Sim. Gargalhadas intensas podem ser gatilhos para que condições preexistentes evoluam, causando a morte. Um caso famoso (dentre vários relatados desde o século 5 a.C.) é o do britânico Alex Mitchell, que morreu em 1975 assistindo pela TV o programa de humor The Goodies.
Segundo especialistas, o motivo para crises de riso mortais na família é a ocorrência de um distúrbio genético muitíssimo raro. A chamada “síndrome do QT longo” faz que situações muito cansativas ou cheias de adrenalina causem arritmias cardíacas graves, mesmo em pessoas saudáveis.
Um estudo recente divulgado pela revista britânica British Medical Journal (BMJ) revelou que o riso em excesso pode causar danos à saúde, pois os tecidos pulmonares se rompem e se dilatam. Isso causa engasgamentos, falta do ar, provoca desmaios, arritmia cardíaca e enfisema, entre muitos outros problemas.
Quando você ri muito forte, você fecha e aperta os olhos, o que pode provocar o chamado “choro por reflexo”, algo causado normalmente por rajadas de vento, por exemplo. Existe, porém, uma condição que faz as pessoas chorarem ou rirem de forma incontrolável e desproporcional ao evento.
O choro durante o riso seria um sintoma de hiperatividade cerebral. Além disso, quando rimos muito, os músculos do rosto pressionam as vias lacrimais, que, apertadas, liberam o chororô. Por fim, um estudo da Universidade Yale (EUA) diz que a reação é uma tentativa do corpo de se reequilibrar diante de uma emoção forte.
Isso porque ele faz parte do sistema de recompensa do cérebro, aquele que libera dopaminas e outros hormônios reponsáveis pela sensação de prazer – o que torna uma boa risada comparável a fazer sexo, ouvir música ou usar drogas.
É possível morrer de tanto rir? Entre gritos e berros, uma outra expressão idiomática ganhou força nos últimos tempos com a internet: morta. Por causa dela, “matar alguém” de rir nem é mais tão difícil assim. Basta um gif utilizado no momento certo e voilà – tá lá mais um corpo estendido no chão.
A reação corporal das pessoas infelizes (ou felizes até demais) desencadeou complicações médicas que as levaram à morte. O que era para ser uma risada inocente acabou se tornado a última e fatídica gargalhada. Acompanhe 7 casos reais de pessoas que morreram de rir.
"Se uma pessoa estiver rindo enquanto estiver comendo e aspirar comida para a traqueia, bloqueando as vias respiratórias", pode morrer rindo, mas por causa da comida, que a sufocará.
Como resetar o roteador Cisco E2500?
Como reiniciar roteador Tp-link pelo celular?
Como escreve a palavra status em português?
Como resetar o roteador WRG 240 e?
Como resetar roteador D-link dir 842?
Qual a classificação do monóxido de carbono?
Como resetar iPhone 7 bloqueado pelos botões?
Como resetar o roteador Multilaser re170?
Como resetar roteador e colocar nova senha?
Como resetar o roteador D-Link?
Como resetar o termo-higrômetro?
Qual o tipo de imagem com fundo transparente?
Como foram feitos os pilares da ponte Rio-niterói?