Argentina
O tango nasceu nos subúrbios de Buenos Aires, na Argentina, no final do século XIX (SZEGO, 2007, p.
O Tango é ritmo musical e dança! Nasceu na Argentina no final do século XIX, a partir da mistura dos seguintes ritmos: polca europeia, havaneira cubana, candombe uruguaio e a milonga espanhola.
O tango virou uma febre em Paris e, como Paris era o carro-chefe cultural de todo o mundo civilizado, logo o tango se espalhou pelo resto do mundo. As parcelas moralistas da sociedade condenavam o tango, assim como já haviam se colocado contra a valsa antes, por o considerarem uma dança imoral.
De acordo com Ney Homero, o tango não nasceu na Argentina. “Nasceu no Brasil, e foi resultado da mistura de muitos gêneros e ritmos europeus com o batuque dos negros, no candomblé, entre 18. No início, era semelhante ao chorinho. Por aqui, porém, ganhou um andamento mais ligeiro, visando ao samba.
No início do século XX, as letras começam a incorporar temáticas para fora do prostíbulo. Tempos depois veio a ser considerado uma expressão típica artística de “todos” argentinos. Saindo dos prostíbulos para os salões de festa, o tango alcançou sua máxima popularização com o estrondoso sucesso do cantor Carlos Gardel.
A Valsa é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre, ela surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (dança na qual os pares dançavam Page 14 separados) e o Laendler (dança campestre, na Alemanha).
No início do século XX, as letras começam a incorporar temáticas para fora do prostíbulo. Tempos depois veio a ser considerado uma expressão típica artística de “todos” argentinos. Saindo dos prostíbulos para os salões de festa, o tango alcançou sua máxima popularização com o estrondoso sucesso do cantor Carlos Gardel.
É uma dança sensual, trágica, elegante e performática, em que a emoção prevalece. O tango apareceu em Buenos Aires a partir do final do século passado derivando da habanera, da milonga e de certas melodias populares européias. Inicialmente, o tango era dançado nos bares, nos cafés e em locais de prostituição.
O povo se encarregava de improvisar letras picantes e bem humoradas, mas não eram letras oficiais. Em público, dançavam homens com homens, pois era considerada obscena a dança entre homens e mulheres abraçados, sendo este um dos aspectos do tango que o manteve restrito aos bordéis na época.
Segundo ele, a maior produção nacional aconteceu entre 18, época em que, só Nazaré tinha mais de 90 partituras de tango. “O que se chamava de tango brasileiro era o que depois veio a ser o chorinho, com o compasso quaternário e instrumentos como cavaquinho, pandeiro e clarinete”, explica Ney.
A música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e violão.
A primeira fase ainda nos anos de 1920 quando vários artistas argentinos e uruguaios dedicaram-se a fomentar e difundir este estilo. Foi nessa fase que surgiram grandes nomes consagrados do Tango como Carlos Gardel, Ignacio Corsini, Agustín Magaldi, Rosita Quiroga e Azucena Maizani.
Apenas em 1910, com a difusão dessa arte, o tango passou a ser aceito pela burguesia e a partir de então, ganhou os salões. Depois que o tango começou a ser visto com outros olhos, surgiram algumas fases gloriosas dessa vertente artística.
Características do tango. Algumas características dessa manifestação cultural, são: Expressividade; Grande carga dramática; Valorização de sentimentos como a paixão, tristeza e sensualidade; Capacidade de improvisação; Coreografias complexas.
Quais são os tipos de sociedade por ações?
Qual o lago mais profundo do Brasil?
Como é a imagem de um objeto real dada por um espelho plano?
Como entrar em contato com a transportadora Carrier?
Como eliminar fezes endurecidas?
Como fazer para não aparecer notificação do WhatsApp?
Como pagar um boleto vencido pela Internet?
Como funciona empréstimo para pensionista?
Quantos e quais são os gêneros literários?
Porque não consigo fazer abdominal remador?
Quais são os principais tipos de unitização?
Qual a importância do texto narrativo?
O que é o artigo científico e qual a sua função?