É possível o pai e a mãe terem sangue O+ e o filho A+? Como regra, não. Os grupos sanguíneos ABO e Rh são caracterizados por antígenos localizados na superfície (membrana) dos glóbulos vermelhos (também chamados eritrócitos ou hemáceas).
AB com AB = filho pode ser A, B ou AB. Nunca será O.
O tipo sanguíneo do seu filho depende dos tipos sanguíneos do casal. Existem resultados bem definidos para todas as combinações possíveis: O com O = filho pode ser APENAS do tipo O. Nunca será A, B ou AB. O com A = filho pode ser dos tipos O e A, jamais B ou AB. A com A = filho pode ser do tipo O e A, jamais B ou AB.
O tipo sanguíneo é pesquisado logo no nascimento, com o teste do pezinho. Mas pode ser solicitado em uma amostra de sangue a qualquer momento da sua vida. Durante a gestação também existem testes e exames capazes de identificar o sangue do bebê, mas oferecem riscos, sendo solicitado apenas quando realmente necessário.
Os filhos podem ter um grupo sanguíneo diferente do grupo sanguíneo dos pais. O sangue de cada pessoa às vezes contém um antígeno e outras não. Se o tem, se diz que seu Rh é positivo. Se não o tem, se diz que é negativo.
Sabemos que existem apenas 4 tipos de sangue, os tipos, A, B, AB e O, que são definidos pela proteína presente na parede da hemácia, principal célula do sangue. Entretanto, cada tipo sanguíneo pode apresentar uma ou duas formas de expressão genéticas, da seguinte maneira:
Como fazer termo de compromisso e responsabilidade?
Como reduzir o tamanho da tela do Samsung?
Será que o meu número Tim foi bloqueado?
Como funciona o Crédito de Carbono no Brasil?
O que podemos fazer para reduzir o consumo de papel?
Pode lavar pelego de carneiro?
Como funciona o Signal mensageiro privado?
Como usar vinagre para desinfetar?
Quais as vantagens de optar pelo lucro real?
Como fazer limpeza de ferimentos?
Como funciona o esquema do mensalão?
Como lavar os pincéis e esponjas de maquiagem?
Como chama estilingue no Pernambuco?
Como fazer lavagem Nasal para rinite?