjunta”, “conta salário”.
As duas formas – faça e faz – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo fazer, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações.
A forma correta de escrita é faz favor de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com termos separados. Faz favor é uma expressão de cortesia em pedido; pedir (responder) com consideração.
— pode ser o mesmo da frase anterior, ou seja, «eles», e o verbo deverá estar no plural («fazem-me»); — pode ser o demonstrativo isso, que retoma o conteúdo da frase anterior («eles aí estão em "estágio"), e, nesse caso, o verbo vai para o singular — «faz-me».
Então anote aí: o correto é FAZ duas semanas que ele partiu. Sabe por quê? Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular.
A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.
Significado de Faziam
Faziam vem do verbo fazer. O mesmo que: realizavam, construíam, elaboravam, criavam, equivaliam, percorriam, constituíam, preparavam, geravam.
12 sinônimos de faz-de-conta para 1 sentido da palavra faz-de-conta: Ilusão: 1 fantasia, delírio, desvario, ficção, capricho, devaneio, ilusão, quimera, sonho, ideia, utopia, veleidade.
O faz de conta envolve todo um jogo dramático. “Nele, as crianças experimentam diferentes papéis ao longo da brincadeira, e com isso, elaboram o pensamento e utilizam-se de linguagens, para enfim demonstrar as coisas que vivenciam, acreditam, e o que gostariam de aprender”, detalha Elaine.
Desvendado o mistério, adeus, dúvida. Não varia o substantivo formado por palavras invariáveis ou o que tiver o último elemento já no plural: os leva e traz, os diz que diz, os faz de conta, os bota-fora, os topa-tudo, os ganha-perde, os pisa-mansinho, os saca-rolhas, os salva-vidas.
Ato de gentileza efetuado por pessoas no ato de cumprimento de algo do seu interesse.
Significado de Fazem
Fazem vem do verbo fazer. O mesmo que: realizam, constroem, elaboram, criam, equivalem, percorrem, constituem, preparam, geram.
Uso do imperativo
Recordo que o imperativo do verbo fazer é faz (tu), fazei (vós). Caso seja necessário utilizar, com valor imperativo, outras pessoas do verbo, então recorre-se ao conjuntivo (que eu faça, que tu faças, etc.).
A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.
Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Plural: contas-correntes. Plural: contas-correntes.
contracorrenteCorrente que segue direcção oposta a outra. ≠ CO-CORRENTE. [ Figurado] Opinião que contraria outra. =Sentido ou direcção que contraria o da maioria.
De acordo com o que está explicado na coluna Não Tropece na Língua nº 300 - Substantivos e adjetivos compostos -, deve-se escrever conta-poupança (dois substantivos ligados sem a preposição), o que é igual a dizer: conta para/de poupança.
Qual é a rua mais linda do Brasil?
O que os santos falam sobre o amor?
O que é a solução de um sistema linear?
Quem é o dono da marca Chanel?
Como saber quantas linhas tem um texto no Word?
Onde nasceu Virgínia esposa de Zé Felipe?
Qual a coisa mais resistente do Universo?
Quando aconteceu a independência da Irlanda?
Qual a possibilidade de um exame hCG dar errado?
Quais são os conteúdos da Educação Física do 1º ao 5º ano?
Como funcionam os intervalos durante as jornadas de trabalho?
Quantos dias depois da depilação a laser os pelos caem?
Como colocar o condomínio na Justiça?
Como entrar no Procon contra a Claro?