Para indicar que algo acontece apenas de vez em quando, o correto é às vezes, com acento indicativo de crase. A expressão as vezes, sem acento, também existe na língua portuguesa, mas tem um significado diferente de às vezes.
“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”. “Às vezes, aquele rapaz se irrita além da conta.” “Mudar os hábitos, às vezes, pode ser um meio eficaz de combater a depressão.”
Por ordem; na sua vez.
O gramático Evanildo Bechara faz uma distinção, chamando a atenção para o fato de que, quando pretendemos enfatizar o esforço empreendido pelo sujeito da ação, devemos empregar faz com que.
Em outras palavras, “fazer que” também está certo, mas não quer dizer exatamente a mesma coisa. A interpretação consagrada pelos gramáticos é a de que neste caso o com enfatiza o esforço empregado pelo sujeito da ação.
42 curiosidades que você vai gostar
O meu filho faz-me lembrar eu. O meu filho faz-me lembrar de mim próprio. No português informal, aceitam-se as expressões referidas pelo consulente, tal como é possível dizer-se «olha eu» ou «olha ele», sobretudo em frase exclamativa. Contudo, a forma mais correta é «faz-me lembrar-me de mim».
1 momentos, ocasiões, ocorrências, oportunidades, circunstâncias, instantes, tempos, épocas, chances, ensejos, feitas.
Amiúde significa algo que acontece repetidas vezes, frequentemente. A expressão "amiúde", pode ser utilizada em diversos tipos de frases, mas sempre com o significado de que algo está sendo dito, ou usado, novamente. ... Em vez de repetir a palavra ou a frase, utiliza-se a expressão "amiúde" no lugar.
Que acontece com muita frequência: 1 frequentemente, constantemente, regularmente, muito, várias vezes, sempre, amiúde, amiudadamente, seguidamente, sistematicamente, reiteradamente, continuamente, continuadamente, incessantemente, ininterruptamente.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.
Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições até , desde , após , entre e para . De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.
adjetivo Que ocorre duas vezes ao ano: evento bianual.
Sincronicidade é uma série de eventos que parecem ser altamente simbólicos e significativos por natureza. Se o acaso (serendipidade) é como a migalha de pão, a sincronicidade é a trilha que nos leva a um novo destino.
Abundante; copioso. 2. [Por extensão] Difuso; prolixo.
Que se repete muitas vezes: 1 reiterativo, reiterado, recorrente, frequente, constante, contínuo, continuado, seguido, amiudado, insistente, reincidente, repetitório, iterativo, frequentativo, crebro.
Significado de esporádico: Algo que acontece de vez em quando.
De vez em quando é uma locução adverbial de tempo que indica uma situação que não é muito frequente mas que também não é muito rara.
A nova fornada de siglas vem da redução de gírias e de sua fonética, como vz (de “pegar a visão”, entender) e cp (de “se pá”, para indicar talvez).
Significado de Às vezes
locução adverbial De vez em quando; em certas situações ou circunstâncias; não expressa permanência: às vezes prefiro ir ao cinema. [Gramática] Não confundir com "as vezes", plural de vez: foram raras as vezes em que pude comprar o que desejava. Etimologia (origem de às vezes). A + a + vezes.
— pode ser o mesmo da frase anterior, ou seja, «eles», e o verbo deverá estar no plural («fazem-me»); — pode ser o demonstrativo isso, que retoma o conteúdo da frase anterior («eles aí estão em "estágio"), e, nesse caso, o verbo vai para o singular — «faz-me».
fazer por onde
Dar motivos para algo.
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Caráter do que é ambíguo: 1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.
Quantos m2 tem um caminhão de areia?
Quais são os 4 fundamentos da administração?
Quanto custa 10GB de internet na Vivo?
Quais as contra indicação de azitromicina?
Quais os países mais novos do mundo?
Como hidratar a micropigmentação?
Como se chama uma pessoa que faz faculdade?
O que é um produto inflamável?
O que uma família precisa ter?
Qual o tamanho da fonte para tabelas em TCC?
Qual o efeito colateral do levofloxacino?