Para respondermos a esta questão de maneira bem sucinta, basta observarmos o fato de que as orquídeas podem ser cultivadas na água, sem substrato nem vaso. Literalmente, podemos ter orquídeas plantadas na água. É equivocada a visão de que orquídeas não gostam de água e que devem ser regadas com bastante parcimônia.
A especialista recomenda não colocar prato embaixo na hora da irrigação. “Faça a rega, deixe escorrer bem primeiro e depois coloque o vaso em cima do prato ou dentro do cachepô. Nunca deixe acumular água embaixo, porque isso faz com que a raiz encharque e apodreça.”
Evite as espécies que não são epífitas, como as terrestres ou as que precisam de muita água. Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais!
As orquídeas não se adaptam ao excesso de água, por isso é muito importante que a montagem do vaso tenha uma drenagem eficiente na hora de aprender como cuidar de orquídea. Na hora da rega é interessante utilizar um pulverizador para deixar o substrato úmido e não encharcar.
Em geral, as orquídeas precisam receber sol para se desenvolverem adequadamente, portanto instale suas plantas em locais onde elas possam ser banhadas pelo sol da manhã ou do fim de tarde. Se a planta não tomar sol, ela não florescerá.
Dica #4 Evite molhar as folhas! As folhas das orquídeas são como a nossa pele: Se deixarmos ela sempre molhada, fungos e bactérias começam a atacar, como as micoses e frieiras… ... Portanto, evite molhar as folhas! As folhas podem demorar muito pra secar dentro de casa.
Nas condições brasileiras geralmente as orquídeas precisam ser regadas uma vez a cada 4 dias, ou até mesmo uma vez por semana. O melhor modo de verificarmos isso é colocando o dedo a 2 cm de profundidade no substrato. Caso o seu dedo sinta umidade, não regue.
Espécies de plantas que podem ser cultivadas na água
Uma orquídea dentro de casa precisa receber uma grande quantidade de luz indireta e o ar do ambiente deve ser quente e úmido o tempo todo....Lide com uma orquídea que não dá flores.
Engana-se quem pensa que é uma tarefa fácil enraizar orquídeas na água, retirar mudas e logo após cultivá-las! Durante o processo, caso a água não seja – como dissemos – renovada constantemente, logo surgirão um exército de algas estimuladas pela luz e pelos nutrientes que encontrarão nesse meio aquático.
Já orquídeas terrestres como Cymbidium, Paphiopedilum e Arundina, por exemplo, devem ser regadas como qualquer forração comum, com mangueira ou regador. Se tiver poucas plantas, economize recursos ao submergi-los em um balde com água e adubo até a borda do vaso, onde devem ficar por 10 minutos.
A não ser que sua orquídea seja uma planta grande, escolha um vaso (ou pote) adequado para a sua planta. Muitas orquídeas ficam confortáveis tendo suas raízes emaranhadas.
Orquídeas diferentes se beneficiam de ser replantadas de forma: Anual: Dendrobium, Miltonia, Paphiopedilum e Phalaenopsis (e híbridos). Bianualmente: Cattleya, Dendrobium, Oncidium, Odontoglossum (e híbridos). Uma vez, a cada três anos: Vanda, Cymbidium. Crie o clima correto para a sua orquídea.
Hebraico é o mesmo que aramaico?
Quantos biodiversidade tem no brasil?
Uma faisca do seu amor pode abrasar a terra?
Como citar o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento?
Quais são os nossos deveres civis?
Qual a pureza do oxigênio medicinal?
Qual lado certo do carregador tipo C?
Qual a origem dos recursos do SUS?
Quando termina com Y acrescenta?
Quem foi a mulher mais poderosa da história?
O que é bom para cachear os cabelos naturalmente?
Qual o nome da obra que iniciou o Romantismo no Brasil?
Como deve ser a relação professor-aluno no contexto da aprendizagem?
Quando o nódulo da tireoide é considerado grande?