“No qual”, “do qual” ou “em que”? Recomenda-se a utilização de “no qual”, “do qual” e “em que” quando não for um lugar físico.
À qual é utilizado quando há alguma situação que exija a presença da preposição a, como verbos, adjetivos e substantivos que estabelecem regência com essa preposição. Havendo a presença do artigo e da preposição, ocorre a seguinte flexão em gênero e número: à qual, às quais, ao qual, aos quais.
De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Quando o substantivo antecedente é pessoa (no caso acima, o termo profissional), o pronome relativo "quem" virá acompanhado por preposição. Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas.
37 curiosidades que você vai gostar
O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.
Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.
Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído. Os exemplos apresentados ficarão, então, assim, com o que substituído por qual: Encontrei o livro o qual você estava procurando.
O uso dos porquês depende do sentido que queremos dar a uma frase. Assim, usamos “por que” com o mesmo valor de “pelo qual”, “pelos quais”, “pela qual”, “pelas quais”, “por qual”, “por qual razão” e “por qual motivo”.
Na qual. 1. É um pronome relativo. Parte de um discurso, ou de um poema épico, na qual se apresenta o tema a ser desenvolvido...
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.
O pronome relativo onde é utilizado para indicar um lugar, podendo ser substituído por: em que, no qual, na qual, nos quais e nas quais.
Em que lugar: 1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade.
Pronome relativo é aquele que, normalmente, refere-se a um termo anterior (o antecedente) dentro de um enunciado, substituindo-o para que não seja necessário dividir a ideia em várias orações ou torná-la muito repetitiva.
Quando QUE é pronome relativo?substitui um substantivo, evitando a sua repetição;estabelece uma relação com o substantivo que substitui;aparece após o substantivo que substitui;pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.
Veja estes exemplos: Sabemos que os livros educam e divertem. Observe que não há substantivo anterior ao que. Ele, portanto, não é pronome relativo.
Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
1 nesta, em, nela, nisto, numa.
2. Pdp. Abreviação de "Pode pá". Utilizado pra reafirmar uma sentença ou ideia.
Faz mal tirar a cera do ouvido?
Como apagar um álbum de fotos?
Como tirar cera de vela da mesa de madeira?
Como tirar Certidão da Dívida Ativa do Estado?
Como renomear vários arquivos de uma só vez no Linux?
Quanto rende 100 reais no mercado pago?
Como emitir Certidão de Regularidade Profissional Crc-sp?
Como mudar nome de Layer no AutoCAD?
O que fazer para tirar bolsas embaixo dos olhos?
Como renomear nome de planilha no Excel?
Qual a tecla de atalho para renomear um arquivo?
Como renomear o nome de uma tabela SQL?
Como emitir certidão negativa com efeitos de positiva?
Quais os parâmetros de análises laboratoriais devem ser observados avaliados no líquido seminal?
Como renomear vários arquivos Pelo cmd?