Nem todo mioma exige a retirada do útero. Quando se quer preservar a fertilidade, você pode fazer uma miomectomia. Ela pode ser aberta convencional, por videolaparoscopia ou robótica.
Via de regra é possível sim! Consulte um especialista e boa sorte! Retirar apenas os miomas é uma solução que deve ser aventada em mulheres que ainda desejam engravidar ou que não aceitem a retirada do útero, uma vez que a histerectomia sangra menos e novos miomas podem surgir caso se opte pela manutenção do útero.
O mioma uterino deve ser retirado quando a mulher apresenta sangramento aumentado refratário ao uso de medicamentos ou anticoncepcionais. Ele também deve ser operado quando há desejo de engravidar e a paciente apresenta miomas uterinos grandes e volumosos, ou quando ocupam a porção interna do útero (mioma submucoso).
Se for um mioma de parede posterior ao útero, realmente a miomectomia é contraindicada, porque não há como tirar o mioma e deixar o útero, porque é uma área muito vascularizada e pode haver uma hemorragia no transoperatório.
Em geral, opera-se os casos que estão com muitos sintomas, por exemplo hemorragias mensais, que levam até a anemia, dores tipo cólicas, que não se controla com antiespasmódicos, ou aqueles úteros muito volumosos (acima de 300 cm cúbicos).
34 curiosidades que você vai gostar
Habitualmente, se o mioma tiver dimensões inferiores a 2 cm e se estiver totalmente dentro da cavidade uterina, o procedimento pode ser realizado em consultório, com anestesia local (do colo do útero).
Muitas mulheres se assustam quando recebem o diagnóstico de mioma no útero por acharem que se trata de um câncer. Mas não há razão para pânico: miomas não se transformam em tumores cancerígenos e não aumentam o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representam uma ameaça grave à saúde.
Em relação a localização, os miomas submucosos, que ficam dentro da cavidade do útero, são os mais problemáticos por causar sangramento irregular e algumas vezes dor.
Você tem os riscos inerentes à qualquer cirurgia. Você pode ter sangramentos, necessidade de transfusão de sangue, infecção, lesão de bexiga, lesão de intestino, dor pélvica, cicatriz abdominal não estética, etc. Existem os riscos relacionados ao procedimento anestésico que são muito baixos.
Como é chamado quem não come carne vermelha?
Qual a diferença do chocolate preto com chocolate branco?
Qual a importância das ferramentas de gestão da qualidade?
Como deve ser realizada a antissepsia da pele no momento da punção venosa?
Quanto tempo leva para o floratil fazer efeito?
Quais os benefícios da leitura para criança?
Quais são as cores da quimioterapia?
O que são espécies pioneiras explique?
Quanto é o adicional de fronteira Exército?
Como usar ativador de cachos no day after?
Qual a melhor maneira de esquentar comida?
Qual melhor site para ler fanfic?
O que significa sonhar com Rio Corrente?
Quanto posso trazer de Portugal para o Brasil?
Quanto de dinheiro a Igreja Católica tem?
O que configura negligência infantil?