Em quais casos cabe medida protetiva?

Pergunta de Teresa Neto Maia em 27-05-2022
(30 votos)

As medidas protetivas são ordens judiciais concedidas com a finalidade de proteger um indivíduo que esteja em situação de risco, perigo ou vulnerabilidade, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade ou religião.

O que cabe medida protetiva?

As medidas protetivas são mecanismos legais que têm como objetivo proteger um indivíduo em situação de risco. O caso mais comum de medida protetiva é da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que visa proteger mulheres, vítimas de violência familiar e doméstica de serem agredidas novamente.


O que acontece depois da medida protetiva?

Somente após conceder as medidas protetivas é que o agressor é comunicado, passando a estar obrigado desde sua intimação. Vale dizer que todos os andamentos do processo devem ser comunicados à ofendida.

É possível reverter medida protetiva?

As medidas protetivas possuem caráter provisório, ou seja, poderão ser revogadas a qualquer tempo ou até mesmo substituídas por outras que sejam mais eficazes, podendo culminar em prisão preventiva nos termos do artigo 20 da Lei 11.340/2006.

Qual medida protetiva se aplica a favor do homem?

A Lei Maria da Penha não pode, nem por analogia, ser aplicada em favor de homens. Seu sujeito passivo será sempre pessoa do gênero feminino [1]. ... Assim, força reiterar que não são cabíveis medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha em favor de pessoa do gênero masculino.

Medidas Protetivas da Lei Maria da Penha: Passo-a-passo


45 curiosidades que você vai gostar

Como saber se a medida protetiva saiu?

Como saber o resultado do pedido das medidas protetivas? Um/a Oficial de Justiça irá até o endereço que a mulher indicar no pedido das medidas protetivas para entregar uma cópia da decisão do/a Juiz/a.

O que é medida protetiva de proibição de aproximação?

As medidas protetivas valem para ambas as partes, ou seja, tanto a vítima quanto o agressor devem cumprir as ordens de proibição de contato, aproximação etc.... Isso quer dizer que você também não pode entrar em contato com o agressor, pois, caso isso aconteça, o (a) juiz (a) poderá cancelar as medidas protetivas....

O que acontece se a vítima quebrar a medida protetiva?

O artigo 24-A da Lei 11340/06, inserido no ordenamento jurídico pela Lei 13.641/2018, tipifica a conduta de descumprir decisão judicial que defere as medidas protetivas, prevendo pena de três meses a dois anos de detenção.

O que é revogação da medida protetiva?

Indica que foi anulada uma medida protetiva anteriormente concedida a mulher vítima de violência doméstica (Lei Maria da Penha), criança, adolescente ou idoso.



Outras questões

Porque a TV de Plasma tem esse nome?

Como vender um imóvel de herança?

Como é feita uma sessão de musicoterapia?

É possível registrar imóvel online?

Qual a dimensão em que vivemos?

Como Adubar mamoeiro em vaso?

Como registrar minha TV no Amazon Prime?

Como registrar o livro diário na Jucesp?

Como registrar livro diário na JucisRS?

Como cuidar do antúrio no vaso?

Como refutar o feminismo?

Porque o chip da Vivo não registrado na Rede?

Qual a origem da República?

Como registrar livro digital na Jucemg?

Como cuidar de cravina em apartamento?

Como reforçar estruturas?

Como recompensar as pessoas?

O que colocar no currículo para balconista?

Como avisar que faltou luz?

Como fazer uma festa de aniversário no The Sims 4?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com