Dicas para conviver com o tratamento
O que dizer?
Esteja pronto para realmente ouvir a resposta que receber. Você não precisa responder, mas deve estar pronto para ouvir a dor ou pensamentos desagradáveis que a pergunta pode trazer. Às vezes, pacientes com câncer gostam de receber as opiniões das pessoas mais próximas sobre sua doença, tratamento e prognóstico.
O que o paciente com câncer deve fazer para se proteger do coronavírus (Covid-19)? O paciente com câncer não deve, em nenhuma hipótese, parar seu tratamento por conta própria, seja quimioterapia, radioterapia ou uma cirurgia. Toda decisão quanto ao tratamento deve ser feita junto com a equipe de saúde.
“Em muitos casos, o paciente com câncer sabe que você não compreende de fato o que ele está passando, assim como não espera conselhos que não foram pedidos, muito menos uma enxurrada de mensagens motivacionais”, pontua Cibele. Por isso, lembre-se de ter em mente a regra de ouro: ouvir.
Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.
O câncer em qualquer parte do corpo pode provocar sintomas genéricos como perda de mais de 6 kg sem fazer dieta, estar sempre muito cansado ou ter alguma dor que não passa. No entanto, para chegar ao diagnostico correto é preciso fazer uma série de exames para descartar outras hipóteses.
5 ORIENTAÇÕES DE UMA PSICÓLOGA HOSPITALAR PARA LIDAR DE MANEIRA ASSERTIVA COM UM DIAGNÓSTICO GRAVE
Como cada tumor é diferente, isso muda para cada doença. Porém, em geral, após 5 anos de seguimento os pacientes são considerados curados.
Mas, muitas vezes, a doença afeta todo o círculo social do paciente, principalmente a família, que pode não saber como ajudar. Por isso, o acompanhamento psicológico das pessoas mais próximas é um dos recursos que pode contribuir para lidar com o câncer. “A família ao se deparar com a doença também se depara com perdas.
Segundo a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (Iarc), órgão da Organização Mundial da Saúde (OMS), 8,2 milhões de pessoas morrem de câncer a cada ano. A estimativa é que surjam 21,4 milhões de novos pacientes com a doença até 2032.
A estimativa é que surjam 21,4 milhões de novos pacientes com a doença até 2032. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que sejam registrados mais de 596 mil novos casos de câncer no Brasil só em 2016.
“O paciente com câncer, desde o processo diagnóstico até a alta ou morte, depara-se com a possibilidade de perdas: perda do corpo sadio, de um órgão, do cabelo, da autonomia, às vezes perda de um determinado lugar na família, do lugar de proativo na sociedade, de fé e, principalmente, da possível perda da vida.
Como que o canguru se defende?
Quais são os aspectos positivos e negativos da transposição do rio São Francisco?
Como o celular poderia afetar o universo da arte?
O que fazer quando casamento cai na rotina?
Como o cloro mata as bactérias?
Como o cenário do sertão é descrito na música?
Qual o sistema sucessório vigente no Brasil a legislação prioriza a autonomia privada do de cujus?
Como trabalhar o mapa na Educação Infantil?
Para que serve o software Ftool?
Como trabalhar na Educação Infantil em tempo de pandemia?
O que é letras móveis exemplo?
O que acontece quando estoura um cisto?
Quais os trabalhos dos imigrantes?
Como e quando o cloro age como oxidante?
É seguro trabalhar com marketing digital?
É considerado um brinquedo estruturado?
Quantos metros de papel contact para envelopar uma geladeira?
Porque o botox levanta a sobrancelha?
Qual o objetivo de trabalhar cantigas de roda na Educação Infantil?