Nesse sentido, Watson desenvolveu, em sua teoria do cuida- do humano, dez fatores caritativos considerados necessidades de cuidado específicas às experiências humanas e que devem ser abordados pelos enfermeiros: sistema de valores humanís- ticos e altruístas; fé e esperança; sensibilidade para si e para os outros; ...
Na Teoria do cuidado transpessoal de Watson a enfermagem assume a promoção e restauração da saúde através do cuidado holístico para uma vida de qualidade, praticado de forma interpessoal.
Considera o cuidado humano transpessoal como o contato dos mundos subjetivos do enfermeiro e do cliente, o qual tem o potencial de ir além do físico-material ou do mental-emocional, já que entra em contato e toca o mais alto senso espiritual do "self", da alma, do espírito(10).
RESUMO: A teoria de Watson defende o cuidado como uma ciência humana desenvolvida a partir de fundamentos filosóficos e sistemas de valores humanistas. Essa perspectiva é baseada em uma relação ontológica por estar atrelada a uma visão mundial de unidade.
O termo autocuidado foi conceituado a partir da teoria de OREM. Segundo a autora, o autocuidado é a prática de atividades que as pessoas desempenham em seu próprio benefício, no sentido de manter benefício, no sentido de manter a vida, a saúde e o bem-estar (OREM, 1991).
40 curiosidades que você vai gostar
O modelo do autocuidado proposto por Orem foi desenvolvido na década de 1950, baseado na premissa de que os indivíduos podem cuidar de si próprios.
Madeleine Leininger, com sua Teoria Transcultural, propõe uma visão de mundo que permite ao enfermeiro planejar junto com a cliente os cuidados, preservando as características culturais diversas e/ou comuns do grupo ao qual pertence.
A teoria de enfermagem pode ser descrita como um instrumento de trabalho que ressalta o conhecimento científico, demonstrando as tendências das visões sobre o processo saúde-doença e a experiência do cuidado terapêutico.
A Teoria Ambientalista é uma teoria desenvolvida por Florence Nightingale em sua participação na Guerra da Crimeia em 1854. Sua teoria tinha como foco o meio ambiente relatando que todas condições do meio podem influenciar o processo de saúde.
adjetivo Que vai além do que é pessoal ou individual, que ultrapassa o domínio particular. [Psicologia] Relativo a parte da psicologia, ou psicoterapia, que analisa o ser holisticamente, considerando todos os seus aspectos (biológicos, individuais, sociais e espirituais), não somente os particulares.
Em sua teoria, Peplau opta por descrever o processo de relação interpessoal da enfermagem em quatro fases: orientação, identificação, exploração e resolução. Essas etapas estão superpostas e devem ser consideradas de forma relacionada.
Roy entende a Enfermagem como uma profissão dos cuidados de saúde que se centra nos processos de vida humanos, enfatizando a promoção da saúde aos indivíduos, grupos e sociedade como um todo, sendo que a ciência e a prática expande a capacidade de adaptação e melhora a transformação ambiental da pessoa.
Aplicação da Teoria de Parse no relacionamento enfermeiro-indivíduo.
A teoria ambiental
A teoria ambientalista foi apresentada por Nightingale no ano de 1859. Apresenta como foco principal o meio ambiente, onde todas as condições e influências externas afetam a vida e o desenvolvimento do organismo, e são capazes de prevenir, suprimir, ou contribuir para a doença e a morte.
Florence acreditava que fornecer um ambiente adequado era o diferencial na recuperação dos doentes e é este produto que fundamenta a teoria ambientalista, assim, a teoria tornou-se conhecida, pois trouxe resultados inovadores ao tratamento de doentes, na manutenção de um ambiente favorável no sentido de facilitar o ...
Nightingale defendia o ensino da enfermagem ligado à instituição hospitalar, e considerava o ideal da enfermagem uma vocação, que requeria dedicação exclusiva e árdua preparação. ... Possuidora de incomum conhecimento para a época, Florence pode ser considerada a primeira pesquisadora de enfermagem no mundo.
AS BASES DA ANÁLISE DA TEORIA DE PEPLAU
Em seguida, a autora menciona que, ao analisar uma teoria de enfermagem, deve-se examinar seus componentes estruturais, a saber: contexto, conteúdo, processo e objetivo. O contexto refere-se ao ambiente no qual a ação de enfermagem acontece.
O metaparadigma da enfermagem é o conjunto dos quatro conceitos principais usados na enfermagem que fundamentam sua prática; são eles: pessoa, ambiente, saúde e enfermagem.
As teorias de enfermagem surgiram nos Estados Unidos por razões político-filosóficas e por se considerar que as teorias de outras áreas do conhecimento não eram suficientes para descrever e explicar os fenômenos a partir de uma referência própria da enfermagem.
A Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural (TDUCC), proposta por Madeleine M. Leininger, considera que a visão de mundo dos indivíduos e as estruturas sociais e culturais influenciam seu estado de saúde, bem-estar ou doença.
Em 1967 apareceram os primeiros trabalhos da autora onde ela desenvolve a teoria holística de Enfermagem. Levine descreve a Enfermagem como interação humana, uma intervenção para apoiar e promover a adaptação do paciente.
A Teoria de Enfermagem Transcultural refere-se a um conjunto de inter-relações de conceitos e hipóteses que respeitam os comportamentos, os valores, as crenças dos indivíduos e dos grupos na execução do cuidado.
Para OREM (1980), o autocuidado é a prática de atividades que o indivíduo inicia e executa em seu próprio benefício, na manutenção da vida, da saúde e do bem- estar. Tem como propósito, as ações, que, seguindo um modelo, contribui de maneira específica, na integridade, nas funções e no desenvolvimento humano.
Orem formula sua teoria geral na condição que valida à existência da enfermagem, em um adulto é a ausência da capacidade de manter a continuamente, a quantidade, e a qualidade do autocuidado que são terapêuticas na sustentação da vida e da saúde, na recuperação da doença ou da lesão, ou ainda, no enfrentamento dos seus ...
Aplicação da teoria de Orem na sistematização da SAE para o cuidado de pessoas com feridas transcende o simples ato de realizar um procedimento (o curativo). Nessa perspectiva, a teoria de Dorothea Orem possibilita um maior entendimento da importância da continuidade da assistência de enfermagem em domicílio.
Como consultar CadÚnico pelo CPF?
Onde assistir Naruto Shippuden depois da Netflix dublado de graça?
Qual a melhor forma de consumir feno grego?
Quais são os pressupostos de constituição do processo?
Como se chama quem trabalha em farmácia?
Como cuidar de peças cromadas?
Quantos quilos tem um pernil com osso?
Qual a diferença entre comprimido revestido e cápsula?
Como se tornar um astronauta da NASA?
Qual a importância da dança clássica?
Como evitar o escurecimento do cabelo loiro?