século XVIII
Lendas. Acredita-se que o maculelê seja um ato popular de origem africana que teria florescido no século XVIII nos canaviais de Santo Amaro da Purificação-BA, e que passou a integrar as comemorações locais. Numa das lendas conta-se que Maculelê era um negro fugido que tinha doença de pele.
Conta outra lenda que a encenação do Maculelê baseia-se em um episódio épico ocorrido numa aldeia primitiva do reino de Ioruba, em que, certa vez, saíram os guerreiros juntos para caçar, permanecendo na aldeia apenas 22 homens, na maioria idosa, junto das mulheres e crianças.
O Maculelê é um folguedo disseminado a partir da região de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, porém não se sabe ao certo sua origem, sendo que a lenda do Maculelê é passada de geração em geração através da tradição oral.
Paulino Aluísio de Andrade
7 Paulino Aluísio de Andrade, o mestre Popó do maculelê foi um dos responsáveis pela sua divulgação, formando um grupo com seus filhos, netos e outros habitantes da Rua da Linha em Santo Amaro da Purificação no estado da Bahia.
Segundo Plínio de Almeida (Pequena História do Maculelê) o Maculelê existe desde 1757 em Santo Amaro da Purificação e as cores branca e vermelha nos rostos, que assustavam as pessoas, poderia ser símbolos de algumas tribos Africanas, como por exemplo os Iorubas.
Origem do Nome Lelês seriam os paus usados na luta (lelê também é uma iguaria da gastronomia baiana feita de milho e leite de coco). Essa versão para o nome maculelê é improvável. Os macuas e os malês se encontraram na Bahia, vindos da África como escravos, estavam no Recôncavo Baiano no final do século 18.
Maculelê, usando dois bastões, lutou sozinho contra o grupo rival e venceu a disputa. ... Para defender a tribo, Maculelê, armado apenas com dois bastões já que os demais índios haviam levado as armas para caçar, enfrenta e mata os invasores da tribo inimiga, morrendo pelas feridas do combate.
É, atualmente, uma expressão teatral que conta, através da dança e dos cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo. É um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.
Em um grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que causa um bonito efeito visual pelas faíscas que saem a cada golpe. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras, como a capoeira e o frevo.
O maculelê é uma dança que pode envolver mulheres e homens. A característica principal da dança é a batida dos porretes uns contra os outros em determinados trechos da música que é cantada acompanhada pela forte batida do atabaque. ... Os passos da dança são saltos, agachamentos, cruzadas de pernas, etc.
Quais são as quatro funções do mito?
Quando começa o segundo semestre do ano?
Porque o gelo é um anti-inflamatório?
Quanto tempo dura arritmia cardíaca?
Qual casa era da Murta Que Geme?
Quais são os gêneros textuais Injuntivos?
Qual a diferença entre entorse fratura e luxação?
São exemplo de software livre?
Como é feito o pagamento de sentença?
Qual melhor marca de vasodilatador?
Qual o Juízo competente para execução da pena de multa?
O que acontece quando vemos as horas iguais?
Qual é o melhor tipo de queijo?