Não. Comer chocolate durante a amamentação não faz mal ao/à bebê. O chocolate não precisa ser evitado durante a amamentação pois sua ingestão não causará nenhum prejuízo à mulher ou ao/à bebê.
O que não comer na amamentação
Os alimentos que devem ser evitados na amamentação são alimentos como frituras, embutidos, queijos amarelos, refrigerantes, bolos e biscoitos, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares.
Chocolate
Para a tristeza de muitas pessoas, os chocolates também podem contribuir para as cólicas no bebê. A razão disso é relacionada às proteínas do leite, já que este é um dos ingredientes para a fabricação de muitos tipos de chocolate.
O chocolate é rico em teobromina que tem um efeito semelhante ao da cafeína e alguns estudos mostram que 113 g de chocolate tem aproximadamente 240 mg de teobromina e pode ser detectada no leite materno 2 horas e meia após sua ingestão, podendo causar irritação no bebê e dificuldade para dormir.
Produtos muito condimentados, chocolate, laticínios, cafeína e frutas cítricas, são alguns exemplos de alimentos que podem ajudar a causar cólica em bebês. Assim, manter uma alimentação saudável ajuda bastante.
24 curiosidades que você vai gostar
Portanto, para evitar as cólicas no bebê, é importante que a mãe evite alguns alimentos enquanto estiver amamentando:Leguminosas como feijão, ervilha e soja, que têm uma tendência maior de fermentar no intestino.Crucíferas, que são vegetais como brócolis e repolho por conterem enxofre na sua composição.
5. Alimentação da mãeBrócolis, couves, couve-flor, couve-de-bruxelas e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas;Pimentos, pepino e nabo;Feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas;Chocolate.
Os chocolates além de serem ricos em açúcar, também contêm cafeína e gordura, aumentando o risco de problemas como excesso de peso, irritabilidade e insônia. Além disso, o chocolate é rico em oxalato, uma substância que diminui a absorção de minerais essenciais para a saúde do bebê como cálcio, sódio e potássio.
Até os 3 e 4 primeiros meses, o intestino do bebê ainda é imaturo e sua mucosa não está formada. Por isso, o chocolate em excesso na alimentação da mãe pode causar, durante a amamentação, o aumento dos movimentos peristálticos no intestino e irritabilidade no bebê.
Um alimento demora 4-6 horas a afetar o leite materno após a ingestão de alimentos pela mãe e isso deve ser tido em conta para determinar qual o alimento suspeito. Depois deve ser excluído da dieta materna durante 2-3 semanas.
Não existe uma causa bem-estabelecida para o surgimento da cólica. Até onde se sabe, ela é uma associação de fatores gastrointestinais, biológicos e psicossociais. O pico de início da cólica ocorre entre 6 a 8 semanas de vida do bebê, mas há casos em que inicia antes. Na maioria das vezes ocorre no período noturno.
A única substância que o Ministério da Saúde aponta cautela para consumo é a cafeína, sob o risco de interferir no padrão de sono (que já não existe muito nessa idade) e na “agitação” do bebê. “Nesse caso, é bom não exagerar em café, chá preto, refrigerantes à base de cola e o chocolate”, orienta.
A cólica é a sensação de dor que pode ser ocasionada por gases, infecções e/ou inflamações no intestino. A cólica do lactente que geralmente é mais pronunciada de 1-3 meses de vida , geralmente ocorre pela formação da flora intestinal do seu bebê , é recomendada massagem, bolsa de água quente , muito colo.
E, se você amamenta, isso também te inclui: é preciso cortar da sua dieta todos os alimentos que contenham leite e derivados. Não é fácil, a gente sabe. Até porque os derivados do leite incluem alimentos como bolos, sorvetes, tortas, salgadinhos, molho branco e até o pão de todo dia.
Em geral, Fabiana faz o alerta e diz que as mães que estão amamentando devem evitar doces, chocolates, bebidas gaseificadas e bebidas com cafeína, para não interferir em sua relação com o bebê.
Alimentação na amamentaçãoRefrigerantes, chás e café Fontes de cafeína, essa substância pode ser transferida para o leite materno. ... Alimentos muito condimentados. ... Alimentos gasosos. ... Frutas cítricas. ... Alimentos crus. ... Leite de vaca e produtos lácteos. ... Peixes e frutos do mar.
O leite materno é muito sensível a qualquer alimento. “Tem dois alimentos que alteram o sabor do leite materno, se consumidos em grandes quantidades: o hortelã e o alho. A criança pode até estranhar o leite”, exemplifica. O chocolate só pode ser inserido na alimentação da criança depois do primeiro ano.
"Os principais alimentos contraindicados para o período pós-parto, considerando que a mulher está amamentando, são as bebidas alcoólicas e as com muita cafeína. Muitas pessoas também pensam que alimentos como feijão, brócolis e chocolate dão gases no bebê.
É comum o sangramento pós-parto durar algumas semanas e nem sempre, com isso, o casal se anima a ter relações. Se a mulher estiver bem fisicamente, com vontade, nada a impede de iniciar as tentativas, lembrando que sexo não é só penetração. Beijos, carinhos e masturbação também fazem parte.
A realidade, é que ao consumir chocolate ou qualquer fonte de açúcar, eleva-se o índice glicêmico da mãe e do bebê. Por isso, o feto se agita mais, podendo virar totalmente de posição.
"Crianças antes dos dois anos não devem consumir açúcar. Estudos mostram que a ingestão de doces antes dessa idade eleva o risco de obesidade tanto na infância quanto na adolescência", afirma o endocrinologista pediátrico Matheus Alvares, do Sabará Hospital Infantil, em São Paulo.
A verdade é que não existe comprovação que alguma comida ou bebida aumente ou reduza a produção de leite materno. O que determina a produção de leite é a quantidade de vezes que o bebê mama no peito ou quanto mais a mãe esvazia suas mamas. Ou seja, quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe terá.
Chás para aliviar a cólica do bebêChá de camomila, erva-doce e louro. O chá de camomila, erva-doce e louro ajuda a aliviar as cólicas em bebê e é recomendado que seja dada uma colherzinha de sobremesa para o bebê antes de mamar. ... Chá de lavanda.
Entre os ingredientes ricos em FODMAPs estão cereais como centeio e trigo, leite e derivados, algumas frutas (como maçã, pera, manga, melancia, pêssego e ameixa), oleaginosas e ainda algumas hortaliças e legumes (caso do aspargo, alcachofra, cebola, alho, beterraba, couve e milho doce).
Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.
Quais os principais corantes utilizados na microscopia?
Qual o valor de um dente provisório?
Qual é a beleza de Minas Gerais?
Como aliviar dor de cabeça na gravidez?
Quanto tempo dura pico de crescimento?
Quais deles Caracterizam-se como morte celular programada?
A história por tras de a star is boen?
O que é bom para artrite e artrose?
Quais tipos de água mineral existem?
Quanto ganha um enfermeiro do samu?
Quais são os tipos de sonetos?
Quanto custa um furão de verdade?
Como obter numero de contribuinte portugal?