Com base na literatura e na legislação apresentada conclui-se que o exame de espirometria somente poderá ser realizado pelo profissional médico e pelo técnico de espirometria, ambos devidamente capacitados com certificação pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
A espirometria é realizada, somente, em pacientes com idade igual ou superior a sete anos. Entre as contraindicações, o exame não deve ser realizado na vigência de infecções respiratórias ativas ou caso o paciente tenha tido problemas do tipo nos últimos 15 dias.
A espirometria é um exame simples e rápido, de duração média de 15 minutos, e que é feito no consultório médico. Para iniciar o exame, o médico coloca uma presilha de borracha no nariz do paciente e pede para que respire apenas pela boca.
Por isso, deve colocar uma presilha no nariz do paciente enquanto a respiração é feita pela boca; solicitar que o paciente respire de forma tranquila durante o exame, enchendo completamente os pulmões de ar e soprando em seguida; assegurar-se de que o sopro aconteça com força e de forma rápida.
Riscos do exame de espirometria em pacientes asmáticos
Eles estão relacionados às substâncias broncoconstritoras utilizadas, que podem desencadear sintomas como tosse, falta de ar ou mesmo uma sensação de aperto no peito.
21 curiosidades que você vai gostar
O DPOC acomete principalmente fumantes, apenas cerca de 1/3 das pessoas com a doença nunca fumaram. Além do tabagismo, a exposição a gases tóxicos são os principais fatores de risco. Se você fuma ou fica muito exposto à fumaça, fique atento! Caso tenha algum problema respiratório, procure seu médico.
Existem três situações principais em que o médico solicita o exame de espirometria: para investigar ou monitorar doenças respiratórias, para acompanhar o estado de saúde pulmonar de trabalhadores em ambientes que possam comprometê-la e para avaliar a capacidade pulmonar de atletas.
A prova broncodilatadora na espirometria é habitualmente realizada com o uso de quatro jatos de 100 µg de fenoterol ou de salbutamol, de preferência com o uso de câmara de expansão ou de espaçadores, após instruções para o paciente, sendo a resposta medida depois de 15-20 min.
Por que não se deve tomar chá, café ou bebida alcoólica antes de fazer o teste de espirometria? Na verdade, não é bom ingerir qualquer tipo de alimento, com risco de causar náuseas e vômitos, devido à força que se tem que fazer durante o exame.
O que uma casa precisa ter para ser considerada uma mansão?
O que é regozijar na palavra de Deus?
O que o sol causa em quem tem lúpus?
Qual a taxa de dólar do cartão de crédito?
Quais são as características da arte na mídia?
Qual a importância do Lean Canvas?
Qual é o nome da filha da Nezuko?
Quando pagar o IPVA da moto 2022?
O que é bom para baixar o potássio?
O que pode acontecer se não cuidar do hipotireoidismo?