É possível extinguir a servidão?

Pergunta de Gabriel Coelho em 23-09-2022
(85 votos)


É possível extinguir a servidão?

Salvo nas desapropriações, a servidão, uma vez registrada, só se extingue, com respeito a terceiros, quando cancelada. Se o prédio dominante estiver hipotecado, e a servidão se mencionar no título hipotecário, será também preciso, para a cancelar, o consentimento do credor.

Quais são as formas de extinção da servidão?

As formas peculiares de extinção da servidão, são:


O que são causas de extinção de servidão?

I - quando o titular houver renunciado a sua servidão; II - quando tiver cessado, para o prédio dominante, a utilidade ou a comodidade, que determinou a constituição da servidão; III - quando o dono do prédio serviente resgatar a servidão.



Quando o titular houver renunciado à sua servidão?

Renúncia: ocorrerá quando o titular do prédio dominante, de maneira unilateral, vem a abrir mão de seu direito de servidão, liberando o ônus real incidente sobre o prédio serviente.

O que é servidão não aparente?

Servidão Predial é a utilização de um prédio por outro. ... A servidão aparente é aquela que se manifesta por obras exteriores, são aquelas que são visíveis e permanentes, como a servidão de passagem, por exemplo. Não aparente é a servidão que não se revela por obras exteriores.

Como se classifica as servidões?

Basicamente existem vários tipos de classificação, entre elas: contínuas e descontínuas; aparentes e não aparentes; urbanas e rústicas; e, positivas e negativas. A servidão contínua é aquela quando se exerce ou pode se exercer ininterruptamente, como é o caso do aqueduto, de energia elétrica ou de iluminação.



O que é servidão de terreno?

A servidão no direito civil consiste em um gravame real de um prédio sobre o outro, retirando o proprietário do imóvel dominante a utilidade para o seu bem do imóvel serviente. No caso dos autos, a instituição da servidão ocorreu em 1998, anterior a aquisição do terreno pelo Autor, em 2004.

Qual a finalidade da servidão?

A servidão compreende finalidade certa, não podendo ser ampliada, havendo necessidade de ampliação, o serviente terá direito a ser indenizado. Artigo 1.387 – Salvo nas desapropriações, a servidão, uma vez registrada, só se extingue, com respeito a terceiros, quando cancelada. Parágrafo único.

Qual a finalidade do exercício de servidão?

A instituição do exercício de servidão deve ater-se as necessidades do prédio dominante, pois não tem o espoco de agravar encargos ao prédio serviente. A servidão compreende finalidade certa, não podendo ser ampliada, havendo necessidade de ampliação, o serviente terá direito a ser indenizado.



Qual o princípio da servidão?

Conforme o Código Civil, em seu artigo 1225, inciso III, a servidão, se trata de um direito real, regulamentado pelo mencionado código, no título dos direitos reais, sendo considerado como princípio de “numerus clausus”, ou seja, princípio da taxatividade.

Como remover a servidão de um prédio para outro?

O dono do prédio serviente pode remover a servidão de um local para outro e as suas custas, desde que não diminua as vantagens do prédio dominante. Da mesma forma pode fazer o dono do prédio dominante, desde que haja considerável melhoria na utilidade e não prejudique o prédio serviente.



Outras questões

Como iniciar o letramento?

O que pode causar uma reação alergica?

Pode submeter artigo em mais de uma revista?

Como submeter um projeto ao Comitê de Ética?

O que é PWR na lente de contato?

Como ler valores Python?

Como protocolar petição no PJe TRT 15?

Como pesar líquido?

Como peticionar no PROJUDI Espírito Santo?

Quem movimenta o processo?

Por que ler os livros clássicos?

Como procurar uma frase específica no Google?

Como peticionar no trt-2?

Como peticionar no JEF trf-1?

Como pigmentar uma tatuagem bem?

Pode pigmentar o Vedapren?

Como fazer download de artigos completos do PubMed?

Como consultar acórdão no TJ?

Como fazer a sombra pigmentar mais na sobrancelha?

Como extrair o petróleo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com