Também conhecidos como esponjas, esses animais vivem fixos no substrato, não apresentando, portanto, nenhum tipo de movimentação. Os poríferos podem ser encontrados sozinhos ou formando colônias e vivem, principalmente, em ambiente marinho, porém existem também esponjas de água doce.
Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.
Os cnidários ou celenterados são animais aquáticos encontrados em água doce e salgada, sendo a maioria das espécies marinha. Diferentemente das esponjas, esses animais destacam-se por apresentarem tecidos verdadeiros. Tecidos contráteis e células nervosas são observados neles.
Os poríferos são animais cujo corpo é formado por células não organizadas em tecidos. A superfície de seus corpos é coberta de poros, “buraquinhos”, por onde a água flui neste animal. São todos animais aquáticos, vivendo principalmente em ambiente marinho. São seres que não possuem simetria.
As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).
38 curiosidades que você vai gostar
Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. ... A alimentação se dá através de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares.
A água que entra pelos poros passa pela espongiocele e deixa o corpo do animal por uma grande abertura localizada no topo e denominada de ósculo. Observe as células encontradas no corpo das esponjas. Os poros, encontrados no corpo desses animais, garantem a passagem de água para o interior da cavidade central.
Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias.
Animais sem tecidos definidos se enquadram no Sub-reino Parazoa que possui apenas os filos, Porifera e Placozoa. Essa separação ocorre justamente pela grande diferença com o Sub-reino adjacente, o Eumetazoa, que tem a presença da fase de gastrulação no seu desenvolvimento embrionário.
Parazoa (parazoário; pará = ao lado, zoa = animal): representado pelos Porifera (esponjas), no qual não há a formação de tecidos verdadeiros. Eumetazoa (eumetazoários; eu = verdadeiros, metazoário = animal): representados por todos os outros animais que possuem tecido diferenciado.
Cnidários são animais invertebrados pertencentes ao filo cnidária. Eles vivem em ambientes aquáticos (normalmente no mar) e podem ser de vida livre ou sésseis (ou seja, fixos). Outra denominação para isso é a de pólipo (para os animais fixos no solo) ou medusas (para os que não são).
O filo Cnidaria representa animais de corpo bastante simples e que vivem em sua grande maioria em ambiente marinho. Chamados anteriormente de celenterados, os cnidários englobam mais de 11000 espécies, como os corais, anêmonas-do-mar e águas-vivas.
O habitat principal dos cnidários é o ambiente marinho de águas tropicais rasas. Poucas espécies vivem em água doce.
Basicamente a circulação dos poríferos é de água, alimento e espermatozoides. O percurso se inicia nos poros, por onde entram, e termina no ósculo, por onde saem por meio da movimentação dos flagelos dos coanócitos.
As esponjas têm enorme importância ecológica porque fornecem abrigo para diversos outros animais, além de filtrar grandes quantidades de bactérias e matéria orgânica em suspensão na água.
Os poríferos possuem grande importância ecológica – fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas – matriz amarelada ou cianobactérias – matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.
Eumetazoários (latim científico: Eumetazoa; do grego transliterado: eu significa "verdadeiro", meta, "meio", zoa, "animal"), também conhecidos pelo sinónimo enterozoários (latim científico: Enterozoa; do grego transliterado: enteron, "intestino", zoe, "animal") é um clado que inclui todos os animais, à exceção das ...
Os poríferos ou espongiários (esponjas) constituem-se nos animais menos evoluídos de todos. São multicelulares, mas suas células não formam tecidos bem definidos e muito menos se estruturam em órgãos. A sua constituição é muito simples.
Subgrupo do reino Animalia constituído por animais dos quais muitos têm os tecidos organizados em órgãos e estes em sistemas ou aparelhos. Os Eumatazoa compreendem dois ramos: animais com simetria radial e animais de simetria bilateral. Os radiados são os cnidários e os ctenóforos.
Alternativa correta: letra “c”
Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração.
Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.
Assim sendo, podemos dizer que um ser vivo, para ser considerado animal, deve ser eucarionte, multicelular, heterotrófico e não apresentar parede celular.
A parte externa dos poríferos é formada por um conjunto de células que recebem o nome de pinacócitos. Entre elas, são encontrados os porócitos, células que apresentam uma abertura pela qual ocorre a passagem de água.
A região interna, chamada espongiocele, é constituída por coanócitos, que são tipos celulares dotados de flagelo, responsáveis pela movimentação de água no interior do animal, e também pela sua digestão.
Alguns moluscos e peixes, ouriços, estrelas-do-mar e tartarugas se alimentam de esponjas.
O Que significado o nome Inojin?
Quais são as vantagens do uso cotidiano do plástico?
Como ser considerado deficiente?
Quantas pastilhas de cloro para 1000 litros?
Quem pratica a alienação parental?
Quanto tempo deixar a borra de café no rosto?
Têm radar inteligente na Rodovia Anhanguera?
O que falar no WhatsApp com um paquera?
Quanto tempo dura a manta líquida na laje?
O que é um planejamento agrícola?
Como calcular multas e juros de DARF?
O que significa o coração vermelho do Instagram?
Como recuperar postagens do Instagram?
Porque não consigo apagar para todos no WhatsApp?