Há quatro grandes temas que fundamentam esse ensino. São eles: a compreensão da história, a interpretação da cultura, a busca de sentido e a compreensão da experiência religiosa. O fato religioso está presente em diferentes grupos, nações e períodos e quem não o compreende também não compreenderá a história humana.
OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: O objetivo de Ensino Religioso é o sagrado como fenômeno religioso, é o estudo das diferentes manifestações do sagrado no coletivo. Com finalidade de compreender o sagrado no coletivo como cerne da experiência religiosa do cotidiano que contextualiza no universo cultural.
Embora o ensino religioso possa ser mais direcionado a uma religião específica, ele não visa doutrinar os estudantes ou convertê-los ao contexto. O objetivo é simplesmente repassar os ensinamentos das religiões cristãs, mas sem exigir que os alunos sigam tais fundamentos, respeitando as pluralidades religiosas e de fé.
O ensino religioso procura levantar e resolver questões relacionadas à ética, moral e, também, ao comportamento que envolve a sociedade. Além disso, ele abre espaço para que os alunos aprendam mais sobre paz, justiça, empatia e a importância do amor ao próximo.
Infalível: o conhecimento religioso explica os fenômenos e mistérios da vida através de proposições dogmáticas (verdades absolutas) que não podem ser refutadas. Sistemático: independente da religião, o conhecimento religioso é organizado em um conjunto de regras que se complementam.
Com o presente artigo conclui-se que o Ensino Religioso tem por objetivo a formação integral do educando, que passa pelas dimensões: a religiosidade, ética e política.
O ensino religioso constitui disciplina dos horários das escolas oficiais, é de matrícula facultativa, e será ministrado sem ônus para os poderes públicos, de acordo com a confissão religiosa do aluno, manifestada por ele, se for capaz, ou pelo seu representante legal ou responsável.
No aspecto religioso, o educando sente necessidade de encontrar um objetivo na vida e muitas vezes se interessa pela religião. Por outro lado, revela-se crítico em relação à religião da família. Verdade não é mais o que lhe ensinam "como pronto e acabado", e então surgem as dúvidas religiosas.
"O Ensino Religioso, valorizando o pluralismo e a diversidade cultural presentes na sociedade brasileira, facilita a compreensão das formas que exprimem o Transcendente na superação da finitude humana e que determinam, subjacentemente, o processo histórico da humanidade. Por isso necessita:
Qual é a coisa mais pesada do universo?
O que é infração disciplinar na enfermagem?
Quais as características do pé torto congênito?
O que eu tenho que comer para ganhar massa?
Qual aplicativo mais usado no Brasil hoje?
Como recuperar os movimentos das pernas?
É possível aposentar com 30 anos de contribuição?
Quantos Oscar a Pixar já ganhou?
Qual é a carga horária de um professor de educação infantil?
O que acontece quando toma anestesia geral?
O que é preciso para ser um escrevente?
Como congelar alecrim e hortelã?
Qual a cidade de Marília Mendonça nasceu?