O desenvolvimento de estudos acerca dos ácidos e bases datam especificamente do ano de 1923, onde a ciência passou a ganhar maior destaque e cada vez mais, maior atenção e investimentos. Isso significa que o desenvolvimento científico da química, especificamente sobre os ácidos e bases ocorreu na idade moderna.
Observe que a amônia (NH3) é base porque ela recebe um próton (H+) do ácido clorídrico (HCℓ). Nessa teoria, a reação de neutralização seria uma transferência de prótons entre um ácido e uma base, como a reação explica acima.
Teoria de Lewis ou teoria eletrônica (1923) Ela elimina todas as limitações, pois trabalha com pares eletrônicos, podendo, assim, ser aplicada a qualquer substância química. Ela é mais abrangente, mas não invalida a teoria de Brönsted-Lowry, pois todo ácido/base de Lewis é um ácido/base de Brönsted.
Ácido de Lewis: é toda espécie química capaz de receber um par de elétrons; ... Base de Lewis: é toda espécie capaz de doar um par de elétrons.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Em 1923, o físico-químico norte-americano Gilbert Newton Lewis desenvolveu a sua teoria ácido-base, a qual é bastante eficaz na classificação de um grupo em ácido ou base.
Hidróxido de Amônio
Tipos e aplicações das bases Hidróxido de Amônio (NH4OH): obtido a partir da amônia com a água, este composto é utilizado na fabricação de produtos de limpeza doméstica, na revelação de filmes fotográficos e na indústria têxtil.
Vamos então classificar uma base de acordo com os três critérios demonstrados, por exemplo, a monobase NaOH (hidróxido de sódio) é solúvel em água, apresenta elevado grau de dissociação e por isso é considerada uma base forte.
Os ácidos e bases são estudados pela Química Inorgânica, o ramo que estuda os compostos que não são formados por carbono. Um dos primeiros conceitos de ácidos e bases desenvolvido no final do século 19, por Svante Arrhenius, um químico sueco.
Tal como se definiu no momento do descobrimento, as reações ácido-base se caracterizam pelos ácidos de Arrhenius, que se dissociam em solução aquosa formando íons hidrogênio (H + ), reconhecidos posteriormente como íon hidrônio (H 3 O + ), e as bases de Arrhenius que formam ânions hidróxido (OH − ).
De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) através do processo de ionização. As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica.
HCO 3- e CO 32-; H 2 O e H 3 O + são pares ácido base conjugados. Para definir a nomenclatura, os ácidos são divididos em dois grupos:
Como saber que tipo de jogo roda no meu PC?
Como parar de perder peso com diabetes?
O que significa endométrio Grosso?
Quantos quilos perde com diet shake?
Como perder barriga e cintura em 1 semana?
É possível emagrecer depois dos 50 anos?
Quantos quilos a gente perde dormindo?
Quantos quilos se perde com a dieta da água?
O que fazer para perder o tampão?
O que os especialistas dizem sobre o uso excessivo do celular?
Quanto custa para patrocinar um sorteio no Instagram?
Como perder a mania de cruzar as pernas?
Quantos dias demora uma portabilidade de empréstimo?
Como podemos produzir um ímã artificialmente?
Como perder peso após cesárea?
Porque tenho medo de sair da casa dos meus pais?
É possível vermos uma vela acesa dentro de um copo cheio de água Justifique sua resposta?