Então, ao contrário do que muitos acreditam, você não pode solicitar uma pensão alimentícia retroativa. Ou seja, não é possível receber a pensão pelos anos em que ela não foi paga. Assim, na realidade, o que você pode fazer é cobrar os valores atrasados.
O direito de cobrar os alimentos retroativos depende da existência de um título que confirme o valor da obrigação assumida pelo genitor, sendo que somente poderão ser cobrados alimentos retroativos quando existir um título para executar.
A pensão retroativa refere-se aos períodos que não foram pagos os devidos valores, contudo, depende da situação para que esta possa ser garantida. ... No caso do pai, por exemplo, não ter pago a pensão antes da homologação do juiz, o valor não será devido.
Portanto, o pai que possui condições financeiras de pagar a pensão, contudo, negligencia sua obrigação, incorre no crime de abandono material e, por consequência, comete um ato ilícito passível de indenização na esfera cível. A definição de "ato ilícito" encontra-se disciplinada no art. 186 do Código Civil Brasileiro.
18 anos
Aos filhos, o prazo limite para o pagamento da pensão alimentícia é até que atinjam a maioridade (18 anos) ou até os 24 anos, caso estejam cursando o pré-vestibular, ensino técnico ou superior e não tenham condições financeiras para arcar com os estudos.
Para que alguém se exonere de pagar a pensão, é preciso ingressar com um pedido judicial. Aquele que recebe será ouvido numa audiência e será questionado se ainda precisa da pensão e se tem como se sustentar. 12. Quem paga a pensão tem direito de saber como o dinheiro da pensão está sendo gasto?
Portanto, o pai que possui condições financeiras de pagar a pensão, contudo, negligencia sua obrigação, incorre no crime de abandono material e, por consequência, comete um ato ilícito passível de indenização na esfera cível. A definição de "ato ilícito" encontra-se disciplinada no art. 186 do Código Civil Brasileiro.
Porém, só é possível tomar essa decisão em âmbito judicial quando o alimentante atrasa três mensalidades, no caso, não pagas. Nesse caso, é solicitado que o pagamento seja realizado dentro do prazo de 72 horas. E caso não seja, ele pode ser preso por um período que vai de 30 a 90 dias. Como solicitar a pensão alimentícia retroativa?
Olá Cleide. Se já houver alguma outra pessoa recebendo pensão por morte, realmente não há retroativo. A base é o artigo 107 do Decreto 3.048/1999: Art. 107.
Ou seja exigem a pensão alimentícia retroativa, infelizmente a lei da pensão alimentícia não tem uma legislação específica para isso. Por conta disso, se você depende de algum valor para arcar com as próprias despesas ou dos filhos após a separação.
Contudo, lembramos que há dois tipos de ritos para pagar a pensão atrasada: a penhora de bens e a prisão civil. Além disso, quem detém a guarda da criança escolhe o procedimento, pois ela saberá o que é mais viável para o menor. Penhora de bens O rito de expropriação é uma forma de cobrança que ocorre através da penhora de bens.
Onde armazenar fotos impressas?
Como mudar preferência no Tinder?
Quanto tempo dura uma partida de futebol com prorrogação?
Como se chama a região de conexões entre dois neurônios?
Como aconteceu o movimento republicano no Brasil *?
Como alterar titularidade do IPTU?
Como guardar o gin depois de aberto?
Como mudar o papel de parede no Windows Starter?
Como nivelar piso de cimento queimado?
Como nivelar terreno para piscina inflável?