Cimento Portland Composto Com Escória (CP II-E) O CP II-E é um tipo de cimento usado quando há necessidade de que as estruturas tenham um desprendimento de calor moderadamente lento ou que possam ser atacados por sulfatos.
CP II-F (Cimento Portland Composto com Fíler)
Tornando-o aplicável em estruturas de concreto armado, pisos, pavimentos, argamassas de assentamento e revestimento.
1- Cimento Portland Comum CP I e CP I-S (NBR 5732)
É utilizado em serviços de construção em geral, que não são exigidas propriedades especiais. Já o Cimento Comum CP I-S é composto de até 10% de material carbonático em massa e é utilizado nas mesmas condições do CP I. O cimento comum tem alto custo e menos resistência.
O CP-BC é um tipo de cimento que tem por finalidade retardar o desprendimento de calor em peças de grande massa de concreto, evitando o aparecimento de fissuras de origem térmica.
CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.
37 curiosidades que você vai gostar
Cimento CP-IV (NBR 5.736) ou Cimento Portland Pozolânico: tem em sua composição de 15% a 50% de material pozolânico. Por isso, proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.
Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3 ? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.
O cimento Portland CP II-Z contém adição de material pozolânico que varia de 6% à 14% em massa, o que confere ao cimento menor permeabilidade, sendo ideal para obras subterrâneas, principalmente com presença de água, inclusive marítimas.
O cimento Portland comum (CP I) é referência, por suas características e propriedades, aos demais tipos básicos de cimento Portland.
Baixo calor de hidratação: assim como no caso anterior, qualquer um dos cinco cimentos Portland pode ter um acréscimo em sua nomenclatura da sigla BC, que significa baixo calor de hidratação, desde que o cimento cumpra com as condições estabelecidas na NBR 13116:94. Exemplos: CP I-40 BC, CP II-F-25 CB, CP III-40 BC.
Pode ser até matéria-prima para a arte.Argamassas e concretos. ... Edificações (pilar-viga-laje) ... Edificações (parede de concreto) ... Pavimento de concreto. ... Pavimento intertravado. ... Alvenaria com blocos de concreto. ... Artefatos de cimento. ... Saneamento e drenagem.
O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento portland não se decompõe mais.
CP I: Cimento Portland Comum
É um cimento de baixa resistência e é mais utilizado para a área da indústria.
Confira qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3
Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.
Portanto, as diferenças estão na composição do material, o que pode impactar suas características e propriedades de resistência, trabalhabilidade, durabilidade e impermeabilidade.
CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.
Cimento de alta performance e qualidade superior.
Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.
Usualmente vemos bastante o Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CPV ARI), que é um cimento rico em C3S, componente responsável pela resistência inicial. Porém, esse cimento libera alta quantidade de calor em poucas horas, contribuindo para o calor de hidratação.
O Cimento CP IV-32 tem baixo calor de hidratação, sendo recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. O alto teor de pozolana em sua composição proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.
Cimento Portland composto com fíler.
Quando o assunto são estruturas, a melhor opção é o cimento Obras Estruturais, da Votorantim Cimentos. Ele é ultrarresistente e, por isso, indicado para fazer fundações, pilares, vigas e lajes. E o melhor de tudo: é 20% mais resistente, quando comparado com o cimento Todas as Obras.
CP III: Cimento de alto forno, indicado para obras como esgoto, barragens, pontes ou ainda outros tipos de obras mais simples.
Para as fundações, o indicado é o cimento portland de alto-forno (CP III). Menos poroso e mais durável, pode ficar exposto a esgoto e chuva ácida. No caso de uso em concreto com agregados reativos, peças de grandes volumes e obras em ambientes agressivos, o melhor é o cimento portland pozolânico (CP IV).
Quando é necessário um cimento com baixa permeabilidade o cimento ideal é o CP IV, que possui uma adição de material pozolânico maior que o CP II – Z. Ele tem como característica maior durabilidade, podendo ser utilizado nas fundações de obras de pequeno porte, devido a baixa permeabilidade.
O que herdamos dos holandeses?
Quais são os estímulos dolorosos?
Quais são as cantigas de ninar?
O que é a volumetria na arquitetura?
Como reconhecer a alma gêmea Segundo o Espiritismo?
Quais os benefícios de uma estrutura adequada para a organização da empresa?
O que é rendimento médio bruto?
Quais os sintomas da falta de estrogênio?
Quantos litros de gasolina e um galão?
Quanto tempo dura o curso de agente da Polícia Federal?
O que causa perda de movimentos?
Quem julga Agravo de Instrumento em recurso especial?
Como ganhar dinheiro sendo afiliado Monetizze?