O capitalismo é um sistema econômico que está baseado na propriedade privada dos meios de produção e tem como principais objetivos o lucro e a acumulação de riquezas. Este é o sistema mais adotado no mundo atualmente. ... Os meios de produção podem ser as máquinas, a terra e as indústrias, por exemplo.
Desse modo, o que as define como sociedades capitalistas é a propriedade privada, o trabalho assalariado, o sistema de troca e uma determinada divisão social do trabalho. Podemos afirmar que o trabalho se transforma em força de trabalho quando se torna uma mercadoria que pode ser comprada e vendida.
Nas sociedades capitalistas, esse critério é predominantemente econômico, mas, em algumas concepções, pode vincular a renda a outros aspectos, como escolaridade, aporte cultural ou poder político.
Surgiu no século XV, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social, a burguesia.
Capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos. As características centrais deste sistema incluem, além da propriedade privada, a acumulação de capital, o trabalho assalariado, a troca voluntária, um sistema de preços e mercados competitivos.
Dentro do contexto do capitalismo, a produção trabalha com o intuito de obtenção de lucro progressivo. O desenvolvimento da divisão social do trabalho se dá de maneira espontânea. Uma vez que o avanço dos ramos de produção aumenta, mais a competitividade e o trabalho progridem.
O sistema capitalista possui por fundamento o ato de compra de compra e venda da força de trabalho, que privatiza a riqueza social produzida pelos produtores diretos, e os deixam apenas com o mínimo necessário para a sua sobrevivência.
A sociedade capitalista é caracterizada pela relação de dominação e subordinação do processo de trabalho ao capital. Trabalho aqui é entendido como um processo que estabelece a mediação entre o homem e a natureza, permitindo ao ser humano se fazer diferente da natureza com leis de desenvolvimento histórico e social específicas.
As contradições do sistema capitalistas estão enraizadas na sociedade, porém estão diminuindo devido ao poder constituinte da carta magna, na qual os direitos humanos são priorizados, aumentado a esperança daqueles que querem um país melhor para todos. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Marketing Social.
Um dos papeis importantes do Estado no capitalismo é a garantia da propriedade privada, pois é o Estado que reconhece juridicamente a propriedade dos bens dos indivíduos.
Podemos dizer que o capitalismo é o oposto do socialismo, pois este defende a propriedade social dos meios de produção – não a propriedade privada. No capitalismo, a comercialização dos produtos é realizada em um mercado livre, com pouca ou nenhuma interferência do Estado.
Como faço para vender minhas milhas?
Como faço pra vender meu iPhone?
Como colocar cotas no AutoCAD 2018?
Como usar o efeito boomerang no Instagram?
É possível recuperar um lago Eutrofizado?
Como posso vender minhas milhas?
Como redimensionar uma imagem PNG?
Como colocar produtos para vender no extra?
Como redimensionar vídeo no Filmora?
Como alterar um texto no Illustrator?
Quando um imóvel não pode ser financiado?
O que é Oligodramnia severa o que pode acontecer?
Como começar a usar o Instagram?
Quem pode emitir uma resolução?
Como faço para validar minha conta?
Como ver os programas que foram desinstalados?
O que fazer quando esqueci a senha da conta poupança Caixa?