É possível, sim, recolher INSS facultativo retroativo, porém, deve ser feito no período de até 6 meses. Entretanto, se passou mais de 6 meses, você poderá pagar a contribuição retroativa ao INSS como contribuinte individual, desde que comprove que exerceu a atividade.
A regularização deve ser feita em uma agência do INSS através do serviço atualização de tempo de contribuição. Este serviço pode ser agendado diretamente no INSS ou solicitado sempre que você requerer um benefício (aposentadoria, auxílio, pensão, etc.) ao INSS.
Isso deve ser realizado através de um requerimento específico ao Instituto. Você pode fazer isso ligando para o telefone 135 ou indo presencialmente, após agendamento no Meu INSS, em uma das Agências da Previdência Social (APS). Boa notícia: você pode solicitar a complementação da contribuição a qualquer momento.
Para atrasos maiores do que cinco anos, as parcelas são consideradas prescritas. Nesse caso, o contribuinte deve comparecer à agência do INSS para comprovar o exercício do trabalho e fazer os recolhimentos.
Para conseguir guia de recolhimento pela internet, basta seguir os passos abaixo:
Solicitar Regularização de Pagamentos em Atraso - Acordo Internacional
Como calcular juros e multa do INSS em atraso?
Como calcular juros e multa do INSS em atraso?
O recolhimento complementar deverá ser feito mediante DARF através de código específico, com utilização do CPF do contribuinte. Diante disso, o código de receita será o 1872 -Complemento de Contribuição Previdenciária -Recolhimento Mensal, de acordo com o Ato Declaratório Executivo Codac n° .
Executar a regularização das contribuições do INSS é a melhor maneira de ficar com a consciência tranquila e aproveitar os benefícios no momento em que necessitar!
Leia também: Login no Meu INSS: passo a passo detalhado de como acessar online Na barra pesquisar, digite “procuração” e escolha o serviço de atendimento à distância. Entre os serviços disponíveis estão: cadastrar ou renovar procuração e Excluir Procurador/Representante Legal.
Prescrito: dívidas com mais de 5 anos, a partir da certificação de pelo menos uma contribuição antes dessas que não foram pagas. Não prescrito: é bem mais simples de normalizar e quitar os débitos com o INSS. Fique em dia com a seguridade social e não perca os suas vantagens.
Os valores referentes ao recolhimento do INSS são, na maioria dos casos, uma responsabilidade do empregador. Por isso, não cabe ao indivíduo efetuar o pagamento dos atrasados. Para tanto, é preciso comprovar que o período pendente corresponde ao trabalho de carteira assinada.
Qual melhor horário para tomar propionato de testosterona?
Como tomar água cobre coloidal?
Qual melhor para febre dipirona ou paracetamol?
Pode tomar paracetamol para dor de cabeça?
Para que serve a medicação pantoprazol sódico Sesqui hidratado?
Porque os medicamentos homeopáticos devem ser dinamizados?
Quantos mg de Efedrina por dia?
Quanto tempo demora para cair os pontos absorvíveis?
Como funciona um pesque e pague?
É possível parcelar pelo Airbnb?
Como funciona a captação de imagem?