d) I, II e III. 9. Em “QUER UM NESCAU?”, que figura de linguagem está presente na pergunta da mãe? a) Metonímia.
O uso da palavra Nescau para designar um achocolatado é um clássico caso de substituição do produto pela marca.
Esse recurso estilístico é uma figura de palavra conhecida como metonímia. Assim, definimos que: A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra, devendo haver uma relação de sentido entre ambas.
Figuras de LinguagemFiguras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. ... Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. ... Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase.
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).
42 curiosidades que você vai gostar
Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.
Podemos destacar:Metáfora.Antítese.Prosopopeia ou personificação.Eufemismo.Quando a Indesejada das gentes chegar. (Não sei se dura ou caroável), talvez eu tenha medo. Talvez sorria, ou diga: - Alô, iniludível! O meu dia foi bom, pode a noite descer. (A noite com os seus sortilégios.)
Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.
Exemplo: "O que o vago e incógnito desejo de ser eu mesmo de meu ser me deu." (Fernando Pessoa) Na tirinha acima, o uso da assonância é expresso pela repetição das vogais "a" em: "massa", "salga", "amassa" Onomatopeia Onomatopeia é a inserção de palavras no discurso que imitam sons.
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
Exemplos: Ela adora “ler Jorge Amado”. Mais um exemplo de Metonímia: Você precisa “ler Shakespeare”.
Usos da hipérbole
Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!
O que é Metonímia:
A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis. A causa pelo efeito, ou vice-versa: viver do trabalho. O inventor pelo invento: comprar um Ford.
Metonímia é figura de linguagem do grupo das figuras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da palavra. Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do enunciado.
Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.
As figuras de pensamento são: Ironia, Antítese, Paradoxo, Eufemismo, Hipérbole, Prosopopeia ou Personificação, Apóstrofe e Gradação.
Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.
Hipérbole. A hipérbole é uma figura de linguagem que expressa exagero. ... “Meu amor por você é maior que o mundo” e “Chorei um rio de lágrimas” também são exemplos de hipérbole.
Confira abaixo alguns exemplos muito comuns de catacrese:Árvore genealógica.Fio de óleo.Céu da boca.Boca do túnel.Boca da garrafa.Pele do tomate.Braço do sofáBraço da cadeira.
Na expressão “... a natureza parece estar chorando..”, do ponto de vista estilístico, temos: Antítese.
Na linguagem poética, as principais características observadas são: Amplo emprego de diversas figuras de linguagem; Constante preocupação com a forma e qualidade da mensagem transmitida; Palavras usadas em sentido figurado (conotativo).
A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros. Não pare agora...
A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.
Qual a carência para receber auxílio maternidade?
Quando começa o outono e quando termina?
É verdade sobre o décimo terceiro salário do Bolsa Família?
Quantos carboidratos têm a Brahma zero?
Qual foi o primeiro fenômeno magnético observado?
O que é deficiência neurológica?
Qual a diferença entre o Eco e a reverberação?
Qual a diferença entre batismo é batizado?
Como acabar com o HPV no homem?
Como localizar um pacote no Linux?
Tem como tirar estrias a laser?
Qual legume nasce mais rápido?
O que é um fichamento de um TCC?
Qual é a função da escova rotativa?