1971
O Brasil deu os primeiros passos, no caminho da informática edu- cativa, em 1971, de acordo com o livro Projeto Educom, quando, pela primeira vez, se discutiu o uso de computadores no ensino de física (USP de São Carlos), em seminário promovido em co- laboração com a Universidade de Dartmouth/EUA.
A partir desta época, o Ministério da Educação aprovou o 1º Plano de Ação Integrada (PLANINFE), para o período de 19 e que estabelecia os objetivos, as metas e atividades associados a um horizonte temporal de maior alcance para o setor.
O projeto EDUCOM é o primeiro projeto público a tratar da informática educacional, agregou diversos pesquisadores da área e teve por princípio o investimento em pesquisas educacionais. Este projeto forneceu as bases para a estruturação de outro projeto, mais completo e amplo, o PRONINFE.
Em dezembro de 1981, foi divulgado o documento “Subsídios para a Implantação do Programa Nacional de Informática na Educação”, que apresentou o primeiro modelo de funcionamento de um futuro sistema de informática na educação brasileira, elaborado por aquela equipe intersetorial.
Segundo o MEC, Informática Educativa significa: "a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação.
Objetivo: O PROINFO tem como objetivo qualificar os professores para a utilização pedagógica da informática na rede pública de educação básica.
A História do Projeto FORMAR O FORMAR teve como objetivo principal a formação de professores para implantarem os Centros de Informática na Educação vinculados às Secretarias Estaduais de Educação (CIEd), às Escolas Técnicas Federais (CIET) ou ao Ensino Superior (CIES).
Para fazer parte do ProInfo Urbano e/ou Rural, o município ou o estado deve seguir três passos: a Adesão, o Cadastro e a Seleção das escolas (seguir orientações do passo a passo). A adesão é o compromisso do município com as diretrizes do programa, imprescindível para o recebimento dos laboratórios.
O ProInfo, enquanto umas das políticas públicas do governo brasileiro, reúne ações sob a meta de promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação, fomentar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas de educação básica das redes públicas de ensino urbanas e rurais, promover a ...
Conhecendo o funcionamento de um gerador elétrico O gerador elétrico basea-se em um fenômeno químico conhecido como indução eletromagnética, que funcion como um condutor que se movimenta através de um campo magnético, a voltagem é induzida diretamente no condutor.
Entretanto, em 1831, o inglês Michael Faraday, inventou um sistema capaz de produzir energia elétrica a partir de energia mecânica, criando, assim, um dispositivo gerador de energia. O gerador de Faraday consistia num disco de cobre que girava no campo magnético formado pelos polos de um ímã de ferradura e produzia uma corrente elétrica contínua.
Outro requisito fundamental para o funcionamento do gerador é um ímã capaz de gerar campos eletromagnéticos. A energia liberada pela queima do combustível é direcionada para rotacionar um eixo e mover um rotor, que deve atravessar o campo magnético criado pelo ímã, produzindo assim correntes elétricas.
O dínamo é um dos tipos de geradores de energia mais conhecidos e converte a energia mecânica existente na rotação do eixo. Isto faz com que a intensidade do campo magnético oscile, levando à indução da tensão nos terminais que possui.
O que significa acróstico exemplo?
Como escrever a palavra comesse?
O que significa a palavra ceou?
O que significa a palavra auto suficiente?
O que causa a trombose Pós-parto?
Qual é o significado da palavra armazenar?
Qual o significado do casal raiz?
Como imprimir imagens no Word em preto e branco?
Como passar lápis na parte inferior dos olhos?
Quantos milésimos tem 10 minutos?
Como saber se a pessoa está engasgada?
Pode passar mangueira de gás pela parede?
Quantos pontos precisa para passar em Medicina na UFPE?