O desenvolvimento de estudos acerca dos ácidos e bases datam especificamente do ano de 1923, onde a ciência passou a ganhar maior destaque e cada vez mais, maior atenção e investimentos. Isso significa que o desenvolvimento científico da química, especificamente sobre os ácidos e bases ocorreu na idade moderna.
Observe que a amônia (NH3) é base porque ela recebe um próton (H+) do ácido clorídrico (HCℓ). Nessa teoria, a reação de neutralização seria uma transferência de prótons entre um ácido e uma base, como a reação explica acima.
Teoria de Lewis ou teoria eletrônica (1923) Ela elimina todas as limitações, pois trabalha com pares eletrônicos, podendo, assim, ser aplicada a qualquer substância química. Ela é mais abrangente, mas não invalida a teoria de Brönsted-Lowry, pois todo ácido/base de Lewis é um ácido/base de Brönsted.
Ácido de Lewis: é toda espécie química capaz de receber um par de elétrons; ... Base de Lewis: é toda espécie capaz de doar um par de elétrons.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Em 1923, o físico-químico norte-americano Gilbert Newton Lewis desenvolveu a sua teoria ácido-base, a qual é bastante eficaz na classificação de um grupo em ácido ou base.
Hidróxido de Amônio
Tipos e aplicações das bases Hidróxido de Amônio (NH4OH): obtido a partir da amônia com a água, este composto é utilizado na fabricação de produtos de limpeza doméstica, na revelação de filmes fotográficos e na indústria têxtil.
Vamos então classificar uma base de acordo com os três critérios demonstrados, por exemplo, a monobase NaOH (hidróxido de sódio) é solúvel em água, apresenta elevado grau de dissociação e por isso é considerada uma base forte.
Os ácidos e bases são estudados pela Química Inorgânica, o ramo que estuda os compostos que não são formados por carbono. Um dos primeiros conceitos de ácidos e bases desenvolvido no final do século 19, por Svante Arrhenius, um químico sueco.
Tal como se definiu no momento do descobrimento, as reações ácido-base se caracterizam pelos ácidos de Arrhenius, que se dissociam em solução aquosa formando íons hidrogênio (H + ), reconhecidos posteriormente como íon hidrônio (H 3 O + ), e as bases de Arrhenius que formam ânions hidróxido (OH − ).
De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) através do processo de ionização. As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica.
HCO 3- e CO 32-; H 2 O e H 3 O + são pares ácido base conjugados. Para definir a nomenclatura, os ácidos são divididos em dois grupos:
Qual o pH crítico da hidroxiapatita e fluorapatita?
Como organizar um estoque de semi joias?
Como funciona a matrícula na UFRJ?
Pode tomar suco de uva a noite antes de dormir?
Qual o salário mínimo no Canadá 2022?
Quais os tipos de nexo causal?
Quantas linhas deve ter a conclusão do Enem?
Qual é a ordem dos adjetivos em inglês?
Quanto custa um passeio de lancha em Floripa?
Como rei Harald morre em Vikings?
Qual é o banco mais antigo do Brasil?
Quais são as normas de biossegurança?
Quais são os números das cores?
O que é uma ação regressiva do INSS?
Quais são os tipos mais comuns de contrato de trabalho?
Como fazer para trabalhar a atenção concentrada?