As árvores florescem no inverno e na primavera. O ipê-roxo é o primeiro a florir: de junho a agosto nas regiões quentes, um pouco antes nos locais mais frios. O ipê-amarelo floresce entre agosto e setembro e o ipê-branco, de setembro a outubro. No Brasil, existem doze tipos de ipês com flor em tons de amarelo.
Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco. Elas caem no decorrer de uma semana, cobrindo o chão com a sua cor. O nome ipê origina-se da língua indígena tupi e significa casca dura.
A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com a adubação, a rega ou a fertilidade do solo. Em geral, o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, podendo esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada.
A floração dos ipês costuma acontecer nos meses mais frios e segue durante a primavera. A coloração das flores, que pode ser rosa, branca ou amarela, também influencia no período de florescimento. Além disso, existem vários fatores que precisamos levar em consideração para entender porque uma árvore não floresce.
Na época da seca, a árvore perde as folhas, que dão lugar às flores e transformam a paisagem. A floração do ipê-amarelo ocorre entre os meses de julho e setembro e chama a atenção de moradores da cidade e visitantes. A floração dos ipês-amarelos dura, em média, 15 dias.
20 curiosidades que você vai gostar
A floração do ipê-branco dura quatro dias ou menos, enquanto espécies de outras cores como a rosa e amarela florescem cerca de uma semana a dez dias. A flor branca do ipê é considerada rara e chama atenção pela beleza. Não é à toa que é utilizada no paisagismo de jardins, praças e ruas.
No Brasil, o ipê-bicolor-damasco é extremamente raro. O produtor Edilson Giacon, da Ciprest Mudas de Plantas (www.ciprest.com.br), que vive em busca de plantas que fogem do comum, até hoje só viu um único exemplar, que deve ter cerca de 20 anos – mede 12 m de altura e 8 m de diâmetro.
De longe, o que salta na paisagem do bairro Carandá Bosque é o ipê amarelo “mais bonito do mundo”. O título vem da rua, de gente que para o carro para tirar fotos e registrar a beleza que dura apenas uma semana.
“O ipê tem flores na cor branca, amarela, rosa, roxo, e temos inclusive o ipê verde, que tem uma flor esverdeada”, conta Lúcia. O ipê faz parte das “bignoniaceae”, o grupo de plantas que tem a flor em forma de funil, uma cornetinha, como o jacarandá, a flor de São João, a cuia, parentes do ipê.
Variedades da árvore Ipêipê-amarelo ou ipê comum (tecoma longiflora) – pode atingir 25 metros de altura, sendo bastante encontrado em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Goiás;ipê-branco ou ipê-mandioca (tecoma Alba) – é encontrado nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná;
A árvore conhecida como ipê-roxo-de-bola é a primeira a dar flor. Depois vêm o ipê-sete-folhas, mais raro em São Paulo, e o ipê-pau-roxo. Os ipês-brancos raramente são vistos na cidade, apesar de florirem três vezes ao ano.
Existem várias espécies de ipês (todos da família Bignoniaceae) como o ipê-rosa, ipê-amarelo, ipê-roxo-de-bola, e a que tem a floração mais tardia é o ipê-branco.
A germinação ocorre no decorrer de 10 a 12 dias e o desenvolvimento das mudas é rá- pido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado, alcançando aproximadamente 3 metros em 2 anos.
Os ipês-rosas são os primeiros a florescer e enfeitam as paisagens a partir de junho. Entre julho e agosto, é a vez dos amarelos. Tanto um quanto outro oferecem cerca de cinco dias de florada para o observador.
As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva.
Árvore de até 30 m de altura, podendo atingir 90 cm de diâmetro.
As espécies mais conhecidas são o ipê-amarelo, também chamado de pau-d arco, frequente em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná; o ipê-roxo, de flores cor-de-rosa, comum nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul; e o ipê-branco, que se encontra muito no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
Nome Científico: Handroanthus albus (Bignoniaceae), Ipê Amarelo. Características: O Ipê Amarelo é uma espécie arbórea com 20-30 m de altura e 40-60 cm de diâmetro.
Tabebuia Vellosoi – Ipê-da-casca lisa – Espécie da região, com altura entre 15 a 25metros, diâmetro do tronco entre 40 a 70 centímetros. Árvore de crescimento muito lento, mas atinge grande porte e por isso deve ser plantado em praças, mas longe do calçamento e construções.
Para quem sempre desejou ter um ipê florido na frente de casa, mas devido a altura da árvore, não é possível plantar esta variedade em sua calçada ou no seu quintal, o Ipê Mirim é uma excelente alternativa.
Atingem de 10 a 35 metros, dependendo da espécie.
ipê-roxo ou ipê-rosa (tecoma heptaphylla) – é encontrado desde o Piauí até Minas Gerais, São Paulo e Goiás; Ipê-do-brejo (tecoma umbellata) – é mais comum nos alagados e mangues dos rios de Minas Gerais e São Paulo.
Globo Rural | Ipê tem 100 espécies e é a árvore ornamental mais plantada no Brasil | Globoplay.
Um ipê leva, em média, quatro anos para começar a dar as primeiras flores. Ainda vai levar um bom tempo para que todas as árvores plantadas floresçam, mas o produtor já tem uma ideia de como deve ficar a fazenda no futuro.
Escolha um vaso grande, com, no mínimo, 20 litros; Faça uma camada de drenagem com brita ou argila expandida, evitando que o solo fique encharcado e as raízes do ipê apodreçam; Posicione o vaso em um local que receba sol pleno e que seja arejado, para que a muda de ipê se desenvolva bem.
O que significa embalagem secundária?
Como dar o melhor beijo da vida dele?
Tem neve em Ushuaia em dezembro?
Como saber se minha rede e 2 4 ou 5ghz no celular?
É possível aditar a inicial após a citação?
Quais são os países que foram colonizados pelos europeus?
Como atualizar programa Perdcomp?
É cabível a aplicação da teoria da causa madura no recurso ordinário constitucional?
Quais são os quatro principais subsistemas?
Quantos kilos tem uma peça de queijo prato?
Para que serve o medicamento Addera D3 7000UI?
Quanto tempo dura o limão congelado?
Como tratar a bactéria Enterococcus?
Como converter Arquivo Bloco de Notas?