É possível pedir o parcelamento em embargos à ação monitória?

Pergunta de Juliana Almeida de Gaspar em 27-05-2022
(14 votos)

916, § 7º, do Código de Processo Civil. Sendo assim, há de se concluir que o réu da ação monitória somente tem direito ao parcelamento do art. 916 do CPC, caso ele o faça em momento anterior à constituição do título executivo, no prazo dos embargos previstos no art. 702 do CPC.

Como embargar ação monitória?

É a defesa do demandado na ação monitória. Não se fala em contestação, uma vez que o mandado de citação não o convida a defender-se. Sua convocação é feita visando compeli-lo a realizar, desde logo, o pagamento da dívida em prazo que lhe é liminarmente assinado.


O que pedir nos embargos à monitoria?

A ação monitória é cabível de utilização por quem detém prova escrita, mas sem eficácia executiva, para exigir do devedor o pagamento de quantia em dinheiro; a entrega de coisa fungível ou infungível; a entrega de bem móvel ou imóvel; e até mesmo o adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

É possível o pagamento parcelado dos valores do mandado de pagamento da monitoria?

Assim, autorizado está expressamente o parcelamento de setenta por cento (70%) do débito (em até 6 vezes, com correção monetária e juros de 1% ao mês), desde que o réu reconheça o débito e comprove o pagamento (depósito) de trinta por cento (30%) do valor pleiteado pelo autor.

Não é admissível o parcelamento da dívida em monitoria nos termos do art 916 do CPC?

O parcelamento previsto no artigo 916 do CPC é próprio da ação de execução de título extrajudicial, sendo inaplicável à fase de cumprimento de sentença, conforme previsão do parágrafo 7º do referido dispositivo legal.

Ação Monitória: Embargos à Ação Monitória - art. 702, CPC


38 curiosidades que você vai gostar

É vedado o parcelamento em procedimento de ação monitória?

916, § 7º, do Código de Processo Civil. Sendo assim, há de se concluir que o réu da ação monitória somente tem direito ao parcelamento do art. 916 do CPC, caso ele o faça em momento anterior à constituição do título executivo, no prazo dos embargos previstos no art. 702 do CPC.

O que não pode ser objeto de ação monitória?

OBJETO DA AÇÃO MONITÓRIA

Não poderá ser pedida quantia incerta, na pendência de liquidação anterior, pois a ação monitória deve ser instaurada por meio de mandado de pagamento a ser expedido com base na prova da inicial, não havendo estágio ulterior em que se possa liquidar o valor devido.

É possível aplicar a moratória na ação monitória?

Portanto, há ainda, uma possibilidade da moratória legal ser aplicada no cumprimento de sentença, desde que haja a negociação do processo, com base em previsão expressa do art. 190, CPC/15. Vale observar, que na "ação monitória", de acordo com o art. 701, § 5º, do CPC/2015, aplica-se, no que couber, o art.

É possível ao devedor obter o parcelamento da execução?

Relator ressaltou que o parcelamento da dívida não é direito potestativo do devedor, cabendo ao credor impugná-lo, desde que apresente motivo justo e de forma fundamentada; o juiz pode deferir o parcelamento (se verificar atitude abusiva do credor), o que, por sua vez, afasta a incidência da multa (art.



Outras questões

Como iluminar bancada de estudo?

Como desprezar o pai do meu filho?

Como iluminar cada ambiente?

O que é uma associação em série paralelo é misto?

Como fazer para as pessoas me levar a sério?

Qual a melhor luminária para mesa de estudo?

Como diagnosticar plagiocefalia?

Como iluminar bem sua casa no Minecraft?

Como iluminar a bancada da cozinha?

Como identificar a DPOC?

Como ligar um LED de 3v em 12v?

Como iluminar a vitrine?

Como usar panela de pressão elétrica Mondial pela primeira vez?

Como fazer uma Cápsula do Tempo com as crianças?

O que tira gordura de madeira?

Quanto custa para montar uma fábrica de papel higiênico?

Como funciona plaina desempenadeira?

Como funciona máquina de solda transformadora?

Como funciona uma fonte chaveada de TV LCD?

Como desligar a Mi Band 3?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com