Doenças hereditárias: são quadros em que uma herança genética transmitida entre gerações e que vai se manifestar em algum momento da vida. Todos conhecemos famílias com vários membros com diabetes ou obesidade, com hipertensão ou alergias.
Doença genética x Doença hereditária – o DNA sofreu uma modificação ou foi danificado, fazendo com que a doença se iniciasse. Já as doenças hereditárias são aquelas transmitidas entre gerações. Essas doenças podem fazer parte da genética familiar e, por este motivo, são hereditárias.
As doenças hereditárias são um conjunto de doenças genéticas caracterizadas por transmitir-se de geração em geração, (não podendo pular gerações) isto é de pais a filhos, na descendência e que se pode ou não manifestar em algum momento de suas vidas.
Quando o câncer ocorre devido a uma mutação herdada, é denominado câncer hereditário....Mais de um parente do mesmo lado da família com qualquer um dos seguintes tipos de câncer:
Para prevenir as doenças genéticas, o casal precisa realizar a fertilização in Vitro mesmo que não tenha dificuldades para conceber naturalmente, pois esta é a única forma de realizar o estudo genético do embrião antes da gravidez.
As doenças hereditárias, aquelas que são heranças genéticas, transmitidas de pai para filho, podem ser prevenidas com auxílio da Medicina Preventiva. Entre as principais doenças de pré-disposição genética, encontra-se o diabetes.
Doença congênita também não necessariamente é hereditária: o acidente nos genes aconteceu durante o desenvolvimento do embrião ou durante o parto, como a síndrome de Down. Ocorre um erro no cromossomo 21 que não foi herdado dos pais.
Doenças Poligênicas, Multifatoriais ou Complexas Exemplos: Mal de Alzheimer, diabetes, asma, esclerose múltipla, câncer, hipertensão, obesidade, doenças cardíacas, alergias, etc.
Se existe uma doença genética é por que houve um distúrbio, um dano, um erro no material genético, nos genes. E isso pode ter sido causado por diversos fatores: radiação, infecção, má alimentação, estresse entre outros. O câncer é genético, porém, apenas 5 a 10% são herdados.
Doenças Monogênicas ou Mendelianas Foram identificadas cerca de 6.000 doenças hereditárias monogênicas e há uma prevalência de um caso para cada 200 nascimentos. Entre as doenças monogênicas mais comuns encontramos: a Hemofilia, a Anemia Falciforme, a Fibrose Cística, e a Fenilcetonúria.
A lista de doenças genéticas que podem ou não ser hereditárias é enorme, são milhares de doenças conhecidas e outras tantas precisam ser identificadas. É função do médico geneticista saber diagnosticar e diferenciar o que é genético do que é hereditário.
Por exemplo, Anemia falciforme é uma doença genética comum que afeta principalmente pessoas de ascendência africana ou do Mediterrâneo. Então, confira As 12 Doenças Hereditárias Mais Comuns: Obesidade: É considerada obesa a pessoa que apresenta o IMC acima de 30.
Embora uma pessoa que mantém uma dieta pobre em fibras e leva uma vida sedentária esteja mais sujeita a desenvolver a doença, “pelo menos parte do risco de hemorroidas é genética, estudos relatam que as Hemorroidas são uma das Doenças Hereditárias Mais Comuns nos dias de hoje.
Estudos mostram que “entre 40% e 70% da variação no fenótipo associado à obesidade tem um caráter hereditário”. Neste caso, a genética pode manifestar-se no gasto calórico ou na alteração do apetite. Anvisa libera pílula emagrecedora que SECA até 14x mais gordura do corpo. Celulites, Estrias E Flacidez NUNCA MAIS usando 2x isto ao dia...
Como colocar o aplicativo do detetive?
Como proteger sua mesa de madeira?
Qual aplicativo para fazer carteira de trabalho digital?
Como usar app Files to SD Card?
Qual o melhor aparelho de TENS?
Como operar no novo app Clear?
Como fazer portabilidade Vivo por SMS?
Como funciona a Zona Azul em Recife?
Como funciona o app minhas finanças?
Como funciona o app do Kindle?
Como fazer geleia de ameixa para bebê?